Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

MODELAGEM DE ATIVIDADES

Maurício Acconcia Dias

Representação do sistema

O diagrama de atividades exibe passo a passo as ações do sistema, considerando cada uma das partes que está processando alguma operação enquanto a atividade é realizada.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Sem medo de errar

Considerando as orientações apresentadas na situação-problema, é possível solucionar o problema com um diagrama de atividades contendo três partições/swimlanes, como ilustrado na Figura 2.39 a seguir.

Figura 2.39 | Diagrama de atividades para um caixa eletrônico
A imagem ilustra um diagrama de atividades com 3 swimlanes: consumidor, caixa automático e servidor do banco. O diagrama inicia no estado inicial e segue para a ação inserir o cartão em consumidor, que segue para a ação validação do cartão em caixa automático, volta para consumidor com a ação digitar a senha, que em seguida vai para a ação verificação da senha em servidor do banco, que sequência tem uma condicional Senha válida?.  No fluxo Não segue para o ponto de retorno do fluxo em caixa eletrônico depois da ação mostrar saldo. No fluxo SIM segue para a ação Quantidade de dinheiro em consumidor e depois segue para a ação verifica saldo em servidor do banco, que na sequência tem uma condicional Saldo > Quantidade?. No fluxo Não segue para o ponto de retorno do luxo ainda em servidor do banco. E no fluxo Sim segue para a barra de sincronização, que na sequência segue para as ações Obter o dinheiro em consumidor e débito em conta em servidor do banco, as duas ações seguem para outra barra de sincronização em servidor do banco que segue para o ponto de retorno do fluxo. Na sequência tem a ação mostrar saldo em caixa automático que seja para a ação ejetar cartão ainda em caixa automático, seguindo para a ação retirar o cartão em consumidor que segue para o estado final.
Fonte: elaborada pelo autor.

Este diagrama apresenta três lanes, considerando que é possível dividir as ações desta atividade entre o consumidor, o caixa automático e o servidor do banco. As ações do consumidor são comuns na utilização do caixa automático para operações de saque envolvendo a autenticação, a solicitação e a obtenção do dinheiro. Neste caso, é importante lembrar que algumas operações são feitas no caixa do banco, porém outras são realizadas em servidores que ficam mais distantes. No caixa eletrônico propriamente dito, são feitas ações com dois objetivos: identificar o cliente e retornar informações a ele. Toda parte da operação de saque em si é feita nos servidores do banco por motivos de segurança e consistência dos dados.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!