Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO DE DADOS E AO TELEPROCESSAMENTO

Sergio Eduardo Nunes

Quais os fatores que devem ser avaliados ao escolhermos um meio para a transmissão?

Os meios escolhidos para a transmissão podem variar conforme disponibilidade de infraestrutura, geografia, distância entre os pontos, viabilidade financeira, entre outros.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Sem medo de errar

Uma empresa que produz jogos para computadores e smartphones. A fim de atender à demanda das escolas de Campinas de que se desenvolvam jogos educacionais, os diretores da empresa resolveram abrir uma filial nessa cidade.

A sua equipe, então, foi selecionada para estruturar a rede da empresa – Campinas. Para atender às questões iniciais, deve ser desenvolvido um relatório com uma pesquisa de mercado realizada em duas empresas de telecomunicações, que atenda às seguintes especificações técnicas:

RELATÓRIO DE PESQUISA DE MERCADO

Empresa A (link dedicado)

1 gb (full-duplex).

SLA 98%.

Fibra e rádio com redundância.

Instalação de equipamentos por comodato R$ 280,00.

Link dedicado 100 Mb R$ 5.000,00. 

Empresa B (link dedicado)

1GB (full-duplex).

SLA 99%.

Fibra sem redundância.

Instalação de equipamentos por comodato R$ 0,00.

Link dedicado 100 Mb R$ 4.750,00.

Empresa A (internet)

20MB (full-duplex).

SLA 95%.

Fibra sem redundância.

Instalação de equipamentos por comodato R$ 0,00.

Link de internet 20 Mb R$ 250,00.

Empresa C (internet)

20MB (full-duplex).

SLA 97%.

Fibra sem redundância.

Instalação de equipamentos por comodato R$ 0,00.

Link de Internet 20 Mb R$ 210,00.

Conclui-se que:

Link de internet: a empresa C apresenta maior disponibilidade de entrega de serviços, 2% a mais que a empresa A, além de representar uma economia anual de aproximadamente R$ 500,00.

Link dedicado: a empresa A possui SLA 1% menor que a empresa B, porém a redundância oferecida pela empresa pode oferecer SLA maior que a especificada. O custo é mais elevado, porém a qualidade dos seus serviços pode garantir as necessidades técnicas da empresa.

Avançando na prática

Meios de transmissão entre dois prédios

O supermercado Com_2as, localizado na cidade de São Paulo, possui o depósito na Rua José Castro de Freitas Filho (D) e a sua loja na Rua Gotaru Suzuki (S), conforme demonstra a Figura 1.7 a seguir.

Figura 1.7 | Localização do supermercado
Fonte: Google Maps.

A distância aproximada dos dois pontos é de 200 m. Sabendo que os meios de transmissão possuem restrições quanto à distância, a fim de evitar a degradação dos serviços, faz-se necessário comunicar o depósito com a loja, sem que ocorra perda na qualidade da conexão.

São três opções possíveis para efetuar a comunicação entre o depósito e a loja, sendo elas:

  • Cabo coaxial: o cabo do tipo 10Base5 possibilita um alcance de até 500 m de distância entre dois pontos; ponto positivo: o custo; ponto negativo: a instalação em áreas em que o cabo fique exposto a intempéries climáticas.
  • Fibra óptica: o cabo pode alcançar longas distâncias sem que ocorra a degradação dos serviços; ponto positivo: a velocidade da comunicação; ponto negativo: o custo do metro do cabo.
  • Rádio: a comunicação sem fio possibilita comunicar pontos distantes sem a necessidade de instalação de cabeamento; ponto positivo: baixo custo; ponto negativo: suscetível às condições climáticas.

Embora o valor da fibra óptica seja maior que as outras opções, esta se mostra mais adequada, pois pode garantir qualidade na comunicação entre os dois prédios. Em razão de a distância não ser muito longa, o custo-benefício quanto à baixa manutenção da fibra óptica justifica o investimento. 

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!