Comentários
O diagrama de comunicação pode ser gerado a partir do diagrama de sequência.
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Agora confira o diagrama de comunicação que correspondente ao caso de uso “Realizar Reserva”!
Na descrição da situação-problema, referente à funcionalidade para realização de reservas do Sistema de Hotelaria – Módulo Recepção, você observou, no recorte do diagrama de casos de uso, a representação do caso de uso “Realizar Reserva”, que interage com o ator primário “Hóspede” e está relacionada com o caso de uso estendido “Emitir Comprovante da Reserva”, com a condição de que o comprovante pode ser emitido se a reserva for realizada via Web ou por aplicativo; e está relacionada ainda com o caso de inclusão “Enviar SMS Confirmação da Reserva” obrigatoriamente, independentemente do modo como foi realizada a reserva.
Para elaborar o diagrama de comunicação, também foi necessário analisar as classes definidas no diagrama de classes, para, assim, identificar os objetos que participam da realização do caso de uso, sendo as classes “Reserva”, “TipoApartamento”, “Empresa” e “Hospede” as que estão associadas. Um objeto reserva, para ser criado, faz referência aos objetos das classes empresa, hóspede e tipo de apartamento, considerando a multiplicidade indica nas associações.
Na elaboração do diagrama de comunicação, você pode ter elaborado primeiramente o diagrama de sequência para depois gerá-lo automaticamente na ferramenta CASE, ou não. Para facilitar a construção do diagrama, é recomendado elaborar a descrição do cenário do caso de uso no formato de roteiro principal e alternativos ou, no mínimo, desenhar o protótipo da interface do caso de uso para assim ter a melhor compreensão de uma sequência lógica ideal para a execução da funcionalidade.
A Figura 3.28 apresenta o diagrama de comunicação referente ao cenário principal do caso de uso “Realizar Reserva”.
O diagrama foi gerado automaticamente a partir do diagrama de sequência elaborado na ferramenta CASE Visual Paradigm Community Edition. Assim, a numeração que identifica as mensagens trocadas entre o ator e as lifelines são exatamente as geradas no diagrama de sequência. Contudo, se você elaborasse o diagrama de comunicação não vinculado ao diagrama de sequência, você poderia ter atribuído a numeração sequencial no formato simples.