lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc dignissim euismod urna tincidunt sagittis. Vivamus id vehicula eros, non scelerisque eros.

Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Praticar para aprender
Caro aluno, nesta seção, falaremos sobre as ferramentas digitais que podem ser utilizadas para auxiliar o professor de educação física na elaboração das suas aulas. Também, conversaremos sobre os aplicativos que podem ajudar as pessoas a se tornarem mais ativas e autônomas na realização de exercícios físicos.
A tecnologia não pode ser tratada como uma vilã, porém, nos momentos em que ela não é bem utilizada, pode atrapalhar a vida das pessoas. Como vimos anteriormente, ela pode e deve ser utilizada como uma ferramenta não apenas para o entretenimento. Com o mundo digital cada vez mais inserido no cotidiano, torna-se imprescindível a adesão às novas tecnologias, a fim de aumentar a velocidade da informação que será recebida ou produzida e enviada.
Na área da educação física, temos alguns exemplos, como as consultorias esportivas on-line, as quais, inicialmente, foram criadas para o personal trainer atender os alunos que não poderiam estar presentes nas aulas. Até pouco tempo atrás, este era um serviço direcionado para grandes executivos que necessitavam viajar com frequência e gostariam de manter a sua rotina de treinamentos, assim, a solução criada por alguns profissionais foi o envio de planilhas de exercícios para que o aluno treinasse em qualquer lugar.
Isso mostra como podemos ser criativos e o quanto a tecnologia nos permite criar diversas soluções. Além disso, o desenvolvimento tecnológico também nos permite utilizar estratégias de outras áreas, como marketing, design, vendas, entre outras. Dessa forma, podemos pensar em inovações que podem melhorar a conduta das aulas e o trabalho do profissional de educação física.
Diante de uma dificuldade, é necessário realizar adequações e pensar novos caminhos para garantir o sustento. Durante a pandemia, diversos comércios fecharam, e as escolas e universidades optaram por aulas on-line. Dentre as inúmeras empresas e os profissionais afetados, temos as academias e o personal trainer, que, neste contexto, tiveram dificuldades em realizar as aulas de maneira presencial (visto que é de suma importância seguir as recomendações das autoridades de saúde, para que eventuais sanções não sejam aplicadas). Devido a isso, houve a perda de alguns alunos por motivos financeiros, que foram desligados das empresas ou tiveram redução na carga horária.
Pensando nessa situação e no “novo normal”, como poderíamos resolver essa dificuldade?
Para responder a essa questão, estudaremos como as ferramentas digitais fazem parte do cotidiano do profissional de educação física e teremos alguns exemplos de como utilizá-las. Bons estudos!
conceito-chave
Consultoria on-line
Quando pensamos em consultoria on-line, logo imaginamos que seremos substituídos por robôs. Contudo, a ideia é termos mais uma ferramenta para complementar as nossas aulas, principalmente quando estivermos impossibilitados de ter um contato com o aluno. Esse cenário ficou mais evidente quando o mundo passou pela pandemia da COVID-19, a partir da qual grande parte da população foi submetida ao distanciamento físico.
Como vimos na seção anterior, o uso das mídias tornou-se uma grande aliada para os professores de educação física, que puderam agregar esta ferramenta às suas atividades. Tradicionalmente, o contato presencial sempre foi necessário para o professor de educação física, porém um bom profissional deve estar preparado para as eventuais mudanças que podem surgir. Imagine que, há algumas décadas, equipamentos para musculação e treinamento ainda não existiam, ao passo que, atualmente, o frequencímetro cardíaco, o GPS, a inteligência artificial e os softwares de análise esportiva (tanto coletiva como individual) já fazem parte do nosso cotidiano.
