Comentários
Exercite sua capacidade de ensinar esse conceito tão importante aos alunos.
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
O professor pode fazer uma explicação instigando o estudante a perceber a reiteração e a intertextualidade. Para formular a análise e questões pertinentes ao conteúdo sobre intertextualidade, primeiramente retome a leitura dos conceitos e exemplos sobre esse estudo na teoria e sugestões de leitura desta seção. Lembre-se de que a intertextualidade significa a influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado. Mas qual texto influenciou primeiro? Observem o ano de publicação e seus autores. Quem foi Carlos Drummond de Andrade? Quem foi Chico Buarque? Quem foi Adélia Prado? Observe os elementos textuais e as referências do texto. Em síntese, nota-se que há reiteração entre os textos, aponte quais são elas.
Para ampliar sua visão a respeito das possibilidades de aplicação dos conhecimentos obtidos até o momento, imagine que você leciona aulas de Língua Portuguesa para uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e deve preparar um plano de aula em que seja trabalhada a intertextualidade entre os contos “A cartomante”, de Machado de Assis, “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti, e propagandas veiculadas pela internet.
A partir disso, complete o seguinte formulário com os dados para o plano de aula e elabore, em tópicos, a sequência de práticas que serão conduzidas nas aulas para que esse conteúdo possa ser trabalhado.
Sugere-se o seguinte preenchimento dos dados do plano de aula:
Sugerem-se os seguintes passos para conduzir a aula sobre intertextualidade entre os contos “A cartomante”, de Machado de Assis, e “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e propagandas veiculadas pela internet:
Como proposta de atividade final, pode-se solicitar, por exemplo, aos alunos que escrevam suas conclusões individualmente, principalmente sobre como o elemento “ilusão” pode ser interpretado nos dois contos e, de maneira geral, nas propagandas. E, no encerramento da aula, pode-se promover a socialização das respostas oralmente.