Comentários
Com a ferramenta Alice você poderá dar "vida" ao seu robô inteligente.
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
A startup em que você trabalha está com um grande desafio: fazer uma animação 3D para divulgação de um produto. Essa animação deve demonstrar algumas funcionalidades básicas do robô móvel que será projetado. Você foi incumbido de resolver esse problema. Para isso, a animação deve simular um robô que se move em uma sala retangular. As principais funcionalidades que a animação deve contemplar são:
Seu chefe especificou também que essa sala deve conter três caixas empilhadas. Em cada uma das caixas deverá haver algum tipo diferente de conteúdo, como livros, HDs e impressoras. Além disso, a animação deverá ser em primeira pessoa, ou seja, quando o robô se desloca, a visualização do cenário deve acompanhar o seu movimento.
Dado esse desafio, algumas perguntas surgem: qual tipo de modelo de cenário dentro do Alice se aproxima do que seu chefe deseja? Será que a ferramenta Alice dispõe de caixas já modeladas semelhantes às que você quer utilizar? Como você fará para criar a animação em primeira pessoa? Como você fará para dar a impressão de que o robô está fazendo o reconhecimento da sala?
Como forma de resolver o desafio proposto pelo seu chefe, você decide utilizar a ferramenta Alice. Você percebe que o primeiro passo é a criação das três caixas. Na ferramenta Alice existe uma classe chamada Box que está dentro de Prop classes. Então, você decide utilizá-la, pois ela atende ao que é necessário. Você decide colocar a primeira caixa na posição (-3, 0, 4). A segunda caixa é colocada sobre a primeira. E a terceira caixa é colocada sobre a segunda. Você, então, procura algum modelo de robô 3D na ferramenta Alice, mas não encontra nenhum que seja similar ao que se pretende construir. Inicialmente, você pensa que será um problema fazer a animação sem o robô, mas então lembra de que o seu chefe quer que a animação seja em primeira pessoa. Assim, chega à conclusão de que, se você movimentar a câmera no cenário, dará a impressão de que o robô se deslocou e não será necessário ter um modelo de robô. Tendo isso em mente, você decide fazer um código como mostrado na Figura 1.17.
Analisando a solução mostrada, podemos reparar que o único objeto que se move na cena é a câmera. Isso, conforme dissemos, fornece o efeito de que o robô está se deslocando na cena. Ao utilizar o método turn associado à câmera, o efeito é que o robô está fazendo o reconhecimento do cenário. Assim que o robô chega nas caixas, ele verifica cada uma delas, olhando o seu conteúdo. A forma que você utilizou para demostrar o reconhecimento do conteúdo das caixas é alterando as cores das caixas e colocando uma mensagem associada a cada uma delas. Então você decide mostrar a animação ao seu chefe. Ele gostou bastante da animação, que é apresentada para a empresa de e-commerce. A empresa adorou a demonstração das funcionalidades básicas do robô e está bastante animada com o andamento do projeto.
Existem diversas videoaulas na internet que ensinam a construir aplicações utilizando a ferramenta Alice, no entanto a maioria está em inglês. O professor Danilo Filitto tem um canal no YouTube em que divulga algumas videoaulas em português explicando como criar aplicações utilizando o Alice. Esses vídeos fornecem uma visão geral sobre a construção de aplicações utilizando a ferramenta.
INTRODUÇÃO à lógica de programação orientada a objetos utilizando a ferramenta Alice. YouTube, 15 jul. 2019. 8 vídeos (2h27min). Publicado pelo canal Danilo Filitto.