O que ISO 9126?
A ISO 9126 é a norma que visa avaliar a qualidade, as características e os atributos da qualidade de software. Além disso, a norma tem como objetivo a padronização das atividades e da forma de se avaliar a qualidade do produto.

Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
A empresa em que você trabalha está com uma demanda muito alta de projetos devido ao desenvolvimento da web rádio, que ficou muito famosa entre diversos times de futebol do Brasil. Isso fez com que a demanda de desenvolvimento de novas aplicações para web rádio tivesse um impacto negativo na qualidade do produto de software.
Por esse motivo, os gestores convocaram uma reunião, para a qual você foi convidado a participar. Em dado momento dessa reunião, ao ser questionado, você sugeriu o desenvolvimento de uma interface para o acompanhamento das atividades de desenvolvimento dos web rádios, segundo as características da ISO 9126. Os gestores gostaram muito da ideia e atribuíram a você o desenvolvimento de uma solução para se colocar em prática a ISO 9126 em prol das atividades de desenvolvimento da empresa. Inicialmente, observe a interface de uma das características dessa norma na Figura 2.9.

Conforme pode ser observado, a interface se preocupa com o aspecto de usabilidade (ISO 9126). Além disso, pode-se verificar também que os dois pontos dessa característica foram atendidos:
- Inteligibilidade: os campos possuem nomes diretos e existe uma separação por categorias de informação.
- Apreensibilidade: foram utilizados elementos como box, drop down e seletor de datas, que tornam a sua operação muito intuitiva.
Para melhor compreensão da interface, serão apresentadas as partes que a compõem. Observe a Figura 2.10.

Vale ressaltar que, conforme a ISO 9126, no que tange às subcaracterísticas da funcionalidade, é possível observar:
- Adequação: o formulário possui os campos necessários, conforme solicitado.
- Acurácia: os dados são enviados a uma tabela de uma base de dados.
- Interoperabilidade: o formulário é responsivo, atendendo, assim, a diversos dispositivos.
- Conformidade: está de acordo com normas, regras e leis específicas, uma vez que não existe o preenchimento de algum dado que exponha o autor.
- Segurança de acesso: nesse desenvolvimento em específico, existem mecanismos de proteção de SQL injection (injeção de dados via URL no navegador) e validação dos campos no formulário.
Nesse espaço, o desenvolvedor vai descrever a funcionalidade, os pontos positivos encontrados e os pontos negativos. A ideia é que se utilize esse espaço com uma mensagem clara e dialogada.
O próximo passo pode ser observado na Figura 2.11.

Para registrar as datas de início do desenvolvimento e a entrega de determinada funcionalidade, são utilizados os campos demonstrados na Figura 2.12.

Para que seja registrado o responsável, existe um campo, e a funcionalidade deve receber uma atribuição avaliativa. Assim, a proposta da utilização da ISO 9126 não vai tomar muito tempo e será um direcionador das atividades de desenvolvimento tanto para os desenvolvedores quanto para os gerentes de projeto.
Avançando na prática
Metodologia de gestão da qualidade do produto
A empresa de desenvolvimento de games para mobile adotou as normas da ISO 9126 para ajustes de qualidade de produto. Isso fez com que, após alguns projetos, os resultados pudessem ser sentidos por clientes, gestores de projetos e desenvolvedores. Porém, as atividades relacionadas à ISO 9126 têm se tornado uma prática diferente para cada gerente de projetos, causando desconfortos aos desenvolvedores quando são alocados para outros times de desenvolvimento.
Como você é o gerente de projetos com mais tempo de empresa, o gerente geral solicitou um relatório, no qual você deve propor uma solução viável e que, de preferência, não gere custos. Assim, espera-se que haja uma gestão das atividades relacionadas à qualidade do produto durante os projetos de desenvolvimento de software.
Ao mesmo tempo que a ISO 9126 ajudou essa empresa, ela tem se tornado um problema quando os colaboradores migram de uma equipe a outra, isso porque cada gerente de projetos tem utilizado uma forma de operacionalizar as normas ISO 9126. Para isso, o gerente geral solicitou que você desenvolvesse um relatório com um sistema de gestão de qualidade de produto. Dessa forma, foi feita a seguinte sugestão:
Vamos adotar a ISO 9000, pois a sua estrutura possui oito princípios de gestão da qualidade, os quais têm como objetivo conduzir os gestores nas atividades de desenvolvimento de software. Perceba como nós conseguiremos a padronização de trabalho entre os gerentes de projetos ao observar os princípios dessa norma: foco no cliente, liderança, pessoas, processos, inter-relacionamento, melhoria, decisão e benefícios.