Comentários

0%

NÃO PODE FALTAR

O MODELO DE REFERÊNCIA ISO/OSI

Sergio Eduardo Nunes

Como os protocolos são utilizados nas redes para prover os serviços nas redes de computadores?

Ao enviar uma mensagem para qualquer dispositivo encontrado na rede mundial de computadores, tanto o emissor quanto o receptor precisam utilizar um protocolo com que as duas partes concordem.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Praticar para aprender

Caro aluno, você já pôde compreender o modelo de referência OSI e a importância que ele teve para que houvesse uma padronização na forma de prover a comunicação entre os dispositivos. Com isso, será possível estudar:

Tais conhecimentos possibilitarão ao profissional de redes de computadores organizar e gerenciar os serviços que devem ser providos, a fim de atender às necessidades de comunicação e de compartilhamento de recursos. 

A empresa 2@@ faz projetos de engenharia para grandes empreendimentos comerciais e, em seu dia a dia, necessita compartilhar os desenvolvimentos em andamento e aqueles que já foram concluídos entre todos os membros da equipe de desenvolvimento. Para isso, foi sugerido alocar um site com os projetos no servidor HTTP encontrado na topologia, conforme pode ser observado a seguir:

Figura 2.6 | Topologia empresa 2@@
Fonte: elaborada pelo autor.

Com isso, será necessário configurar os serviços HTTP e DNS no servidor instalado na sala do gerente (rede desenvolvida do Packet Tracer).

Com a configuração do servidor HTTP, será possível hospedar os projetos de engenharia. Por sua vez, o DNS vai resolver o nome de domínio para possibilitar que os dispositivos encontrem o site www.projetoseng.com.br, escolhido para acesso às informações necessárias para auxiliar os engenheiros nas atividades de desenvolvimento.

Tais configurações auxiliarão você a responder como os protocolos de comunicação utilizados nas redes de computadores podem prover os serviços utilizados diariamente.

Vamos encarar esse desafio e aumentar o seu conhecimento acerca das redes de computadores?

conceito-chave

Agora que você já possui conhecimentos sobre o modelo de referência OSI, será possível, então, compreender como os protocolos são utilizados nas redes para prover os serviços nas redes de computadores.

Forouzan (2008, p. 19) define que, em redes de computadores, “protocolo é sinônimo de regra”. Ao enviar uma mensagem para qualquer dispositivo encontrado na rede mundial de computadores, tanto o emissor quanto o receptor precisam utilizar um protocolo com que as duas partes concordem. Por meio de um conjunto contendo várias regras, é possível efetuar o controle da comunicação. A arquitetura do protocolo deve possuir os elementos-chave:

Hierarquia e interfaces dos protocolos nos serviços de redes

Segundo Tenenbaum (1997), assim como determina o modelo de referência OSI, os protocolos são organizados em pilha ou camada, porém em todas as redes a função primordial é fornecer serviços às camadas superiores.

Para isso, o mecanismo utilizado faz com que a camada “n” de um dispositivo se comunique com a camada “n” de outro dispositivo. Basicamente, o protocolo efetua a “negociação” entre as partes para que seja provida a comunicação, conforme pode ser observado na Figura 2.7 a seguir:

Figura 2.7 | Camadas e interfaces
Fonte: Forouzan (2008, p. 46).

Quando os dados são transferidos, cada camada processa o seu serviço respectivo. Para que isso ocorra, a cada par de camadas existe uma interface, responsável por definir as operações e os serviços que a camada inferior tem que encaminhar à camada superior.

Ao projetar as interfaces nas redes, a carga de trabalho das informações que devem ser passadas entre as camadas é reduzida, pois, dessa forma, só é necessário oferecer o mesmo conjunto de serviços entre os dispositivos que estão se comunicando.

Os protocolos utilizados nas redes de computadores estão diretamente ligados aos serviços utilizados nas redes de computadores diariamente. Por exemplo, ao utilizar um aplicativo em um smartphone, são necessários diversos protocolos como o TCP/IP, DNS, NTP, entre outros, para que seja provido algum tipo de serviço.

Nesta seção vamos nos concentrar nos protocolos que operam na camada 7 (aplicação) do modelo de referência OSI, pois nos próximos estudos serão tratados os demais protocolos da camada de rede e transporte. Dessa forma, por meio dessa divisão, será possível maior compreensão do funcionamento e das principais características dos protocolos que agem em ambas as camadas. Segundo Tanenbaum (1997), estão definidos os seguintes protocolos:

Figura 2.8 | Servidor HTTP
Fonte: elaborada pelo autor.

Para compreensão do funcionamento do servidor HTTP, um exemplo ocorre quando um computador efetua uma solicitação para acessar um site alocado em um Servidor HTTP quando digitada a URL (Uniform Resource Locator – Localizador Padrão de Recursos), o endereço do site disponível em algum dispositivo na rede mundial de computadores. Ao receber a solicitação, o servidor envia a resposta, sendo possível ao usuário visualizar o conteúdo por meio de um navegador web.

