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NÃO PODE FALTAR

Qualidade de processo

Sergio Eduardo Nunes

O que são modelos de maturidade de processos?

Os modelos de maturidade são ótimas ferramentas que permitem o conhecimento profundo dos processos, da equipe de desenvolvimento, das dificuldades, entre outros.

Fonte: Shutterstock.

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Praticar para aprender

Caro aluno, muitas vezes nós, enquanto consumidores, estamos acostumados somente a ver o produto final e não os processos envolvidos no desenvolvimento dele. A ideia é a de que, quando você vai a um fast-food, a única parte do processo com a qual você tenha contato seja o momento de fazer e receber o pedido. Seja em um fast-food, seja em um setor industrial ou, no nosso caso, na indústria do software, na grande maioria das vezes, avaliamos se o processo foi bem executado considerando o resultado que é entregue. Mas como são feitas as tratativas referentes à qualidade dos processos de desenvolvimento de software?

Inicialmente, nesta seção serão discutidos os modelos de maturidade CMM e CMMI, os quais são metodologias que visam, por meio de sua estrutura, posicionar a empresa em um nível de maturidade e, através de técnicas, planejar uma evolução em termos organizacionais a fim de promover melhoria em seus processos.

Em seguida, haverá uma discussão acerca da ISO 9001:2015, cujo foco está em utilizar metodologias que permitam aos membros da organização conhecer os processos, os microprocessos e as interações entre os componentes em sua totalidade. Dessa forma, ao se conhecer bem os processos, a chance de erros e falhas é minimizada, proporcionando a melhoria dos processos e consequentes benefícios.

O objetivo do próximo tema é que você compreenda a metodologia para melhoria de processos individuais e de equipe (PSP). Trata-se de técnicas bem fundamentadas e voltadas às pessoas (desenvolvedores), pois quem, de fato, consegue abstrair informações e codificá-las são as pessoas.

Finalmente, será apresentado o modelo de melhoria de processo de software brasileiro (MPS.BR), ferramenta muito interessante, pois permite ao desenvolvedor compreender a potencialidade do método de forma que possa ser aplicado em organizações brasileiras. Isso vem atender a uma demanda dentro da área de tecnologia da informação, na qual o MPS.BR atende as nossas especificidades.

Em termos profissionais, esses temas são de extrema importância pois são largamente utilizados dentro de organizações que buscam técnicas para atingir resultados expressivos. Dessa maneira, conhecer as técnicas e compreender o momento de aplicá-las pode ser um interessante diferencial competitivo.

A prefeitura de uma cidade litorânea em época de temporada, que compreende os meses de dezembro a fevereiro, contrata alguns profissionais temporários para limpeza, guarda-vidas, serviço de atendimento ao turista, entre outros servidores. Uma função muito importante nas últimas três temporadas foi o serviço de atendimento ao turista. Nessa função, os colaboradores ficavam grande parte do tempo ocupados em localizar os pais de crianças que se perdiam na praia.

Ocorre que, em alguns casos, a falta de um sistema integrado fazia com que esses colaboradores empregassem muito tempo para localizar os pais das crianças. Foi a partir dessa dificuldade que a prefeitura, por meio de uma concorrência pública, fez a contratação de uma empresa para desenvolver o sistema. Porém, entre as cláusulas para conseguir o contrato de desenvolvimento de software está uma classificação de maturidade dos processos a níveis aceitáveis.

Como você já possui vínculo com a prefeitura no que tange à consultoria em tecnologia da informação, no começo da semana, o prefeito da cidade solicitou-lhe um relatório técnico no qual apontasse o nível de maturidade em que a empresa contratada se encontra, para que, estando o nível de acordo, o contrato de prestação de serviço pudesse ser firmado.

A estrutura da empresa conta com parte familiar, que são os colaboradores administrativos, e parte de contratação em regime CLT, que são o gerente de projetos e demais desenvolvedores. Embora tenha uma estrutura modesta, o portfólio da empresa é interessante, pois muitas prefeituras já contrataram seus serviços de desenvolvimento.

A metodologia segue o esquema: a demanda é originada pelo gerente de projetos e os desenvolvedores realizam o trabalho. O processo de integração das partes desenvolvidas por diferentes profissionais geralmente é um pouco demorado, pois é necessário um esforço coletivo para correção de falhas e erros, além da realização de complementos e ajustes severos às vezes.