Seguindo a tendência e a necessidade do mercado, todos os profissionais necessitam de adaptação nas suas condutas e atuações, para que seja possível o atendimento de todos os clientes/alunos. O boom da internet e a transformação dos meios de comunicação (passando de meios analógicos para meios digitais) fizeram com que as aulas de educação física também evoluíssem. Em meados dos anos 2000, alguns professores já enviavam a planilha de treinos para alguns de seus alunos (os mais avançados), partindo do princípio de que a mecânica dos movimentos e a dinâmica das aulas já eram conhecidas, tornando mais fácil o entendimento via meio digital.
Essa situação já ocorria em equipes de corrida e era conhecida como assessoria esportiva, a qual presta serviços com atividades voltadas para o treinamento de corrida de rua. Os professores dessas assessorias são os responsáveis pela elaboração dos treinos que são realizados de maneira presencial em locais, dias e horários específicos e previamente agendados. No entanto, para os alunos que desejam e/ou são mais avançados, as planilhas são montadas com as indicações dos treinamentos a serem realizados a distância. Elas são atualizadas semanalmente e ajustadas de acordo com o volume e a intensidade planejados na periodização do treinamento. Como forma de avaliar o desempenho, é solicitado um encontro com o aluno/atleta para avaliação física.
Esse cenário mostra uma empresa consolidada e com vários alunos aderidos, mas quais seriam os detalhes que devemos prestar atenção quando iniciamos uma assessoria esportiva? Para dar início a uma empresa de assessoria esportiva, a primeira coisa a se pensar são os alunos. Como eles podem fazer parte da sua assessoria? E indo mais além: como eles podem querer que você seja o professor particular deles? Para isso, você precisará iniciar listas, ou seja, obter contatos. Apesar de isso parecer impossível, os contatos de uma rede social podem ser o ponto de partida para uma possível lista de clientes. Para acessá-los, é necessário organização e planejamento, que podem ser adquiridos com técnicas do marketing digital. Seguindo essas técnicas, o primeiro passo é "capturar" os contatos das redes sociais. Para realizar essa ação, é preciso definir o público-alvo (por exemplo: jovens, adultos ou idosos; homens ou mulheres; professores de educação física ou outros profissionais). Ao imaginar especificamente um professor de educação física, acredita-se que o número de pessoas que possam ser atendidas passa a ser maior, contudo, quanto mais generalista o profissional é, maior é a chance de ter vários profissionais fazendo as mesmas coisas. Ao se especializar e buscar um nicho específico, a probabilidade de outras pessoas ofertarem o mesmo serviço diminui.
Outra estratégia que pode ser utilizada para otimizar a busca por clientes é a criação de formulários on-line. Com eles, é possível descobrir pessoas interessadas em algum produto, e o mecanismo de captação de dados ocorre da seguinte maneira: o oferecimento de pequenos presentes vinculados a uma condição. Para a pessoa ganhar, ela precisa inserir um e-mail ou contato telefônico para recebê-lo. Por exemplo, um professor venderá cursos on-line de preparação física para atletismo. Para que ele consiga saber quais pessoas estão interessadas no seu curso, cria um livro virtual e, para o futuro aluno receber esse livro, deve deixar um e-mail ou outra forma de contato. A partir disso, o professor já sabe que essa pessoa tem interesse nesse tipo de curso.
Conhecer muito bem o potencial cliente é uma das ferramentas para a consultoria on-line, pois entende-se os reais objetivos e desejos dessa pessoa, bem como os fracassos anteriores que a levaram ao desejo de buscar oportunidades diferentes e novas vivências para atingir seus objetivos. Deste modo, as estruturas da consultoria on-line são formadas pela determinação do produto ofertado (aulas on-line ao vivo, aulas off-line, cursos, etc.), para quem se destina este produto (alunos particulares que migraram para o virtual, estudantes de educação física) e pelo meio que será utilizado para alcançar esses potenciais alunos (redes sociais, e-mails, aplicativo de mensagem).
