Comentários

0%

NÃO PODE FALTAR

TECNOLOGIA AUXILIANDO NO APRENDIZADO E EM SITUAÇÕES ESPECIAIS

Carlos Alberto Treff Junior

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Praticar para aprender

Querido aluno, nesta seção estudaremos como a tecnologia está inserida em aplicativos de simulação tática, análise de movimento e próteses esportivas. Todos esses equipamentos, em algum momento da história, foram introduzidos no esporte, mesmo que a partir de modelos iniciais.

Em todos os esportes coletivos, temos, além dos fundamentos técnicos, os fundamentos táticos, que nada mais são do que a estratégia de jogo utilizada para superar o adversário. Estudaremos uma situação na qual você será contratado para realizar a análise tática de uma equipe, fazendo-se valer de todos os conhecimentos e softwares para reportar dados para a equipe de treinadores e analisar os atletas individualmente, para que se possa entender as deficiências e qualidades de cada um deles.

Veremos que essa estratégia não se trata apenas de jogar aproveitando os pontos fracos do adversário, mas também de um conceito para montagem de equipes. E onde a tecnologia entra em tudo isso? Quando precisamos entender como nossa equipe ou a equipe adversária se comporta no espaço de jogo, utilizamos aplicativos que nos mostram indicadores e, a partir deles, a comissão técnica pode tomar decisões.

Por outro lado, os fundamentos técnicos de um determinado esporte se referem aos movimentos específicos da modalidade, que também podem ser conhecidos como gesto técnico. Em diversos esportes, busca-se o gesto técnico mais perfeito possível e que este seja um fator determinante em momentos cruciais da partida. Para saber se a execução está sendo feita de maneira correta, podemos utilizar as análises por vídeo e, com essas imagens, realizar a análise biomecânica do gesto técnico.

A análise biomecânica é utilizada desde o alto rendimento até a reabilitação (inclusive, em casos de pacientes que tiveram algum membro amputado). Esse tipo de análise será utilizada para avaliar o padrão de movimento com uma possível prótese, para que o paciente tenha a melhor qualidade de vida com o uso desse recurso.

Por fim, estudaremos as próteses no contexto esportivo, a evolução delas ao longo do tempo e as suas utilizações polêmicas no mundo esportivo.

Na seção anterior, iniciamos o departamento de análise de um clube da sua cidade. Para agregá-lo ainda mais, sugeriu-se ao LAFSE que também executasse a análise tática e técnica dos atletas.

Visto o tamanho da importância do sistema tático em um jogo, deveremos realizar a análise do sistema de jogo, a fim de auxiliar na montagem de uma equipe equilibrada, pensando nas características de cada atleta para executar determinadas funções.

Além disso, a análise dos gestos técnicos dos atletas deve ser feita para verificar possíveis ajustes nos padrões de movimento, melhorando o rendimento deles nos momentos determinantes das partidas. Portanto, nessa situação, você deverá realizar a análise dos sistemas de jogo da equipe e a análise técnica individual de cada atleta.

Vamos estudar sobre como essas tecnologias revolucionaram o mundo esportivo? Bons estudos!

conceito-chave

Aplicativos de simulação tática

A popularidade da tecnologia da informação e o grande número de computadores atualmente em uso trazem novos desafios aos profissionais do esporte, incluindo os profissionais de educação física. Os softwares relacionados a jogos e esportes garantem que os usuários se sintam muito próximos da realidade.

O movimento de transferência da informação do mundo real para o mundo virtual se torna muito importante para os esportes de alto rendimento na atualidade, uma vez que tal fato torna capaz a produção de inúmeras informações, ajudando na tomada de decisão por parte da comissão técnica.

Desta forma, o esporte passa a substituir as pranchetas, as canetas, os quadros e o giz por equipamentos eletrônicos, como tablets e pranchetas eletrônicas, os quais são muito mais atrativos para os atletas na orientação das movimentações no campo de jogo. Esse detalhe possibilita que os jogadores tenham maior chance de assimilar a informação.

A estratégia de jogo é um dos fatores mais importantes na formação de uma equipe esportiva, e diversas vezes é subestimada. Ela tem muito a dizer sobre o jogo em si e as diferentes formas de preparar a equipe. Assim, é fundamental que os técnicos entendam todas as possíveis alterações para aumentar seu repertório dentro de uma partida ou até mesmo para uma futura partida.

