Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

METODOLOGIAS ÁGEIS

Roque Maitino Neto

Utilização do Scrum

No Scrum, o trabalho de um projeto é dividido em Sprints, pequenos ciclos de trabalho que geram pequenas entregas. Cada ciclo começa com o Product backlog (necessidades) e na Planning são selecionadas as tarefas da Sprint backlog. Na Daily (reunião diária curta) é discutido o progresso do projeto. Ao final do ciclo há então o incremento do produto.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Id Requisito Prioridade
1 O site deve apresentar a empresa e colocar sua marca em evidência, além de exibir sua missão, visão e valores, logo na página inicial e em posição de destaque. Alta
2 O site deve apresentar os produtos comercializados pela empresa, com foto principal e breve descrição de cada um deles. No entanto, não há ainda necessidade de desenvolver meio para a realização de compra do produto. Alta
3 O site deve permitir o cadastramento do usuário para conceder-lhe acesso a conteúdo exclusivo. Média
4 O site deve requerer dados de contato do usuário para posteriores ações de marketing dirigidas a esse usuário. Média
5 O site deverá exibir fotos secundárias de cada produto. Baixa

Observe que os requisitos posicionados nas primeiras linhas possuem prioridade mais alta e descrição ligeiramente mais detalhada. Os requisitos posicionados em linhas mais abaixo apresentam menores graus de prioridade e descrição menos detalhada.

Figura 1.8 | Representação de um post-it que contém dados de uma estória
A imagem ilustra um post-it, nele há o texto Estória #1, depois Criação do layout da página inicial do site. No canto superior esquerdo tem a letra A, no canto inferior esquerdo o nome William. No canto superior direito há o número 5 e  no canto inferior direito 8h.
Fonte: elaborada pelo autor.

Se utilizarmos a ferramenta Trello para as finalidades dessa situação-problema, teremos outra possível solução, conforme segue:

Figura 1.9 | Visão geral da funcão de Kanban da ferramenta Trello
A imagem ilustra a tela do trello com 4 colunas. Na coluna Backlog há  5 tarefas: criação de layout da página principal, Apresentar produtos, Permitir cadastramento, coletar dados para contato e Exibir fotos secundárias dos produtos. Na coluna Design, nomeada de Elaboração e pesquisa há 1 tarefa: Criação de modelos de layout de página inicial. Na coluna A fazer tem  1 tarefa: criação de rotina de cadastramento e na coluna Em andamento há 1 tarela: obter fotografias dos produtos.
Fonte: captura de tela do Trello elaborada pelo autor.

Observe na coluna de Backlog o título das tarefas. Na segunda coluna foi colocada a tarefa de criação de modelos de layout de página, a qual requer aprofundamento e pesquisa por parte dos envolvidos. Embora não tenha sido exibida na segunda coluna, a atividade de criação de rotina de cadastramento de usuário já foi movida para a terceira coluna (A Fazer) como sinalização de que ela está pronta para ser executada. Da mesma forma, a tarefa de obter imagens dos produtos foi movida para a coluna “Em andamento” e, nesse caso, já conta com responsáveis e prazos estabelecidos.

Avançando na prática

Aprimorando o contato com o cliente

Os gestores de uma empresa desenvolvedora de software sentiram a necessidade de aprimorar o modelo que a empresa vem seguindo desde sua criação, de modo que é desejo desses gestores que haja completa integração do cliente ao processo de desenvolvimento. Assim, espera-se aprimorar a comunicação entre os atores do projeto e evitar que a equipe desenvolva as funcionalidades com base apenas no que imaginam terem escutado um dia do cliente. Presunções de entendimento do problema já causaram vários atritos com clientes e a consequente geração de retrabalho.

A metodologia atual, que é baseada no Modelo em Cascata, não prevê regularidade na comunicação com o cliente, cuja participação no projeto fica restrita às reuniões iniciais de requisitos. Sua missão, portanto, é a de sugerir formas facilmente realizáveis de aproximar o cliente do processo, tornando-o corresponsável pelo sucesso da empreitada.

Um conjunto de providências possíveis para o caso é o que segue:

  • Os gestores devem escolher um membro da equipe para promover e manter o contato com cliente. Na medida do possível, esse contato deve ser pessoal e estabelecido no ambiente de desenvolvimento. Um espaço único em que a equipe e o cliente tratem exclusivamente do projeto deve ser reservado. As metodologias ágeis dão o nome de War Room (ou sala de guerra) a esse espaço.
  • As equipes devem promover revisões sucessivas, em partes pequenas do produto, com a presença do cliente. A ideia de que este deve revisar apenas a versão final do produto não se mostrou efetiva no decorrer dos anos.
  • A fim de que o cliente atribua o devido valor àquelas funcionalidades que solicita, ele deve escrever, de próprio punho, o que deseja que o programa resolva.

Com essas providências simples, o cliente deverá entender que é parte importante e ativa do projeto.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!