Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

GERÊNCIA DE FALHAS E SEGURANÇA

Sergio Eduardo Nunes

Quais as técnicas utilizadas para prever as falhas de hardware, por meio de análise estatística?

A técnica MTBF prevê tempo médio entre as falhas. Enquanto que a técnica MTRR faz a previsão do tempo médio para efetuar reparo após a ocorrência de falha.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Sem medo de errar

A empresa T2@T Visão, que produz armações para óculos, resolveu inovar e fez parceria com algumas empresas de vendas on-line. Para isso, a base de dados do servidor (SQL_SERVER) é compartilhada com essas empresas. No entanto, um problema nesse servidor fez com que os parceiros comerciais relatassem as seguintes falhas:

Considerando que um e-commerce deve ficar disponível por 24 horas por dia, o gerente da T2@T Visão solicitou um relatório com o cálculo de tempo médio entre falhas (MTBF) e de tempo médio para reparos (MTTR). A empresa deseja saber o tempo durante o qual o SQL_SERVER ficou indisponível nos cinco dias em que foram relatadas as falhas.

Temos que, para o cálculo de tempo de operação, devemos fazer 5 (dias) x 24 (horas) = 120 horas.

Somatória do tempo de falhas → 60 + 40 + 80 + 30 + 90 = 300 minutos, ou 5 horas.

Número de falhas → 2 + 1 + 2 + 1 + 4 = 10 falhas.

 Para o cálculo do tempo médio entre as falhas, temos que:

MTBF=(1205)10MTBF=11,5

Ou seja, as falhas ocorrem a cada 11h30.

Com isso, é possível determinar o tempo de manutenção de cada uma das paradas:

MTTR=30010MTBF=30

Ou seja, o tempo utilizado para cada manutenção é de 30 minutos.

Dessa forma, pode-se concluir que a cada 11h30 o servidor fica indisponível por meia hora, ou, ainda, que o SQL_SERVER instalado na topologia da T2@T Visão fica indisponível para os parceiros comerciais uma hora por dia.

Avançando na prática

Escritório de advocacia

Descrição da situação-problema

Um grupo de advogados possui profissionais nas especialidades do Direito para atender as mais diferentes necessidades de seus clientes. No escritório há uma recepção e quatro cômodos, um para cada advogado. O ambiente possui wi-fi para comodidade dos clientes e uma recepção com uma atendente.

A fim facilitar o momento de anunciar a chegada de um cliente para o advogado, o escritório contratou um desenvolvedor para fazer um chat de comunicação. No entanto, o desenvolvedor não possui experiência em criptografar mensagens em rede, tendo lhe enviado o seguinte e-mail:

“Em razão de sua experiência em redes de computadores, estou fazendo contato com você para que me indique o tamanho adequado que devo utilizar para desenvolver um chat de uso interno em um escritório de advocacia. Aguardo retorno de sua assessoria em redes.”

Para auxiliar o desenvolvedor de software na construção do chat de uso interno em um escritório de advocacia, o e-mail foi respondido da seguinte forma:

Sr. Desenvolvedor,
Para o desenvolvimento do chat de forma que não prejudique o desenvolvimento, você pode utilizar chave de 64 bits, pois, como não são muitos dispositivos conectados na rede, acredito que esse comprimento deva atender às suas necessidades.
Porém, como a sua rede wi-fi é aberta ao público, os dispositivos que se conectam a ela podem causar vulnerabilidade. Dessa forma, se a rede continuar aberta ao público, sugiro que você utilize em sua programação do chat chave com o comprimento de 128 bits.
At.te”

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!