O processo de construção de um time passa pela escolha da plataforma de jogo, ou popularmente conhecido como esquema tático, que faz parte de uma série de variáveis para determinar a equipe vencedora. Resumidamente, o esquema tático consiste em uma orientação para o jogador se posicionar no espaço de jogo, seja no momento defensivo, ofensivo ou na transição de uma fase para outra. O esquema tático é apenas uma das variáveis nos aspectos táticos de um time, no qual podemos incluir a tática individual, as tomadas de decisões individuais, etc.

Contudo, ao se analisar uma partida e/ou um jogador apenas observando um indicador, possivelmente haverá uma decisão equivocada, pois será que um defensor no futebol que diminui a execução de carrinhos durante a partida está caindo de rendimento? Ao analisar os números a partir desse indicador, parece que sim, mas, ao analisar outros indicadores, como roubadas de bola, posicionamento e antecipação, podemos ver que o jogador aprimorou sua técnica e, por essa razão, não está mais executando tantos carrinhos durante a partida.

Essa análise é viabilizada em razão de a obtenção desses dados estatísticos ser em tempo real ou off-line (análise de vídeos após a realização dos jogos), sendo invasivos, ou seja, quando se está no mesmo local do jogo, e analisados presencialmente ou não. Diversos esportes utilizam dessa prática, como o caso do futebol americano, basquete, hóquei e voleibol.

Assimile

A maioria dos sistemas invasivos é composta de um sensor e de um transmissor de dados sem fio. Isso por si só já os tornam mais sensíveis à degradação do material, além de serem mais propícios a interferências.

Geralmente, o transmissor dos dados é pequeno e confortável, para que não incomode o atleta durante a partida e/ou treino. Nesse sistema, a grande dificuldade para manter a comunicação é com o transmissor, pois os softwares já dão conta de toda situação da análise. Contudo, diversas tecnologias vêm sendo utilizadas para diminuir o erro, como identificadores por radiofrequência, Ultra Wide Band (UWB), Local Position Measurement (LPM) e Sistemas de Posicionamento Globais (GPS).

Entre os sistemas invasivos, os sensores e tag sem fio são alguns dos tipos de sistemas que são sensíveis à degradação e à interferência, havendo a possibilidade de perda de dados. Deste modo, os equipamentos foram concebidos para serem pequenos e leves e não atrapalharem o desempenho do atleta.

Em muitos esportes, os sistemas invasivos não são permitidos em competições, nesse caso, o desenvolvimento de sistemas não invasivos é necessário para coleta dos dados, assim como o software que faz uso de câmeras. Para que se tenha um resultado melhor na captura dos dados, são necessárias diversas câmeras com imagens diferentes da TV.

Os dados captados individualmente possibilitam a construção do scout técnico, assim como o desenvolvimento de aplicativos de simulação tática. Atualmente, no mercado, encontramos diversas opções. Veremos os diferentes tipos existentes, mostrando as vantagens e desvantagens da sua utilização.

Um dos softwares mais utilizados no mundo por clubes e seleções é o InStat. Ele entrega um banco de dados de mais de 400 mil atletas, com dados de scout técnico (cruzamentos, finalizações, passes, etc.) e informações, gerando dados combinados (vitórias no jogo aéreo, locais das finalizações e passes decisivos, mapas de calor, etc.). Contudo, esse software ainda é pouco acessível para a realidade brasileira, em virtude do custo elevado.

O Wyscout é um sistema com um conjunto grande de dados (quase 500 mil atletas catalogados) e um banco de vídeos com mais de 1.500 jogos, divididos por lances específicos, sendo possível assistir apenas às intercepções de um determinado zagueiro ou às assistências de um meio-campista. Além disso, apresenta uma área dedicada à edição de vídeos, que possibilita a criação de marcações individuais e visuais, tornando a informação mais didática aos atletas.

Outro software é o Tacticalpad. Criado por brasileiros, consiste em uma prancheta digital que possibilita a demonstração da movimentação na partida e a criação de exercícios práticos, saindo do virtual para a realidade.

