Comentários
Criação e configuração de um contêiner para um servidor web Apache através do Docker.
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Mais um passo e a tão cobiçada vaga naquela grande empresa será sua! O coordenador está gostando de seu desempenho nos testes e diz que, caso você consiga orquestrar o servidor web Apache em um cluster simples, será contratado! Desta forma:
Para resolver esse desafio, primeiramente você deve estar logado na plataforma de playground do Docker, conforme orientações já apresentadas anteriormente. Uma vez que obteve acesso à plataforma, você deverá seguir os passos abaixo:
docker swarm init --advertise-addr
Este comando define o nó como manager do cluster. Repare que, ao executá-lo, é apresentada uma saída com a mensagem: “Para adicionar um worker ao swarm, execute o seguinte comando”, conforme pode ser visto (em inglês) na Figura 4.22. Sendo assim, copie a saída que foi apresentada a você (que vai ser diferente da destacada em amarelo na Figura 4.22), pois esse comando deverá ser executado em cada um dos demais nós do cluster, adicionando-os como workers desse cluster.
docker service create --name WEB --publish 80:80 --replicas=5 httpd
Esse comando cria 5 instâncias de um servidor web Apache, que responderá na porta mapeada (80, nesse caso) e, para facilitar sua monitoração, demos um nome “amigável” a este serviço: WEB.
docker service ps WEB
No caso da Figura 3.23 abaixo, podemos ver que 2 instâncias estão rodando no nó 1, e as outras 3 estão rodando no nó 2.
Você deve criar um contêiner para um servidor web Apache através do Docker e verificar se consegue acessar a página de boas-vindas desse servidor Apache, através do endereço IP de localhost da máquina física e da porta que foi mapeada na criação do contêiner.
Para ajudá-lo nesta tarefa, siga as seguintes etapas:
Esse website, desenvolvido pela própria equipe do Docker, dará acesso – limitado de 4 horas – a um ambiente remoto no qual o Docker já está instalado, bastando digitar os comandos para criação dos contêineres. Perceba que você necessitará realizar um cadastro (gratuito) na plataforma, para posteriormente realizar o login nesse ambiente.
Digite o seguinte comando:
docker run -d -p 80:80 httpd
Agora, como o servidor web apache, instalado no contêiner, já deve estar rodando na porta 80, basta acessar a página de boas-vindas pelo navegador web de sua preferência, com o link composto por:
ip< endereço IP público>
-<indentificador do nó>
-<porta mapeada>
.
direct.labs.play-with-docker.com
A título de exemplo, o link da figura acima, após adaptado com as informações de acesso, ficou da seguinte forma: ip172-18-0-96-bflibjav9dig00cho47g-80.direct.labs.play-with-docker.com/.
Caso você veja a mensagem It works!, parabéns: você passou para a próxima – e última – etapa do processo seletivo! Caso não apareça essa mensagem, certifique-se de que você montou o link corretamente, comparando o padrão apresentado na etapa 4, substituindo com as informações referentes à sua conexão.