O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS
Monique Bisconsim Ganasin
Resumo
Nesta seção, seu desafio é planejar uma sequência didática para trabalhar o ensino do gênero Resumo.
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Nesta seção, seu desafio é construir uma sequência didática para trabalhar o ensino do gênero Resumo. Para a produção da sequência didática das duas primeiras aulas, sugere-se o seguinte:
Aula 1
A primeira aula tem uma função introdutória a respeito do gênero em questão e acontecerá nas seguintes etapas:
O professor entregará o material aos alunos e pedirá que cada um faça a leitura do primeiro texto, que servirá de base para analisar seu respectivo resumo. Será uma primeira leitura individual de codificação e compreensão do texto.
O professor lançará perguntas a fim de que os alunos identifiquem o assunto do texto, seu tema, a qual gênero textual ele pertence.
O professor orientará os alunos para que façam uma segunda leitura, que será mais pausada, a fim de identificar a ideia central de cada parágrafo do texto.
Os alunos apresentarão oralmente quais foram as ideias identificadas após a leitura.
Aula 2
Nesta segunda aula, o professor ainda utilizará o mesmo material da aula anterior e será conduzido pelas seguintes etapas:
O professor retoma o material usado na aula anterior e orienta os alunos que façam a leitura do exemplo de resumo.
Após a leitura, os alunos deverão identificar as informações relevantes selecionadas na aula anterior que correspondem com as que estão presentes no exemplo lido.
O professor relê com os alunos o exemplo e faz sua explicação sobre o gênero resumo (linguagem, elementos de composição e etapas de leitura e produção do gênero).
A partir dos conceitos apresentados pelo professor, os alunos fazem uma análise no próprio exemplo do material, a fim de identificar o que foi explicado anteriormente (linguagem, elementos de composição, marcas linguísticas e afins).
avançando na prática
PROPOSTA DE PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO
Na situação-problema, você se deparou com um contexto em que deveria ensinar o gênero resumo em uma sequência didática de quatro aulas, porém o material didático disponível era um pouco falho e muito elementar, o que gerou uma necessidade de produção de material complementar para auxiliá-lo em suas aulas. Além disso, a proposta de produção textual do livro era muito genérica e pouco clara acerca do contexto e das condições de produção do resumo solicitado – o que vai totalmente contra as teorias estudadas nesta unidade –, ou seja, algo que não estimula o aluno à produção textual. Agora você deve elaborar as duas últimas aulas, em que o foco será a produção textual do aluno e a verificação de aprendizado a respeito do gênero resumo.
Para a continuação da sequência anterior e a produção das duas últimas aulas, sugere-se o seguinte:
Aula 3
Nestas duas próximas e últimas aulas, o professor orientará os alunos a uma produção textual do gênero estudado:
Os alunos recebem um novo material, que será a proposta de produção textual de um resumo, e são orientados a fazer a primeira leitura individual, a fim de decodificar e compreender o texto.
Os alunos deverão reler o texto e identificar suas ideias mais relevantes.
Os alunos deverão construir o planejamento do resumo, escrevendo paráfrases dos trechos que identificaram mais relevantes.
Aula 4
Nesta última aula, os alunos deverão terminar a produção textual que foi iniciada na aula anterior:
Os alunos retomarão o planejamento do texto que foi iniciado anteriormente.
Os alunos farão um rascunho de seu resumo, levando em conta o que foi estudado nas acerca dos elementos que compõem o gênero, sua linguagem etc.
Após a escrita do rascunho, os alunos devem reler seu texto e verificar se há dúvidas a respeito de suas produções.
Por fim, os textos devem ser escritos em sua versão definitiva e entregues ao professor para correção e devolutiva.