Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

CONTEXTO E RELAÇÕES DE SENTIDO

Monique Bisconsim Ganasin

Intertextualidade

Exercite sua capacidade de ensinar esse conceito tão importante aos alunos.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

O professor pode fazer uma explicação instigando o estudante a perceber a reiteração e a intertextualidade. Para formular a análise e questões pertinentes ao conteúdo sobre intertextualidade, primeiramente retome a leitura dos conceitos e exemplos sobre esse estudo na teoria e sugestões de leitura desta seção. Lembre-se de que a intertextualidade significa a influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado. Mas qual texto influenciou primeiro? Observem o ano de publicação e seus autores. Quem foi Carlos Drummond de Andrade? Quem foi Chico Buarque? Quem foi Adélia Prado? Observe os elementos textuais e as referências do texto. Em síntese, nota-se que há reiteração entre os textos, aponte quais são elas.

Avançando na prática

INTERTEXTUALIDADE ENTRE CONTO E PROPAGANDA

Para ampliar sua visão a respeito das possibilidades de aplicação dos conhecimentos obtidos até o momento, imagine que você leciona aulas de Língua Portuguesa para uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e deve preparar um plano de aula em que seja trabalhada a intertextualidade entre os contos “A cartomante”, de Machado de Assis, “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti, e propagandas veiculadas pela internet.

A partir disso, complete o seguinte formulário com os dados para o plano de aula e elabore, em tópicos, a sequência de práticas que serão conduzidas nas aulas para que esse conteúdo possa ser trabalhado.

Figura | Plano de aula
Título da aula: Finalidade da aula: Ano: Gênero: Objeto(s) do conhecimento: Prática de linguagem: Habilidade(s) da BNCC:
Fonte: elaborada pela autora.

Sugere-se o seguinte preenchimento dos dados do plano de aula:

Figura | Plano de aula preenchido
Título da aula: intertextualidade entre os gêneros conto e propaganda.  Finalidade da aula: comparar as personagens femininas presentes nos contos “A cartomante”, de Machado de Assis, e “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti, com a figura do feminino construída pela mídia, a partir de pesquisas sobre propagandas veiculadas na internet, a fim de construir uma visão da mulher na sociedade atual e em outras épocas.  Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.  Gênero: contos clássicos e contemporâneos.  Objeto(s) do conhecimento: relação entre textos.  Prática de linguagem: leitura.  Habilidade(s) da BNCC: EF89LP32.
Fonte: elaborada pela autora.

Sugerem-se os seguintes passos para conduzir a aula sobre intertextualidade entre os contos “A cartomante”, de Machado de Assis, e “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e propagandas veiculadas pela internet:

  1. Caracterização das personagens dos contos.
  2. Exposição de propagandas com diferentes imagens de mulheres.
  3. Comparação das características identificadas em relação à mulher em cada um dos gêneros.
  4. Orientação e definição a respeito do que é intertextualidade, tomando como base os textos analisados.

Como proposta de atividade final, pode-se solicitar, por exemplo, aos alunos que escrevam suas conclusões individualmente, principalmente sobre como o elemento “ilusão” pode ser interpretado nos dois contos e, de maneira geral, nas propagandas. E, no encerramento da aula, pode-se promover a socialização das respostas oralmente.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!