Comentários
Os diagramas mostram o sistema de software em diferentes perspectivas, apresentando aspectos estruturais e aspectos comportamentais.
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Para a sua apresentação é possível construir uma tabela que resume o conteúdo trabalhado na seção. É importante mencionar a importância da UML para que novos membros do time possam compreender o software na totalidade.
A utilização da ferramenta possibilita o entendimento de partes e do todo sistema de software. Lembre-se de que a UML tem diversos diagramas que mostram o sistema de software em diferentes perspectivas, apresentando aspectos estruturais e aspectos comportamentais.
Além disso, posteriormente, caso o seu cliente solicite a adição de alguma funcionalidade ao sistema de software, os diagramas da UML podem auxiliar no entendimento de partes e do sistema como um todo. Ao apresentar o conteúdo, siga o que está descrito no quadro, falando a respeito de cada um dos tópicos.
Diagrama UML |
Classificação |
Definição Básica | |
---|---|---|---|
Classe | Estrutural | Estático | Apresenta as classes, suas definições e relações (interações, colaborações). |
Pacote | Estrutural | Estático | Apresenta o sistema em pacotes de acordo com sua funcionalidade. Divide rotinas de banco de dados, segurança, interfaces. |
Componente | Estrutural | Estático | Apresenta todos os componentes que serão utilizados no sistema, como bibliotecas, softwares de terceiros e web services, se for o caso. |
Perfil | Estrutural | Estático | Apresenta os possíveis perfis de implementação para cada objeto em diferentes situações. |
Instalação | Estrutural | Estático | Apresenta o hardware e os softwares necessários para implantação do sistema. |
Objetos | Estrutural | Estático | Apresenta os objetos e suas relações em tempo de execução. |
Estrutura composta | Estrutural | Estático | Apresenta os componentes e suas relações com objetos em tempo de execução. |
Casos de uso | Comportamental | Dinâmico | Visão geral das funcionalidades do sistema. Como o usuário "usa" o sistema. |
Atividade | Comportamental | Dinâmico | Apresenta todos os fluxos que existem no sistema. Complementa os casos de uso. |
Visão geral de interação | Comportamental | Dinâmico | Apresenta uma visão geral, em alto nível, das interações do sistema, permitindo a visualização das relações entre os diagramas UML. |
Transição de estados | Comportamental | Dinâmico | Apresenta o ciclo de vida dos objetos, ou seja, todos os possíveis estados de um objeto em tempo de execução. |
Sequência | Comportamental | Dinâmico | Modela como as relações entre objetos ocorrem ao longo do tempo. |
Colaboração | Comportamental | Dinâmico | Demonstra como os objetos interagem em um determinado momento em tempo de execução. |
Tempo | Comportamental | Dinâmico | Mostra o estado geral do sistema em um determinado instante, permitindo visualizar todos os objetos ativos e suas relações. |