Exemplificando

Conceitos táticos, quando simulados, tornam possível a observação de detalhes de tal maneira que, ao assistir a uma partida ao vivo, passam despercebidos. A ideia de conceitos táticos perpassa a participação individual dos jogadores no contexto coletivo. A partir dessa experimentação individual, torna-se possível que o atleta consiga assimilar melhor os conteúdos táticos, fazendo com que ele faça as melhores escolhas durante as partidas. O entendimento disso permite que o profissional de educação física possa coletar, organizar e interpretar os dados da melhor maneira e, assim, tornar-se um profissional mais assertivo nas informações.

Complementando, atualmente, existe um software de edição de vídeos e imagens exclusivo para os esportes, o Longomatch, que se utiliza das imagens da câmera ao vivo para editar e entregar os melhores dados necessários para a tomada de decisão da comissão técnica.

Análises por vídeo

Como vimos anteriormente, as análises que utilizam o vídeo podem fornecer informações extremamente ricas, apontando os pontos fortes e as falhas de uma equipe no contexto do sistema tático. Contudo, como podemos fazer esse tipo de análise para avaliar apenas um único atleta e verificar se o seu gesto técnico está adequado? Qual detalhe podemos aprimorar para melhorar o gesto técnico? Essas e outras questões podem ser solucionadas pela análise por vídeo.

Uma das formas de realizar esse tipo de análise é por meio da biomecânica. Segundo Amadio (1989), é a ciência que estuda a física dos sistemas biológicos, incluindo a análise física do movimento humano, com o objetivo de conhecer todas as manifestações do movimento. Os dois pilares que a biomecânica se baseia são: ter claramente definido o objeto de estudo, ou seja, o movimento humano; obter os seus resultados por meio de métodos científicos. Nesse cenário, encontramos os tipos de movimentos que fazem parte do campo de investigação.

Nos movimentos realizados para o esporte de alto rendimento, a análise é usada para otimizar o rendimento esportivo, avaliando a técnica do movimento e o controle de intensidade do exercício.

Já para o esporte escolar e de recreação, a análise é utilizada para verificar o feedback pedagógico, ou seja, averiguar se o aluno aprendeu a executar o movimento proposto pelo professor; também, pode ser realizada para a prevenção e reabilitação da saúde.

A análise biomecânica avalia os movimentos realizados no cotidiano da população em geral, principalmente aqueles relacionados a questões posturais e à interface homem, máquina e meio ambiente. Essas situações podem ser vivenciadas em atividades domésticas ou no ambiente de trabalho formal.

A análise desses movimentos classificados na biomecânica é realizada por meio de captura de imagens e pontos reflexivos, chamada cinemetria. Esse método consiste em registrar as imagens de um movimento específico, com o auxílio de pontos marcados, de acordo com a antropometria, que presume a localização dos eixos articulares do atleta. As imagens capturadas são transmitidas para softwares específicos, os quais, em cada ponto corporal marcado, calculam as coordenadas tridimensionais a cada quadro da imagem, podendo determinar a massa de um segmento corporal e até mesmo o centro de gravidade de um atleta.

A partir das imagens capturadas, podemos definir as possíveis trajetórias, o tempo gasto para executar um movimento, a aceleração de um gesto técnico, a velocidade do centro de gravidade e, de acordo com a necessidade que a comissão técnica identificar, pode-se buscar outras variáveis específicas para cada esporte. Em decorrência das características de cada esporte, é possível analisar parâmetros únicos, a fim de alcançar o melhor rendimento do atleta.

Entre os principais objetivos da cinemetria, podemos indicar: realizar avaliação técnica para uma competição; desenvolver técnicas e exercícios específicos, atendendo à demanda de cada atleta; monitorar atletas, a fim de identificar melhora na execução do movimento; detectar talento esportivo, por meio de análise de indicadores preditivos que possam caracterizá-lo.

Uma das formas que podemos exemplificar essa análise biomecânica é com as corridas de longas distâncias, em que o atleta deve ser capaz de conseguir alcançar grandes distâncias no menor tempo possível. Nesse contexto, temos um indicador, que é a economia de corrida, o que significa reduzir o gasto de energia para correr em uma velocidade, isto é, o atleta é capaz de correr longas distâncias com menos esforço.

Pensando na relação com a biomecânica, diversas metodologias são utilizadas no estudo da economia de corrida, dentre elas, a técnica de corrida, a força de reação do solo, a amplitude articular, a energia elástica e os fatores mecânicos e cinéticos.