Dentro do contexto da empresa, você deverá elaborar um relatório, para o prefeito, que descreva o nível de maturidade em que a empresa está posicionada atualmente. Para isso, faz-se necessária a aplicação de um modelo de maturidade. Como sempre, o chefe do executivo espera de você um relatório com a qualidade de sempre. Mãos à obra!

Dica

Percebeu como conhecer os processos é muito importante? Porém, não é possível adquirir esses conhecimentos sem as técnicas adequadas. Assim sendo, vamos dar continuidade ao seu crescimento profissional? Bons estudos!

conceito-chave

Caro aluno, quando você está utilizando o aplicativo para consultar sua área acadêmica, buscando informações como notas, dados pessoais, financeiros, entre outros, talvez não reflita sobre a quantidade de processos necessários para que se possa utilizar uma aplicação com confiabilidade, eficiência e segurança. Para isso, são utilizadas normas, métodos, ferramentas e metodologias que garantem a qualidade dos processos de software.

Sommerville (2015) define que, nas atividades de desenvolvimento de software, são necessários processos como uma forma de se organizar, gerenciar e compreender a ordem em que as atividades são executadas. Com o intuito de que você compreenda melhor os processos, vamos tomar como exemplo um projeto de desenvolvimento da página Home de um site. Nesse exemplo poderiam ser observados os processos: design de layout, tratamento de imagens, responsividade, entre outros. Além disso, é possível notar que cada etapa do desenvolvimento pode ser orientada por uma norma a fim de que atinja os objetivos desejados.

E por que a melhoria dos processos é importante para as atividades de desenvolvimento de software? Num primeiro momento pode parecer que a melhoria de processos só pode ser aplicada em atividades de linhas de produção, mas não é bem assim. Segundo Sommerville (2015), ao se utilizar ferramentas de qualidade de processo, a intenção é a de corrigir erros e falhas, padronizar atividades, alinhar o trabalho com a equipe de desenvolvimento, entre outros. Antes de se utilizar alguma metodologia de qualidade de processos, é necessário fazer o mapeamento deles.

Sommerville (2015) afirma que o mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que visa identificar a sequência na qual as atividades são executadas. Em termos práticos, o mapeamento pode gerar mais benefícios, como:

Percebeu que antes de qualquer coisa, devem-se mapear os processos para que se compreendam detalhadamente todas as atividades de desenvolvimento? Até aqui tudo certo. Mas com que nível de detalhamento o mapeamento deve ser feito? Segundo Sommerville (2015), existem três níveis de detalhamento dos processos, conforme pode ser observado:

Com isso, após fazer o mapeamento dos processos, seja por meio de softwares, seja por meio de descrições (textos, tabelas ou quadros), pode-se utilizar ferramentas como: modelos, normas e metodologias, os quais compõem as formas que as equipes podem utilizar para garantir a qualidade de processos de desenvolvimento de software. Dentre essas ferramentas, abordaremos incialmente os Modelos de Maturidade CMM e CMMI.

Modelos de Maturidade CMM e CMMI 

Caro aluno, as discussões acerca de qualidade de processos têm uma abrangência significativa, isso porque os processos de desenvolvimento podem ser vistos sob diversos aspectos. Para isso, inicialmente, você será conduzido às explanações acerca do grau de maturidade dos processos por meio de um modelo conhecido como CMM (Capability Maturity Model).

Assimile

Os modelos de maturidade são ótimas ferramentas que permitem o conhecimento profundo dos processos, da equipe de desenvolvimento, das dificuldades, entre outros. Colocar tais metodologias em prática exige comprometimento e persistência, pois, em muitos casos, a resistência de colaboradores que nunca tiveram contato com as normas e diretrizes podem criar certo bloqueio em sua adoção.

Segundo Couto (2007), o modelo CMM foi elaborado pelo Instituto de Engenharia de Software (conhecido por SEI – Software Engeneering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos da América. Para compreensão da linha do tempo do CMM, observe a Figura 2.13.

