Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Desenvolvimento orientado a testes e ferramentas case

Roque Maitino Neto

Automatização dos testes

Para estruturar um teste automatizado de software é necessário realizar o planejamento de um cenário de teste, fazer a previsão da ação a ser aplicada e a descrição da conferência a ser feita.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

O planejamento de um cenário de teste, a previsão da ação a ser aplicada e a descrição da conferência a ser feita é a forma básica de se estruturar um teste automatizado de software. Se considerarmos as funções do código fornecido, podemos descrever a sequência cenário – ação – verificação da seguinte forma:

  1. Cenário: a criação de três usuários aptos a proporem um lance.
    No código você perceberá que os usuários foram criados por meio da criação de objetos da classe Usuario, não disponibilizada na figura. No entanto, nada impediria que essa criação se desse por meio de cadastramento via formulário.
  2.  Ação: cada usuário cadastrado deverá propor um lance.
    Neste caso, a proposta é feita pela invocação do método propoe, da classe Leilao. O lance de cada usuário cadastrado é feito via parâmetro passado no momento da instanciação da classe Lance, também não oferecida pela figura.
  3. Revisão: verificar se os três usuários foram criados.
    O desenvolvedor deverá checar se os três usuários foram criados e se os lances foram dados nos valores estipulados pelo código.

A seleção de várias dessas sequências comporá o planejamento e a execução da automatização dos testes.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!