Na corrida, as mudanças angulares nas articulações no tornozelo, quadril e joelho são determinantes nos valores de força e, com isso, geram um custo energético alto se houver deficiência técnica. Nesse sentido, a análise biomecânica, por meio da cinemetria, pode analisar as variações nas técnicas de corrida e melhorar o comprimento e a frequência de passada.

Próteses esportivas

Diante de toda essa enxurrada de aplicabilidade da tecnologia ao esporte, as próteses esportivas não poderiam ficar de fora. Além de serem um equipamento esportivo, é importante lembrar que elas passam a ser a continuidade do membro amputado.

As próteses, inicialmente, tinham como objetivo principal a adaptação da pessoa com membro amputado. A sua utilização passou a ser mais intensa após a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. No princípio, elas eram produzidas em madeira e permitiam o aumento da funcionalidade, mas sem conforto e sem qualidade de vida para o amputado.

Na questão esportiva, para a busca dos resultados, sempre haverá a necessidade de que os movimentos sejam quase perfeitos, para isso as próteses precisam ser próximas do corpo humano, sendo o prolongamento do referido membro amputado.

Com a evolução dos esportes e, principalmente, com a divulgação dos esportes paralímpicos, o investimento na tecnologia dos materiais que compõem uma prótese aumentou, contribuindo cada vez mais para a evolução dos equipamentos para os amputados.

Figura 1.4 | Prótese esportiva
Fonte: Pexels.

No final da década de 1980, as próteses feitas em madeira evoluíram e passou-se a trabalhar com o sistema modular, que as separam em peças. Contudo, houve um avanço ainda maior, e a fibra de carbono começou a ser a principal matéria-prima, pelo fato de ser um material leve e resistente. Atualmente, as próteses podem ser feitas de alumínio, aço, fibra de carbono ou titânio. Vale lembrar que elas variam de acordo com o paciente, sendo desenvolvidas de forma individualizada e sob medida (o equipamento e o encaixe são diferentes entre os pacientes, de acordo com a estrutura óssea dele). Além disso, as lâminas são os suportes flexíveis para ajudar o atleta na prática esportiva e são fabricadas de acordo com peso corporal da pessoa.

Reflita

A tecnologia se tornou uma grande aliada do esporte, fazendo com que os atletas consigam superar inúmeras barreiras, quebra de recordes e melhora nas condições de treinamento, assim como os sistemas de jogo possam ser estudados nos mínimos detalhes. No entanto, fica a reflexão sobre uma competição entre um atleta amputado usando uma prótese de última geração e um atleta que se fez valer de toda tecnologia durante a preparação.

Alguns especialistas condenam essa competição, e o argumento é de que seria um “doping” tecnológico, colocando o atleta que usa o equipamento em posição de vantagem, correndo mais rápido, saltando mais alto e sendo mais forte (tornando-se, praticamente, um ciborgue).

Contudo, estudiosos sobre o assunto garantem que os equipamentos não são capazes ainda de realizar tal feito, e que, se o atleta consegue bons resultados, isso é relacionado ao fato de poder treinar melhor, aperfeiçoando as capacidades físicas necessárias para determinado esporte.

Agora, reflita e veja qual é a situação que faz mais sentido para você, enquanto estudante do curso de Educação Física.

O desenvolvimento da ciência e dos computadores proporcionou o que existe de melhor nas próteses desenvolvidas ao redor do mundo, com sensores e ferramentas que simulam exatamente os movimentos do membro natural. Dessa forma, os atletas paralímpicos passaram a superar obstáculos jamais imaginados, sendo comparados, muitas vezes, a atletas sem deficiência.

A tecnologia para próteses avançou de tal maneira que, em alguns momentos da história esportiva, se considerou que um atleta paralímpico poderia estar na mesma prova que competidores sem nenhuma deficiência, em decorrência de tanta harmonia entre a prótese e o atleta. Esse fato já ocorreu quando o corredor Oscar Pistorius competiu com atletas sem deficiência. Contudo, alguns especialistas diziam que a prótese seria uma vantagem, pois esses equipamentos poderiam fazer com que ele fosse mais rápido. Na prática, a prótese não pode ser considerada o motor do atleta.

Encerramos aqui nossa seção e a nossa unidade, na qual conhecemos algumas tecnologias, a aplicabilidade delas no contexto esportivo e a melhor maneira de utilizá-las para a conquista dos objetivos dos seus alunos/atletas.