Figura 2.13 | Linha do tempo CMM/CMMI
A imagem ilustra uma linha do tempo: 1984: surgimento da SEI, 1986: Início do projeto, 1991: CMM v. 1.0, 1993: CMM v. 1.1, 2002: CMMI 1.0 e 2010: CMMI 1.3.
Fonte: adaptada de Couto (2007).

Antes de partirmos para a demonstração dos modelos de maturidade, vamos responder a uma indagação que você certamente está se fazendo: para que serve isso? Pois bem, imagine que um mesmo projeto é entregue para um grupo de programadores e para uma empresa de desenvolvimento de software. Ambos terão a mesma quantidade de profissionais, recursos computacionais e prazo. A partir disso, você pode imaginar que a entrega da empresa provavelmente será melhor. Por quê? Simplesmente porque os seus processos estão bem definidos, testados e possuem maturidade.

Percebeu como os processos estão muito presentes na Engenharia de Software? Os improvisos, nas atividades de desenvolvimento, não podem ocorrer, pois os resultados seriam desastrosos. É por isso que existem os modelos de maturidade de processos.

Segundo Couto (2007), os processos de melhoria se preocupam muito mais com a evolução dos processos que compõem as atividades de desenvolvimento do que com a agregação de novos processos ou inovações. O CMM utiliza, em sua estrutura, cinco níveis de maturidade, dentro de uma base hierárquica. Para melhor compreensão do modelo, observe a Figura 2.14.

Figura 2.14 | Modelo CMM
A imagem ilustra o processos do modelo CMM, como se fosse uma escada, nível 1 – inicial na parte inferior, em seguida, subindo o nível 2 – repetível, depois o nível 3 – definido, na sequência o nível 4 – gerenciado e por fim, no topo o nível 5 – otimização. Seguindo os níveis, à esquerda, estão os processos, debaixo para cima, do nível 1 ao 5, processo disciplinado, processo padronizado, processo previsível e processo de melhoria contínua.
Fonte: adaptada de Couto (2007).

Com base no modelo apresentado, observe o detalhamento de cada um dos níveis:

Ainda conforme define Couto (2007), os níveis de maturidade apresentam uma estrutura evolutiva, por meio da qual se busca atingir a qualidade esperada em determinado nível, para que, assim, seja possível passar ao próximo estágio e aumentar a capacidade dos processos dentro da organização.

Ainda dentro do tópico sobre modelos relacionados ao processo de desenvolvimento, porém agora com o olhar voltado para a capacidade dos processos, abordaremos o framework CMMI (Capability Maturity Model Integration). Também desenvolvido pela SEI, em 2012 foi lançada a sua última versão (1.3). O principal objetivo dessa ferramenta é analisar a capacidade da maturidade do processo de software.

Segundo Koscianski e Soares (2006), o CMMI, quando inserido na área de desenvolvimento de software, utiliza a capacidade e a maturidade para atingir metas previamente estipuladas, com nível de qualidade acordado entre as partes. Seu maior objetivo é a produção de software com o maior nível de qualidade e a menor taxa de erros.

A estrutura do CCMI é dívida em cinco níveis, os quais são utilizados para determinar a capacidade e a maturidade dos processos. Para melhor compreensão do modelo, observe a Figura 2.15.

Figura 2.15 | Modelo CMMI
A imagem ilustra os cinco níveis do modelo CMMI: de baixo para cima: 0 – incompleto, 1 – executado, 2 – gerenciado, 3 – definido, 4 – gerenciado quantitativamente e 5 – otimizado.
Fonte: adaptada de Koscianski e Soares (2006).

Com base no modelo apresentado, observe o detalhamento de cada um dos níveis:

Para que você compreenda o CMMI em uma situação profissional de desenvolvimento de software, observe o seguinte exemplo: o desenvolvimento do sistema web de determinada organização se dá em três partes: front end, back end e banco de dados. Ocorre que muitas vezes o tipo de dado tratado pela equipe de back end não está alinhado com o desenvolvedor de banco de dados. Ainda, ocorrem situações em que é necessária a validação dos campos tanto pelo front end (por meio do Bootstrap) quanto pelo desenvolvedor back end.

Percebeu como nesse caso, os processos de software não estão definidos? Claramente a equipe está no nível 1 do CMMI. Por meio de técnicas específicas, de planejamento e da utilização das diretrizes do CMMI, a equipe poderá visar ao próximo nível, otimizando e profissionalizando os seus processos de desenvolvimento de software.

