Processo de depuração
A depuração (ou debug) é a atividade que consiste em buscar a localização dos defeitos no código, e para isso é necessaário a implementação de um algoritmo em um ambiente integrado de desenvolvimento.

Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Esta situação-problema apresenta especificidades que dificultam uma resposta objetiva. Em primeiro lugar, a escolha da linguagem de programação para a implementação do algoritmo fica a cargo do aluno. Além disso, o ambiente integrado de desenvolvimento deverá variar em função da linguagem escolhida, fato que também sugere multiplicidade de respostas. Por fim, para ambientes de desenvolvimento diferentes, há recursos de depuração de código também diferentes.
O fato objetivo nesta atividade é que o algoritmo – que deveria calcular o fatorial de um número fornecido pelo usuário – apresenta problemas. Ao submeter o código ao processo de depuração e ao colocar as variáveis sob inspeção, você perceberá que:
- A variável f não assumirá o valor que dela se espera, já que ela foi iniciada em 0, valor neutro da adição. Para que ela contivesse o valor do fatorial ao final do processamento, seu valor inicial deveria ser 1, que representa o elemento neutro da multiplicação.
- A validação do dado de entrada – que é feita no corpo do laço faça..enquanto – falhará, já que a condição de parada jamais será satisfeita, pois não há um número que seja menor que 1 E maior que 10 ao mesmo tempo.
Para melhor exemplificar essa resolução, segue o código correto da aplicação na linguagem C.
#include <stdio.h>
main()
{
int i, valor, fatorial = 1;
printf("Programa que calcula o fatorial de um valor informado pelo usuario\n");
do {
printf("\nInforme um valor entre 1 e 10: ");
scanf("%d",&valor);
} while ((valor<1) || (valor>10));
for (i=1; i<=valor; i++)
fatorial=fatorial*i;
printf("\nO Fatorial de %d = %d", valor, fatorial);
printf("\n");
}
Embora sem complexidade, essa situação ilustra a utilidade da aplicação da depuração –especialmente seu recurso de inspeção de variáveis como forma de encontrar os defeitos revelados no teste. A depuração, inclusive, dará ao desenvolvedor condições para que defeitos simples no código sejam encontrados antes mesmo de seu produto seguir para a fase de testes, o que aumentará a percepção de qualidade e reduzirá esforços de teste.