Exemplificando
Todas as pessoas, em algum momento durante a vida, sentem alguma insatisfação ou nutrem o desejo por algo. Em relação a questões físicas, temos os exemplos de pessoas que querem emagrecer, ganhar mais massa magra ou melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. Essas insatisfações, geralmente, estão ligadas ao desejo de melhorar a estética corporal, ou ao desafio de finalizar uma corrida de rua, ou a questões de saúde. Atualmente, a consultoria on-line pode ser a ponte para alcançar esses objetivos, por meio de treinos elaborados e enviados digitalmente, fazendo com que o cliente/aluno consiga atingir os objetivos que almeja.
Aplicativos de treino generalistas
Durante o período de pandemia vivido pela população em 2020, as dificuldades dos professores de educação física em manter as aulas presenciais forçaram a busca por novas estratégias digitais que possibilitariam um trabalho a distância. Dentro desse contexto, diversos aplicativos podem ser utilizados para que seja mantida a qualidade da aula proposta.
Tanto nas aulas individuais como nas aulas em grupo, os aplicativos de comunicação são ótimas ferramentas para que o professor continue com a mesma qualidade das aulas. Dentre os aplicativos mais utilizados, podemos elencar alguns:
- WhatsApp: consiste em um aplicativo de mensagem via smartphone que permite a realização de chamadas de vídeo ao vivo (dentro de uma lista de contatos selecionados). A sua principal vantagem é o fato de ser um aplicativo extremamente difundido e conhecido do público geral, facilitando a utilização e a aprendizagem do cliente/aluno. Além do mais, é gratuito. Contudo, uma das desvantagens dessa ferramenta é a limitação da quantidade de contatos que podem realizar a aula simultaneamente.
- Zoom: este aplicativo foi criado para o mundo corporativo inicialmente, porém a inserção no cotidiano das pessoas o torna conhecido. Também é utilizado para chamadas de vídeos ao vivo, mas com limitação de tempo (40 minutos) e de participantes (100 pessoas). Para aumentar o tempo de exibição e o número de participantes, é necessário obter uma assinatura com conteúdo pago.
- Skype: aplicativo criado pela Microsoft, por isso, para conseguir o acesso, é preciso ter uma conta no Hotmail. Possui grande popularidade, porém a necessidade de criar uma conta específica pode ser um empecilho para seu cliente.
- Redes sociais: esta ferramenta pode ser utilizada para a captação de alunos e para as aulas ao vivo. Tanto o Facebook como o Instagram têm a possibilidade de todos os seus contatos da rede assistirem ao vídeo instantaneamente – função popularmente conhecida como live.
Diversos aplicativos com os mais variados temas estão disponíveis nas lojas virtuais especializadas. Dentro do universo da educação física, temos aplicativos específicos para a prática de atividade física e esporte. Existem alguns aplicativos com treinos previamente elaborados, nos quais o usuário insere os dados e o treino está disponível automaticamente. Quanto à execução de movimento, eles exibem vídeos gravados para os alunos, com dicas de autocorreção ao observarem a execução correta do movimento. Dentre os aplicativos mais comuns, estão Samsung Health e Nike Run.
Reflita
Os treinos realizados de forma on-line são excelentes meios para que o aluno não fique sem a orientação e o auxílio do professor de educação física. Porém, o questionamento que fica é: o quanto a presença (remota ou presencial) do profissional é imprescindível? Uma das determinações do Conselho Regional de Educação Física (CREF) e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) é de que o aluno seja orientado por um profissional específico e competente para exercer essa função. Nesse aspecto, infelizmente, temos pessoas que prescrevem treinos sem terem cursado Educação Física, podendo trazer algumas consequências negativas para aqueles que seguem esse tipo de orientação. Contudo, atualmente, temos inúmeros aplicativos disponibilizando exercícios a serem realizados e blogueiros/influencers indicando treinos. Os professores de educação física serão substituídos por programas pré-formatados? Pense sobre como não ser substituído por um software.