Normas ISO de qualidade de processos 

Provavelmente você deve ter percebido, ao longo das discussões, que existem diversos modelos, normas e metodologias para todo o tipo de solução. Com a qualidade de processos não é diferente. Dito isso, você poderá compreender como a norma ISO 9001 pode auxiliar os desenvolvedores de software na busca da qualidade dos seus processos.

Segundo Valls (2003), a ISO 9001:2015 possui uma característica fundamental quanto à visão sistêmica que deve reger as atividades de desenvolvimento. Ou seja, os profissionais devem conhecer os processos, e esse conhecimento deve ser bem consistente entre os membros da organização como um todo.

Valls (2003) defende ainda que a ISO 9001 é um sistema de qualidade que visa à garantia de otimização dos processos. Essa norma também é conhecida nos meios profissionais como SQA (Sistema de Gestão da Qualidade). Para os gestores de projetos de desenvolvimento de software é um poderoso instrumento de correção e de melhoria de processos.

Conforme definido por Koscianski e Soares (2006), a ISO 9001 é estruturada por meio de oito princípios da qualidade, conforme pode ser observado a seguir:

Ainda de acordo com Valls (2003), ao se implantar o modelo ISO 9001:2015, deve-se: estabelecer, manter e buscar melhorias para a gestão da qualidade com ênfase nos processos e nas interações entre os microprocessos. Dessa forma, fica evidente o objetivo de se conhecer a fundo cada parte dos processos e a interação entre eles, para que não ocorra a dissociação entre os processos.

Você percebeu como a compreensão da ligação entre as partes facilita o entendimento dos processos? Além da compreensão desse aspecto, Valls (2003) afirma que, para a melhoria dos processos, as organizações devem compreender claramente os pontos a seguir:

O processo de implantação da ISO 9001 é relativamente simples e pode ser feito nas empresas independentemente do seu porte. Porém, obter o reconhecimento da aplicação 100% correta por meio da certificação ISO 9001 exige que a empresa já possua um bom nível de maturidade em seus processos de desenvolvimento de software, além de um conhecimento profundo das partes que compõem as suas normas e diretrizes.

MELHORIA DE PROCESSOS INDIVIDUAIS E DE EQUIPE (PSP)

Em uma coisa a maioria de nós concorda: os softwares são desenvolvidos por pessoas. Indivíduos que, em algum momento da vida, dedicaram-se a aprender a desenvolver sistemas por meio de alguma tecnologia e hoje abstraem informações das pessoas e transformam essas ideias em códigos. É por esse motivo, justamente, que surge a ferramenta PSP, a qual visa às pessoas que desenvolvem os sistemas.

Segundo Koscianski e Soares (2006), a sigla PSP significa Personal Software Process, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de software com enfoque na habilidade individual dos colaboradores. Segundo o PSP, o conhecimento, a avaliação e a melhoria contínua no processo individual de desenvolvimento de software deve observar os erros e as falhas cometidas para que possam ser corrigidos e aprendidos pelo desenvolvedor.

Para exemplificar uma das formas de se operacionalizar o PSP em um projeto, pode-se utilizar a contagem de erros em código de desenvolvimento. Uma das maneiras clássicas utilizadas para esse fim é conhecida por Kloc, que tem como objetivo contar a quantidade de erros a cada mil linhas de código. Ainda segundo Koscianski e Soares (2006), o PSP é composto por quatro níveis de competência conforme pode ser observado a seguir:

Koscianski e Soares (2006) afirmam que as ferramentas de aferição, em conjunto com os tratamentos, fornecem curvas estatísticas que possibilitam uma análise mais profunda do desenvolvedor e ainda projeção de sua curva de evolução profissional. Porém, essa mesma técnica pode diagnosticar membros de equipe que, embora apliquem ações corretivas, insistem em não alinhar os processos de desenvolvimento.

Reflita

As normas, referências, guias e metodologias fornecem um referencial para se atingir um objetivo e normalmente são documentos completos que permitem muitos olhares para um mesmo problema, fazendo com se tenha uma base técnica muito interessante.

De fato, as atividades são desenvolvidas por pessoas, mas será que apenas uma metodologia pode ser capaz de promover mudanças?

