Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

ETHERNET

Sergio Eduardo Nunes

Planejando a estruturação de uma rede Ethernet.

Entender os conceitos de domínio de colisão e broadcast é fundamental no planejamento de estruturação de uma rede, sendo possível escolher o equipamento apropriado para que a rede tenha o melhor desempenho possível.

Fonte: Lorem ipsum

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Sem medo de errar

A fim de documentar as experiências nos projetos nas redes de computadores em razão dos quais a equipe resolveu os problemas, o gerente de projetos solicitou que:

Para isso deve ser observada a Figura 3.11, em que:

Figura 3.11 | Topologia da escola Escola 1_A
Fonte: elaborada pelo autor.

Para isso:

Lista de equipamentos:

Domínio de broadcast: três domínios, pois cada roteador da topologia forma um domínio de broadcast.

Domínio de colisão: três domínios, pois cada interface de rede do switch forma um domínio de colisão. E nessa topologia há os três roteadores (wireless Router0, wireless Router1 e wireless Router2) que se conectam a uma interface de rede do Switch0.

Avançando na prática

Competição de jogo on-line

Descrição da situação-problema

Uma turma de jovens se reuniu para fazer uma competição de jogo on-line. A turma foi dividida em duas equipes, cada uma das quais com oito jogadores. Para isso foi montada a topologia representada a seguir:

Figura 3.12 | Topologia competição de jogo on-line
Fonte: elaborada pelo autor.

Porém, poucos minutos após o início da competição, a rede apresentava lentidão e o servidor ficava indisponível. Para que fosse possível ocorrer a competição, quais equipamentos deveriam ser substituídos? Qual é o motivo de a topologia ter apresentado lentidão e indisponibilidade do servidor? 

Para que seja possível que a competição aconteça sem que o servidor fique indisponível e sem que ocorra lentidão, caracterizando a degradação do serviço, deve-se substituir os hubs de ambos os times (rede do lado direito e esquerdo do Wireless Router2) por um switch. Isso ocorre porque os hubs são equipamentos que propagam as mensagens para todas as portas, formando, assim, um único domínio de colisão e broadcast, razão pela qual ambos os times estão “inundando” a sua própria rede com mensagens de broadcast “inúteis”, ocupando a largura de banda disponível.

Por sua vez, o switch pode formar um domínio de colisão em cada uma de suas portas, em um único domínio de broadcast. 

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!