Comentários
O protocolo HTTP garante o acesso ao conteúdo web na rede mundial de computadores enquanto que o DNS vai resolver o nome de domínio para possibilitar que os dispositivos encontrem o site a ser acessado.
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Para auxiliar os engenheiros a ter acesso aos projetos anteriores e àqueles que estão em andamento, foi sugerido um site para hospedar tais informações. Porém, para isso, a sua equipe deve configurar os serviços de HTTP e DNS no servidor já instalado na topologia, conforme indicado na Figura 2.12 a seguir:
O nome do endereço escolhido para o site pela gerência da empresa 2@@ é o www.projetoeng.com.br.
Para que os computadores acessem o site, deve-se fazer “apontamento” para o servidor DNS. Para isso, em TODOS os computadores de ambas as redes, deve ser feito o seguinte procedimento:
A fim de testar as configurações, o Packet Tracer possui um site instalado. Para isso, escolha um dos computadores, clique na aba “Desktop” e selecione a opção “Web Browser”. No navegador, digite no campo “URL” o endereço do site de treinamento (www.projetoeng.com.br).
As configurações realizadas nas redes possibilitaram a compreensão da importância dos protocolos de redes para que os serviços necessários no dia a dia possam ser providos.
Uma rede de computadores necessita de diversas interfaces para acomodar todos os dispositivos necessários na topologia apresentada a seguir:
Como não existe um roteador com o DHCP, o responsável por atribuir o endereçamento IP (Internet Protocol) aos dispositivos da rede, é necessário efetuar a configuração do serviço no “Server0”. Quais alterações a configuração do DHCP pode promover em uma rede como essa apresentada?
Para configurar o serviço de DHCP em um servidor, o administrador de redes basicamente deve determinar: o endereço do Gateway, do DNS (quando necessário ou disponível) e os endereços inicial e final que serão atribuídos aos dispositivos.
Tais configurações na topologia apresentada possibilitarão que os dispositivos recebam automaticamente os endereçamentos necessários para acessar os recursos compartilhados, como a impressora e o acesso à internet.