Melhoria de Processos de Software Brasileiro (MPS.BR) 

No Brasil, nós possuímos uma ferramenta que possibilita a melhoria dos processos de softwares brasileiros. Porém, isso não significa que as suas normas sejam melhores ou piores que outras, pois estas seguem padrões internacionais de qualidade de processos. Aqui no País, a entidade que faz a gestão do MPS.BR é a Softex, responsável por apoiar a cultura da qualidade de software e por contribuir com a melhoria contínua dos processos/produto de software.

Exemplificando

Uma dúvida muito comum no MPS.BR é referente aos processos de implementação. A Softex, gestora do MPS.BR, disponibiliza um tutorial com os passos para uma empresa ser avaliada quanto ao nível de maturidade na utilização do modelo. Os passos necessários podem ser observados a seguir:

  1. Habilitar um representante da empresa na equipe de avaliação.
  2. Implementação do modelo MPS.BR.
  3. Contratação da instituição avaliadora.
  4. Avaliação oficial.
  5. Publicação do resultado oficial (SOFTEX, [s.d.]).

Segundo Rocha (2005), a construção das técnicas constituintes ao MPS.BR é composta pelas NBR ISO/IEC, conforme pode ser observado no esquema representado na Figura 2.16.

Figura 2.16 | Esquema MPS.BR
A imagem mostra o esquema hierárquico MPS.BR: no topo MPS.BR, abaixo os itens MR-MPS, MA-MPS E MN-MPS.
Fonte: adaptada de Rocha (2005).

Para a compreensão das siglas que compõem o MPS.BR, acompanhe os tópicos a seguir: 

Vale ressaltar que cada modelo apresenta o seu formulário específico: MR (Guia Geral e Guia de Aquisição), MA (Guia de Avaliação) e MN (Documentos do projeto). Segundo Rocha (2005), a construção das técnicas constituintes ao MPS.BR é composta pelas NBR ISO/IEC:

Na prática, como o MBS.BR deve ser iniciado no nível G, para o qual o manual determina 28 GPR, que são os objetivos que a equipe deve alcançar para atingir de maturidade. Observe a seguir as três primeiras GPR do nível G:

GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido; 
GPR 2. As tarefas e os produtos de trabalho do projeto são dimensionados utilizando métodos apropriados; 
GPR 3. O modelo e as fases do ciclo de vida do projeto são definidos; 

(MPS.BR, 2012, p. )

Os GPRs devem ser documentados, gerenciados e acompanhados. O modelo de documento é sugerido pelo manual, porém ele mesmo deixa flexível para que as empresas adicionem ou retirem quais campos desejar.

Caro aluno, você percebeu ao longo do texto como os métodos, normas e modelos de qualidade de processo são importantes para a área de desenvolvimento de software? Por esse motivo, é importante que esses pontos abordados sejam compreendidos e aplicados em projetos de desenvolvimento. Fica evidente que, ao utilizar tais técnicas, os resultados gerados, conforme o nível de maturidade aumenta, e as melhorias tendem a ser constantes na maioria dos processos.

Saiba mais 

Normas como ISO 9000, 9001, etc. possuem certificações. São provas feitas em unidades certificadoras que comprovam, por meio de testes, que o profissional possui competências e habilidades para utilizar determinada tecnologia.

Pesquise mais 

Em diversas normas, métodos e metodologias, são utilizados níveis para classificar a maturidade de uma equipe/organização. Entre esses níveis, normalmente existe um em que o nível de maturidade é gerenciado e em que são utilizados medições e tratamentos estatísticos para uma análise dos processos.

A UNIVESP disponibiliza, em seu canal do YouTube, uma aula que trata exatamente desse tema. Não deixe de conferir!

CONTROLE Estatístico de Processo – Aula 01 – Introdução ao Controle de Qualidade. São Paulo: Univesp, 2017. 1 vídeo (21 min). Publicado pelo canal UNIVESP.

Faça valer a pena

Questão 1

Uma empresa estava envolvida no processo de desenvolvimento de um software para monitoramento de redes de computadores. O objetivo desse software era efetuar a medição de jitter, latência e vazão dos pacotes.

O gerente de projetos, por entender quão complexo é esse desenvolvimento, pensa ser necessário efetuar algumas medições, que passarão por tratamentos estatísticos, a fim de se prever erros, falhas e prazos.

