Planejamento do procedimento de teste
O planejamento de teste deve ser composto por um documento que contenha os requisitos do sismtea, as funções a serem testadas descritas, a técnica de teste que será utilizada, o critério utilizado para a escolha dos casos de testes, e a definição de quem participará dos testes.

Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Um procedimento de teste que não é precedido por um planejamento criterioso pode perder o rumo ao longo do caminho e não ter uma conclusão satisfatória. Nesse sentido, esta situação-problema procura conduzi-lo à criação de um planejamento coerente com as possibilidades e restrições impostas pelo cenário. Apenas para resgatarmos o contexto em que a narrativa se dá, você foi designado para testar um sistema convencional (ou seja, não web e não móvel) e, de antemão, sabe que não contará com o código-fonte dele.
Como um documento de planejamento sempre refletirá características, estilo e outras subjetividades de quem o criou, o que forneceremos aqui serão as linhas gerais que nele deverão estar presentes. A primeira providência será a de prever o acesso ao documento em que os requisitos do sistema estão especificados. Será por meio dele que você conhecerá as funções do sistema e poderá criar casos de testes específicos para cada uma. Lembre-se: não há código-fonte disponível e, portanto, a técnica de testes mais imediata para aplicação é a funcional.
O efeito da ausência do código-fonte responde ao segundo item do planejamento. Como já mencionado, a técnica a ser das funções derivadas dos requisitos, o testador poderá aplicar testes em cada uma delas. Esta circunstância utilizada é a funcional e, por meio nos apresenta então outro desdobramento: as características dos casos de teste. Eles deverão ser selecionados de modo que consigam reproduzir o uso corriqueiro das funções, além de serem capazes de verificar itens de usabilidade das interfaces de usuário.
Por fim, o procedimento de teste deve ser acompanhado por ao menos um desenvolvedor do software. Como esse profissional provavelmente atua na organização desenvolvedora, o planejamento deverá prever ocasiões em que ele deverá se deslocar ao local em que os testes serão feitos. A presença do desenvolvedor garantirá que um conhecedor dos detalhes do sistema atuará durante os procedimentos de teste.
O que segue é uma solução viável para este desafio:
Documento de planejamento inicial de teste
- Objetivo
Este documento tem o objetivo de descrever quatro elementos do planejamento de um teste, considerando o cenário, que será resgatado em seu corpo. - Documento de requisitos de software
A fim de que a equipe conheça as funções do produto a ser testado, deverá ser solicitado ao desenvolvedor (também chamado cliente) o documento de requisitos do software.
Restrição: nenhuma restrição se aplica a este item. - Técnica de teste
Considerando a ausência do código-fonte, a técnica a ser utilizada é a funcional. Cada função do produto deve ser conhecida e analisada por meio do documento que agrupa seus requisitos. - Casos de teste
Os casos de teste devem ser selecionados de modo que possam exercitar, da forma mais completa possível, todas as funções do produto. Eles devem conseguir reproduzir o uso corriqueiro das funções e verificar as condições de usabilidade das interfaces de usuário. - Participantes do teste
Será requisitada a participação de ao menos um desenvolvedor do produto no procedimento de teste, em intervalos regulares ou sempre que for necessária sua intervenção. A presença desse desenvolvedor garantirá que um conhecedor dos detalhes do sistema esteja orientando o procedimento de teste.