Utilização do Scrum
No Scrum, o trabalho de um projeto é dividido em Sprints, pequenos ciclos de trabalho que geram pequenas entregas. Cada ciclo começa com o Product backlog (necessidades) e na Planning são selecionadas as tarefas da Sprint backlog. Na Daily (reunião diária curta) é discutido o progresso do projeto. Ao final do ciclo há então o incremento do produto.

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sem medo de errar
- Um Product Backlog equivale a uma lista ordenada de elementos que o Product Owner considera necessários para o projeto do novo produto. A ordem a ser seguida é a de prioridade desses elementos ou requisitos mais especificamente. No entanto, conforme já mencionado, a priorização não é estática e pode ser alterada segundo o grau de importância de cada requisito, conforme o negócio vai sendo alterado. Assim, uma possível solução para desenvolvimento de um Backlog inicial é a que segue:
Id | Requisito | Prioridade |
---|---|---|
1 | O site deve apresentar a empresa e colocar sua marca em evidência, além de exibir sua missão, visão e valores, logo na página inicial e em posição de destaque. | Alta |
2 | O site deve apresentar os produtos comercializados pela empresa, com foto principal e breve descrição de cada um deles. No entanto, não há ainda necessidade de desenvolver meio para a realização de compra do produto. | Alta |
3 | O site deve permitir o cadastramento do usuário para conceder-lhe acesso a conteúdo exclusivo. | Média |
4 | O site deve requerer dados de contato do usuário para posteriores ações de marketing dirigidas a esse usuário. | Média |
5 | O site deverá exibir fotos secundárias de cada produto. | Baixa |
Observe que os requisitos posicionados nas primeiras linhas possuem prioridade mais alta e descrição ligeiramente mais detalhada. Os requisitos posicionados em linhas mais abaixo apresentam menores graus de prioridade e descrição menos detalhada.
- Estória #1: O site deve apresentar a empresa e colocar sua marca em evidência, além de exibir sua missão, visão e valores, logo na página inicial e em posição de destaque.
Tarefas:- Criar o layout da página inicial do site.
- Fazer o tratamento das imagens da página inicial do site.
- Inserir texto de missão, visão e valores na página.
- Uma possível configuração do post-it da primeira das três tarefas é a que segue:

Se utilizarmos a ferramenta Trello para as finalidades dessa situação-problema, teremos outra possível solução, conforme segue:

Observe na coluna de Backlog o título das tarefas. Na segunda coluna foi colocada a tarefa de criação de modelos de layout de página, a qual requer aprofundamento e pesquisa por parte dos envolvidos. Embora não tenha sido exibida na segunda coluna, a atividade de criação de rotina de cadastramento de usuário já foi movida para a terceira coluna (A Fazer) como sinalização de que ela está pronta para ser executada. Da mesma forma, a tarefa de obter imagens dos produtos foi movida para a coluna “Em andamento” e, nesse caso, já conta com responsáveis e prazos estabelecidos.
Avançando na prática
Aprimorando o contato com o cliente
Os gestores de uma empresa desenvolvedora de software sentiram a necessidade de aprimorar o modelo que a empresa vem seguindo desde sua criação, de modo que é desejo desses gestores que haja completa integração do cliente ao processo de desenvolvimento. Assim, espera-se aprimorar a comunicação entre os atores do projeto e evitar que a equipe desenvolva as funcionalidades com base apenas no que imaginam terem escutado um dia do cliente. Presunções de entendimento do problema já causaram vários atritos com clientes e a consequente geração de retrabalho.
A metodologia atual, que é baseada no Modelo em Cascata, não prevê regularidade na comunicação com o cliente, cuja participação no projeto fica restrita às reuniões iniciais de requisitos. Sua missão, portanto, é a de sugerir formas facilmente realizáveis de aproximar o cliente do processo, tornando-o corresponsável pelo sucesso da empreitada.
Um conjunto de providências possíveis para o caso é o que segue:
- Os gestores devem escolher um membro da equipe para promover e manter o contato com cliente. Na medida do possível, esse contato deve ser pessoal e estabelecido no ambiente de desenvolvimento. Um espaço único em que a equipe e o cliente tratem exclusivamente do projeto deve ser reservado. As metodologias ágeis dão o nome de War Room (ou sala de guerra) a esse espaço.
- As equipes devem promover revisões sucessivas, em partes pequenas do produto, com a presença do cliente. A ideia de que este deve revisar apenas a versão final do produto não se mostrou efetiva no decorrer dos anos.
- A fim de que o cliente atribua o devido valor àquelas funcionalidades que solicita, ele deve escrever, de próprio punho, o que deseja que o programa resolva.
Com essas providências simples, o cliente deverá entender que é parte importante e ativa do projeto.