Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

TEORIA DA GERÊNCIA DE REDES E PADRÕES

Sergio Eduardo Nunes

Monitorando uma rede de computadores.

Afim de garantir uma padronização no monitoramento de redes é comum a utilização de protocolos como por exemplo o SNMP (Simple Network Information Protocol), um protocolo empregado para efetuar o monitoramento dos dispositivos de redes e os serviços.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Sem medo de errar

A empresa T2@T Visão faz armação para óculos e possui diversos clientes espalhados por toda a Europa. A sua rede não tem uma topologia tão complexa, razão pela qual também não utiliza protocolos de gerenciamento de rede. 

O administrador de redes solicitou uma consultoria, já que foi apresentada uma situação bem comum: a empresa busca mecanismos que proíbam os colaboradores de utilizarem streaming de vídeo em sites como: YouTube, Vimeo, Keepvid, etc. O gerente da T2@T Visão fez, então, uma solicitação para que a sua equipe indicasse uma ferramenta que pudesse efetuar o monitoramento da rede para supervisionar os serviços utilizados.

Para tal situação, é preciso que:

Como na rede em questão não é utilizado nenhum protocolo de gerenciamento de rede (sistema de gerenciamento de rede), a indicação para efetuar o monitoramento é o sniffer. Essa ferramenta pode permitir ao administrador de redes capturar os pacotes e verificar se algum usuário está utilizando algum serviço não autorizado pela empresa.

Para isso, o mercado possui alguns softwares livres, que auxiliarão na captura dos pacotes, na análise dos dados, ajudando o administrador de redes a monitorar os serviços utilizados pelos colaboradores.

Avançando na prática

Leitura do relatório de sniffing

Descrição da situação-problema

Uma rede situada em uma prefeitura possui muitos computadores, localizados em diversas secretarias (educação, segurança, saúde, etc.). Um jovem administrador de redes notou lentidão ao utilizar a internet. Desconfiado de que os colaboradores estariam fazendo downloads na referida rede, ele utilizou um sniffing para capturar os pacotes, conforme pode ser observado na Figura 4.4.

Figura 4.4 | Relatório do sniffing
Fonte: elaborada pelo autor.

Porém, ao receber o relatório, o administrador não conseguiu definir se estavam sendo utilizados serviços de download nem qual era o IP do dispositivo.

O administrador de redes utilizou um software para monitorar os pacotes dos serviços na rede da prefeitura, pois notou lentidão, possivelmente em razão de download feito por algum colaborador. Porém, ao receber o relatório, o administrador não conseguiu determinar qual o serviço de download tinha sido e qual era o IP do dispositivo.

Os pacotes de número 6910 demonstram que o serviço utilizado para download foi o Torrent, ocupando assim a largura da banda pelo dispositivo de IP 192.168.0.106.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!