Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

Monique Bisconsim Ganasin

Resumo

Nesta seção, seu desafio é planejar uma sequência didática para trabalhar o ensino do gênero Resumo.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Nesta seção, seu desafio é construir uma sequência didática para trabalhar o ensino do gênero Resumo. Para a produção da sequência didática das duas primeiras aulas, sugere-se o seguinte:

Aula 1

A primeira aula tem uma função introdutória a respeito do gênero em questão e acontecerá nas seguintes etapas:

Aula 2

Nesta segunda aula, o professor ainda utilizará o mesmo material da aula anterior e será conduzido pelas seguintes etapas:

avançando na prática

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO

Na situação-problema, você se deparou com um contexto em que deveria ensinar o gênero resumo em uma sequência didática de quatro aulas, porém o material didático disponível era um pouco falho e muito elementar, o que gerou uma necessidade de produção de material complementar para auxiliá-lo em suas aulas. Além disso, a proposta de produção textual do livro era muito genérica e pouco clara acerca do contexto e das condições de produção do resumo solicitado – o que vai totalmente contra as teorias estudadas nesta unidade –, ou seja, algo que não estimula o aluno à produção textual. Agora você deve elaborar as duas últimas aulas, em que o foco será a produção textual do aluno e a verificação de aprendizado a respeito do gênero resumo.

Para a continuação da sequência anterior e a produção das duas últimas aulas, sugere-se o seguinte:

Aula 3

Nestas duas próximas e últimas aulas, o professor orientará os alunos a uma produção textual do gênero estudado:

  • Os alunos recebem um novo material, que será a proposta de produção textual de um resumo, e são orientados a fazer a primeira leitura individual, a fim de decodificar e compreender o texto.
  • Os alunos deverão reler o texto e identificar suas ideias mais relevantes.
  • Os alunos deverão construir o planejamento do resumo, escrevendo paráfrases dos trechos que identificaram mais relevantes.

Aula 4

Nesta última aula, os alunos deverão terminar a produção textual que foi iniciada na aula anterior:

  • Os alunos retomarão o planejamento do texto que foi iniciado anteriormente.
  • Os alunos farão um rascunho de seu resumo, levando em conta o que foi estudado nas acerca dos elementos que compõem o gênero, sua linguagem etc.
  • Após a escrita do rascunho, os alunos devem reler seu texto e verificar se há dúvidas a respeito de suas produções.
  • Por fim, os textos devem ser escritos em sua versão definitiva e entregues ao professor para correção e devolutiva.
Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!