Podemos citar também os aplicativos desenvolvidos por grandes marcas esportivas que auxiliam os corredores, cujo principal objetivo é ajudar na corrida, seja com frases motivadoras programadas ou até mesmo com informações durante a prática esportiva. O seu funcionamento se dá por meio de um dispositivo vestível ou smartphone, com o qual é possível registrar, através de sensores, todas as informações necessárias, compilando os dados e apresentando-os de forma lúdica e amigável. Esses aplicativos conseguem fornecer a altimetria (cálculo de quantos metros acima do nível do mar a pessoa está correndo), a velocidade, o ritmo e a distância percorrida. Eles utilizam o sensor de GPS do celular ou do dispositivo vestível e, indo ainda mais além, podem coletar informações fisiológicas (como pressão arterial, frequência cardíaca e eletrocardiograma), traçando um panorama, uma semana ou meses de treino.
Complementando esse universo de aplicativos, existem aqueles que são voltados para a alimentação saudável. Eles possuem o objetivo de fazer com que o usuário tenha um maior controle da sua alimentação, além de estimular a escolha por alimentos saudáveis, dando sugestões baseadas nas informações fornecidas por ele e em seus objetivos, como emagrecimento, aumento de massa magra, entre outros.
Outros aplicativos voltados para meditação e ioga também apresentam um número grande de adeptos. A intenção deles é oferecer atividades voltadas para um possível controle da mente, auxiliando na busca por relaxamento, conhecimento e rendimento. Nessas atividades, o aplicativo mostra diferentes opções de meditação, de acordo com o objetivo que o usuário deseja, por exemplo, foco, relaxamento, concentração, etc. No caso da ioga, as atividades são direcionadas também para a flexibilidade, com progressões de intensidade e quantidade de exercícios, baseadas nas informações fornecidas pelo usuário na plataforma.
Assim como diversos aplicativos podem ajudar o aluno a ter mais autonomia na prática de atividade física, existem outros exemplos que auxiliam o professor na organização, no planejamento e na elaboração das aulas, bem como na parte administrativa junto aos alunos.
Inicialmente, podemos falar sobre os softwares de planilhas, que consistem em programas de criação e organização de tabelas, com cálculo ou não, em formato eletrônico. Eles auxiliam na montagem dos treinos e na organização dos alunos de acordo com o nível que se encontram.
Há também os aplicativos que se tornam agendas virtuais. Trata-se de um organizador de tempo, que pode ter como função a organização dos dias e horários das aulas, evitando, assim, a sobreposição dos alunos. Com a funcionalidade de notificação dentro do aplicativo, no horário agendado, o professor e o aluno recebem uma notificação avisando sobre o início da aula.
De maneira geral, as pessoas não foram educadas para realizarem o controle financeiro, tendo dificuldades de saber sobre os recebimentos e os gastos. Entendendo que os professores de educação física possuem um grande potencial para empreendedorismo, os aplicativos de gerenciamento financeiro são muito úteis e recomendados, visto que o controle financeiro se torna extremamente relevante para que os profissionais consigam prosperar ainda mais na profissão.
Os aplicativos de mensagens, além de possuírem a função de transmissão de aulas ao vivo, contam com a função comercial e possibilitam o uso de uma conta específica como forma de envio de mensagens para um grande número de pessoas, de captação de novos alunos, de apresentação do seu catálogo de serviços, entre outros.
Na prática, é possível também contar com aplicativos de controle corporal e avaliação física. Para o seu funcionamento, são inseridas as medidas antropométricas, fisiológicas e metabólicas dos alunos. Esses parâmetros são utilizados como norteadores dos objetivos dos alunos, sendo interpretados de forma rápida e ágil pelo profissional.
Outros aplicativos muito utilizados na prática são aqueles que auxiliam o monitoramento do tempo de determinada atividade e a quantidade de repetições em cada exercício que seu aluno executa. Podem ser utilizados tanto em aulas com circuitos como em aulas de treinamento intervalado de alta intensidade.
