Quais os fatores que devem ser avaliados ao escolhermos um meio para a transmissão?
Os meios escolhidos para a transmissão podem variar conforme disponibilidade de infraestrutura, geografia, distância entre os pontos, viabilidade financeira, entre outros.

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Sem medo de errar
Uma empresa que produz jogos para computadores e smartphones. A fim de atender à demanda das escolas de Campinas de que se desenvolvam jogos educacionais, os diretores da empresa resolveram abrir uma filial nessa cidade.
A sua equipe, então, foi selecionada para estruturar a rede da empresa – Campinas. Para atender às questões iniciais, deve ser desenvolvido um relatório com uma pesquisa de mercado realizada em duas empresas de telecomunicações, que atenda às seguintes especificações técnicas:
- Link de internet: SLA mínima de 95%, taxa de upload e download de 20 Mb.
- Valor dos pacotes de serviço.
- Link dedicado para comunicar a matriz e a filial, com fibra óptica e velocidade de 100 Mb.
RELATÓRIO DE PESQUISA DE MERCADO
Empresa A (link dedicado)
1 gb (full-duplex).
SLA 98%.
Fibra e rádio com redundância.
Instalação de equipamentos por comodato R$ 280,00.
Link dedicado 100 Mb R$ 5.000,00.
Empresa B (link dedicado)
1GB (full-duplex).
SLA 99%.
Fibra sem redundância.
Instalação de equipamentos por comodato R$ 0,00.
Link dedicado 100 Mb R$ 4.750,00.
Empresa A (internet)
20MB (full-duplex).
SLA 95%.
Fibra sem redundância.
Instalação de equipamentos por comodato R$ 0,00.
Link de internet 20 Mb R$ 250,00.
Empresa C (internet)
20MB (full-duplex).
SLA 97%.
Fibra sem redundância.
Instalação de equipamentos por comodato R$ 0,00.
Link de Internet 20 Mb R$ 210,00.
Conclui-se que:
Link de internet: a empresa C apresenta maior disponibilidade de entrega de serviços, 2% a mais que a empresa A, além de representar uma economia anual de aproximadamente R$ 500,00.
Link dedicado: a empresa A possui SLA 1% menor que a empresa B, porém a redundância oferecida pela empresa pode oferecer SLA maior que a especificada. O custo é mais elevado, porém a qualidade dos seus serviços pode garantir as necessidades técnicas da empresa.
Avançando na prática
Meios de transmissão entre dois prédios
O supermercado Com_2as, localizado na cidade de São Paulo, possui o depósito na Rua José Castro de Freitas Filho (D) e a sua loja na Rua Gotaru Suzuki (S), conforme demonstra a Figura 1.7 a seguir.
A distância aproximada dos dois pontos é de 200 m. Sabendo que os meios de transmissão possuem restrições quanto à distância, a fim de evitar a degradação dos serviços, faz-se necessário comunicar o depósito com a loja, sem que ocorra perda na qualidade da conexão.
São três opções possíveis para efetuar a comunicação entre o depósito e a loja, sendo elas:
- Cabo coaxial: o cabo do tipo 10Base5 possibilita um alcance de até 500 m de distância entre dois pontos; ponto positivo: o custo; ponto negativo: a instalação em áreas em que o cabo fique exposto a intempéries climáticas.
- Fibra óptica: o cabo pode alcançar longas distâncias sem que ocorra a degradação dos serviços; ponto positivo: a velocidade da comunicação; ponto negativo: o custo do metro do cabo.
- Rádio: a comunicação sem fio possibilita comunicar pontos distantes sem a necessidade de instalação de cabeamento; ponto positivo: baixo custo; ponto negativo: suscetível às condições climáticas.
Embora o valor da fibra óptica seja maior que as outras opções, esta se mostra mais adequada, pois pode garantir qualidade na comunicação entre os dois prédios. Em razão de a distância não ser muito longa, o custo-benefício quanto à baixa manutenção da fibra óptica justifica o investimento.