Exemplificando

Para hospedagem de sites, sistemas web, jogos on-line, entre outras aplicações, o mercado possui diversas empresas que disponibilizam hospedagem gratuita. No Quadro 2.1 a seguir é demonstrado o endereço do host (nome dado à hospedagem web) e os respectivos serviços disponibilizados.

Quadro 2.1 | Hosts de hospedagem gratuitos
Host
Serviços
000webhost.com HTTP, E-mail, Banco de dados e FTP.
freehostia.com/hosting.html HTTP e E-mail.
hostinger.com HTTP, E-mail e FTP.
Servidorgratuito.com HTTP, E-mail, Banco de dados e FTP.
Fonte: elaborado pelo autor.
Figura 2.9 | Transação SMTP
Fonte: elaborada pelo autor.

No exemplo acima, o usuário A do “PC0” possui uma conta de e-mail localizada no “Server HTTP 1”; por sua vez, no “PC1”, o usuário B possui uma conta de e-mail no “Server HTTP 2”. Quando o usuário A escreve uma mensagem ao usuário B, esta primeiramente é enviada para o “Server HTTP 1” e, depois disso, o protocolo SMTP se encarrega de transferi-la para o “Server HTTP 2”, possibilitando, assim, que o usuário B consiga acessar a mensagem.

Para que isso ocorra, o acesso aos e-mails pode ser efetuado via web, usando o HTTP. Este servidor HTTP, por sua vez, acessa o servidor SMTP, onde estão alocadas as mensagens.  

Figura 2.10 | Cabeçalho RTP
Fonte: https://goo.gl/9iQVbqAcesso em: 2 maio 2017.

O protocolo utiliza o campo timestamp para compensar o atraso dos pacotes. Essa compensação faz com que não ocorra a degradação dos serviços.

Quando as operadoras de internet não ofereciam conexões com velocidades mais altas, alguns programas, como Outlook ou Thunderbird, eram utilizados para esse fim. Observe na área central do Outlook Express os e-mails carregados:

Figura 2.11 | Exemplo do uso do Protocolo POP3
Fonte: https://goo.gl/wy9Sg1. Acesso em: 16 jul. 2017.

Essa ferramenta permite o recebimento das mensagens, porém não o seu envio.

Reflita

Para que o protocolo RTP funcione corretamente e garanta que os serviços streaming funcionem, é necessário que o servidor NTP esteja atualizando o tempo dos dispositivos, evitando atrasos e a degradação dos serviços. Em redes de computadores ocorre dependência entre os protocolos para que sejam providos os serviços.

Com exceção do RTP e do NTP, quais protocolos utilizados nas redes possuem dependências entre si?

Por ter um papel de extrema importância na rede mundial de computadores, o protocolo DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios) necessita de um pouco mais de detalhes. 

Para isso, Forouzan (2008) define que esse protocolo tem como função principal efetuar a tradução do número IP (Internet Protocol) para o nome de domínios, dentro de um servidor DNS, conforme exemplo no Quadro 2.2 a seguir:

Quadro 2.2 | Nome de domínio e o IP correspondente
Nome de domínio
IP correspondente
kroton.com.br 87.86.214.62
google.com.br 216.58.202.131
teleco.com 64.14.55.148
cert.br 200.160.7.17
Fonte: elaborado pelo autor.

A hierarquia dos domínios é dividida em três categorias diferentes:

Pesquise mais

Ao iniciar um projeto de um sistema web ou a construção de um site, o desenvolvedor necessita fazer uma consulta de disponibilidade para que o provedor possa ser registrado no endereço escolhido no servidor DNS do provedor. No Brasil as consultas e registros são feitos pelo https://registro.br/ (acesso em: 17 ago. 2017).

Dessa forma, o resolvedor do nome de domínio basicamente precisa responder como uma aplicação do tipo cliente/servidor, que tem a capacidade de mapear e encaminhar as solicitações de acesso a sites por meio do endereço ou número IP fornecido.

Ao longo desta seção nós estudamos diversos protocolos da camada de aplicação. No entanto, existem diversos outros como o Telnet, POP, NIS, NFS, LDAP, etc. Embora eles desempenhem algumas funções, nos atemos aos protocolos mais relevantes nos serviços utilizados nas redes de computadores. 

Assimile

As redes de computadores são compostas por servidores, links físico e lógico, meios de transmissão e diversos serviços como: e-mail, streaming, e-commerce, entre outros. Ou seja, as arquiteturas disponíveis nas redes devem ser implementadas observando-se o mecanismo de especificações das camadas e interfaces, regra que pode ser aplicada tanto para os softwares, quanto para os hardwares utilizados nas comunicações.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!