Com base no modelo de classificação CMM, assinale a alternativa que descreva corretamente o nível da empresa de desenvolvimento de software quanto ao seu nível de maturidade.

Tente novamente...

Nível 1 (Inicial) – não existe controle de processos.

Tente novamente...

Nível 2 (Repetitivo) – existem controles de processos básicos.

Tente novamente...

Nível 3 (Definido) – ocorre padronização dos processos de desenvolvimento. 

Correto!

Nível 4 (Gerenciado) – são utilizadas ferramentas estatísticas para se efetuar o controle dos processos.

Tente novamente...

Nível 5 (Otimização) – busca-se a otimização dos processos. 

Questão 2

A empresa júnior de uma faculdade faz desenvolvimentos diversos, porém, nos últimos tempos, tem surgido uma grande demanda por aplicações web. Desde a sua concepção, os veteranos adotaram o PSP para acompanhar a evolução pessoal dos colaboradores.

Assim como descreve Koscianski e Soares (2006), existem nele quatro níveis: PSP 0, PSP 1, PSP 2 e PSP 3, os quais são aplicados diariamente por meio de formulários e outras ferramentas de análise. O ambiente de trabalho é muito interessante, porque, por exemplo, às 15h os scripts são enviados ao gestor de projetos e os desenvolvedores podem utilizar a sala de descanso/jogos/leitura.

Às 15h ocorre uma das fases do PSP. Com base no exposto, assinale a alternativa com a fase PSP correta.

Tente novamente...

PSP 0 – Processo atual, em que são determinados os métodos de medição (desenvolvimento, compilação e teste.

Tente novamente...

PSP 1 – Estimativa de tamanho, no qual ocorre o planejamento do tempo e das tarefas.

Correto!

PSP 2 – Revisão de código, o enfoque nessa fase é o processo de administração da qualidade pessoal.

Tente novamente...

PSP 3 – Desenvolvimento cíclico, que se trata de um processo pessoal cíclico. 

Tente novamente...

Não existe PSP 4, os intervalos dos níveis variam de 0 a 3.

Questão 3

Uma equipe de desenvolvedores se reuniu para atender uma demanda de aplicativos para iOS. Os projetos têm chegado diariamente e a equipe percebeu que está muito próxima aos limites de projetos em desenvolvimento. Porém, um dos líderes dos times de desenvolvimento percebeu que cada equipe utiliza os processos adotados desde a concepção da organização e isso estava consumindo muito tempo, principalmente em projetos em que os trabalhos eram segmentados pelas equipes.

Caso seja utilizado o MN-MPS.BR, como a empresa poderia ser nivelada quanto a sua maturidade?

Tente novamente...

Parcialmente definido está incorreto, pois, nesse caso, já existem alguns processos definidos.

Correto!

Parcialmente gerenciado está correto, pois existem processos definidos, porém não padronizados na organização.

Tente novamente...

Largamente gerenciado está incorreto, pois não existe uma padronização total dos processos.

Tente novamente...

Gerenciado está incorreto, pois os processos estão parcialmente difundidos.

Tente novamente...

Otimizado está incorreto, pois ainda não são utilizadas aferições para análises.

Referências

CONTROLE Estatístico de Processo – Aula 01 – Introdução ao Controle de Qualidade. São Paulo: Univesp, 2017. 1 vídeo (21 min). Publicado pelo canal UNIVESP. Disponível em: https://bit.ly/2Xg7WkH. Acesso em: 19 out. 2020.

COUTO, A. B. CMMI: integração dos modelos de capacitação e maturidade de sistemas. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

KOSCIANSKI, A.; SOARES, M. dos S. Qualidade de software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. São Paulo: Novatec, 2006.

MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro. Guia Geral MPS de Software. Brasília: Softex, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3oluRa5. Acesso em: 15 nov. 2020.

SOFTEX. MPS BR. Softex, Brasília, [s.d.]. Disponível em: https://softex.br/mpsbr/. Acesso em: 16 out. 2020.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2015.

VALLS, V. M. A documentação na ISO 9001:2000. Banas qualidade, São Paulo, v. 12, n. 133, p. 100-105, jun. 2003.

Bons estudos!

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