Por fim, um aplicativo que reúne os principais protocolos da educação física pode auxiliar o professor na tomada de decisão. Com base no documento referendado pelo CREF, essa também pode ser uma excelente ferramenta.
Assimile
Fica mais do que claro que os aplicativos e softwares são excelentes ferramentas para o professor de educação física na elaboração das aulas, na gestão financeira e do tempo, bem como no controle de intensidade e volume do exercício. Contudo, diversos profissionais têm investido em aplicativos próprios, que possibilitam um produto mais personalizado às necessidades deles e dos alunos.
Nesta seção, falamos sobre os aplicativos e as ferramentas digitais que auxiliam os profissionais de educação física e ajudam as pessoas a se tornarem mais engajadas na prática de atividade física. Esses foram alguns dos diversos programas que podem ser utilizados para que a aula tenha qualidade e que facilitam o alcance dos resultados esperados.
Faça valer a pena
Questão 1
Tradicionalmente, para o professor de educação física, o contato presencial sempre foi necessário. Porém, ele deve estar preparado para as mudanças. Imagine que, há algumas décadas, alguns equipamentos para musculação e treinamento ainda não existiam, assim como não eram usados frequencímetros, GPS, inteligência artificial e softwares de análise esportiva. Desse modo, a consultoria on-line surge como forma de auxílio para que as pessoas continuem treinando, mesmo que a distância.
Analise as formas de consultoria on-line a seguir.
- Aulas ao vivo.
- Utilização de aplicativos de comunicação.
- Aulas presenciais.
- Tecnologia como ferramenta de auxílio para o professor.
- Aplicativos para smartphones.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as formas de consultoria on-line.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Correto!
A resposta correta é: Apenas I, II, IV e V. As aulas presenciais não são formas de consultoria on-line. A tecnologia nos permite criar diversas soluções. Além disso, o desenvolvimento tecnológico também nos permite utilizar estratégias de outras áreas, como marketing, design, vendas, entre outras. Dessa forma, podemos pensar em inovações que podem melhorar a conduta das aulas e o trabalho do profissional de educação física.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Questão 2
Complete as lacunas da seguinte sentença:
Para iniciar uma empresa de assessoria esportiva, pensa-se primeiro nos _________, em como eles podem fazer parte da sua assessoria e, indo mais além, como podem querer que você seja o professor particular deles. Para isso, você precisará iniciar ______, ou seja, obter ________. Apesar de essas listas parecerem impossíveis de serem adquiridas, todos os contatos de uma rede social são uma possível lista de ________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Correto!
Para iniciar uma empresa de assessoria esportiva, pensa-se primeiro nos alunos, em como eles podem fazer parte da sua assessoria e, indo mais além, como podem querer que você seja o professor particular deles. Para isso, você precisará iniciar listas, ou seja, obter contatos. Apesar de essas listas parecerem impossíveis de serem adquiridas, todos os contatos de uma rede social são uma possível lista de clientes.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Questão 3
Como já vimos anteriormente, o mundo vem mudando drasticamente para um sistema digital. E não seria diferente com as aulas de educação física, que também acompanham essa nova tendência. Para o profissional, é de fundamental importância que saiba como utilizar essas novas ferramentas. Diante da dificuldade de se manter as aulas presenciais, diversos aplicativos podem ser utilizados pelo professor de educação física, para que ele consiga manter a qualidade da aula proposta.
Assinale a alternativa que aponta o aplicativo de comunicação:
Correto!
WhatsApp: consiste em um aplicativo de mensagens via celular, que pode realizar uma chamada ao vivo para contatos selecionados, contudo uma das desvantagens é a limitação da quantidade de contatos que podem realizar a aula simultaneamente. Uma vantagem é que o aplicativo é extremamente difundido e conhecido do público geral, facilitando a utilização e a aprendizagem do cliente/aluno, além de ser gratuito.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Referências
AMARAL, P. C.; PALMA, D. Tendências do fitness para 2019 no Brasil. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2PiWip4. Acesso em: 8 nov. 2020.