Faça valer a pena

Questão 1

Atualmente, o jogo de futebol requer do jogador um permanente empenho na tomada de decisão, ao ponto de, ao mesmo tempo em que ele tem de observar, processar e avaliar as situações, também precisa eleger e executar as soluções táticas e técnicas adequadas para determinada situação de jogo. Estudos mostram que o atleta passa 97% do tempo de jogo sem a bola; já a equipe, 50%.

De acordo com essas informações, assinale a afirmativa correta:

Correto!

Em muitos esportes, os sistemas invasivos não são permitidos em competições, nesse caso, o desenvolvimento de sistemas não invasivos é necessário para coleta dos dados, os quais se desenvolvem por meio de softwares que fazem uso de câmeras.

Os dados captados individualmente possibilitam a construção do que chamamos de scout técnico e dos aplicativos de simulação tática. Atualmente, no mercado, encontramos diversas opções, com vantagens e desvantagens na utilização.

Os sistemas invasivos, os sensores e os receptores sem fio são algum dos tipos de sistemas que são sensíveis à degradação e à interferência, havendo a possibilidade de perda de dados.

Os fundamentos táticos consistem em orientações para o jogador se posicionar no espaço de jogo, seja no momento defensivo, ofensivo ou na transição de um para o outro.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Questão 2

Os dois pilares que a biomecânica se baseia são: ter claramente definido o objeto de estudo, ou seja, o movimento humano; obter seus resultados por meio de métodos científicos. Nesse cenário, encontramos os tipos movimentos que fazem parte do campo de investigação.

Assinale a alternativa que não é um tipo de movimento do campo da biomecânica:

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Correto!

Os dois pilares que a biomecânica se baseia são: ter claramente definido o objeto de estudo, ou seja, o movimento humano; obter seus resultados por meio de métodos científicos. Nesse cenário, encontramos os tipos movimentos que fazem parte do campo de investigação.

Nos movimentos realizados para o esporte de alto rendimento, a análise é usada para otimizar o rendimento esportivo e avaliar a técnica do movimento e o controle de intensidade do exercício.

Já nos movimentos realizados para o esporte escolar e de recreação, a análise é utilizada para verificar o feedback pedagógico, ou seja, averiguar se o aluno aprendeu a executar o movimento proposto pelo professor.

Nos movimentos realizados para a prevenção e reabilitação da saúde, há o desenvolvimento e a adequação do equipamento, além da avaliação dos padrões patológicos.

A análise biomecânica pode também avaliar os movimentos realizados no cotidiano e no trabalho, principalmente as questões posturais e a interface homem, máquina e meio ambiente. Essa situação pode ocorrer nas atividades domésticas ou no ambiente de trabalho formal.

Questão 3

Uma das modalidades em que é possível enxergar de maneira prática a análise biomecânica é nas corridas de longas distâncias. Nesta modalidade, o atleta deve alcançar grandes distâncias no menor tempo possível, reduzindo o gasto de energia para correr em uma velocidade alta, isto é, o atleta é capaz de percorrer longas distâncias com o menor esforço possível.

Assinale a alternativa que melhor demonstra o indicador apresentado no texto-base:

Correto!

Uma das formas que podemos exemplificar a análise biomecânica é nas corridas de longas distâncias, em que o atleta deve ser capaz de conseguir alcançar grandes distâncias no menor tempo possível. Nesse contexto, temos um indicador, que é a economia de corrida, o qual significa reduzir o gasto energia para correr em uma velocidade, isto é, o atleta é capaz de correr longas distâncias com menos esforço.

Tente novamente...

Assinale a alternativa que melhor demonstra o indicador apresentado no texto-base:

Tente novamente...

Assinale a alternativa que melhor demonstra o indicador apresentado no texto-base:

Tente novamente...

Assinale a alternativa que melhor demonstra o indicador apresentado no texto-base:

Tente novamente...

Assinale a alternativa que melhor demonstra o indicador apresentado no texto-base:

Referências

AMADIO, A. C. Fundamentos da biomecânica do esporte: considerações sobre a análise cinética e aspectos neuro-musculares do movimento. 1989, 119f. Tese (Doutorado em Livre Docência) – Escola de Educação Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

AMADIO, A. C.; SERRÃO, J. C. Contextualização da biomecânica para a investigação do movimento: fundamentos, métodos e aplicações para análise da técnica esportiva. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, p. 61-70, 2007.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!