Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Introdução à probabilidade e estatística para análise de dados

Gabriel Ferreira dos Santos Silva

lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc dignissim euismod urna tincidunt sagittis. Vivamus id vehicula eros, non scelerisque eros.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

No desafio proposto, você ficou responsável por convencer o presidente da sua empresa a utilizar algumas ferramentas de análise dados para avaliar se o aumento salarial de 15% para os funcionários da cidade do Rio de Janeiro realmente se justifica. Para tanto, é fundamental abranger os principais conceitos desenvolvidos no conteúdo desta seção, como diminuição da possibilidade de erros, tomada decisões mais assertivas, confirmação das hipóteses levantadas pelo presidente e embasamento dos resultados por meio de ferramentas fundamentadas cientificamente.
No entanto, um ponto importante e frequentemente enfrentado nas observações é a aversão à mudança. Em uma aplicação real, a inserção de um novo conceito ou de uma nova forma de fazer algo muitas vezes encontra resistência pelas partes diretamente afetadas. Por mais que se tragam diversas vantagens em se implementar a análise de dados por meio de métodos estatísticos e probabilísticos, a forma de introdução da proposta de mudança é de grande relevância, configurando-se como algo que pode comprometer a aceitação e viabilidade de tal proposta. Desta forma, é sugerido que se trabalhe tanto a argumentação em favor da implantação em questão, quanto a forma de abordagem para a proposta de mudança. Ouvir as pessoas diretamente envolvidas é um importante primeiro passo.
Com um olhar mais técnico, você deverá avaliar se esta mesma diferença de 15% se justifica para os demais cargos da empresa. Se, por exemplo, os analistas plenos recebem as mesmas remunerações em ambas as cidades, já não faria sentido reajustar os salários de forma geral na unidade do Rio de Janeiro. Além disso, diversos outros aspectos externos devem ser considerados, como os custos de vida nas duas cidades, possível incidência de impostos municipais, políticas de incentivo, entre outros.
Todos estes aspectos são elementos que servirão de insumos para a melhor tomada de decisão. Somados ao ferramental estatístico e probabilístico, é possível apresentar uma solução embasada científica e tecnicamente. Perceba que, além das habilidades ferramentais, deter conhecimento do negócio é de grande importância para a análise de dados. 

Avançando na prática

Questionamento e Reflexão

Você é líder de setor em uma empresa. A organização está em um intenso esforço para criar um modelo de inteligência de dados, que possibilite a tomada de decisão em diversas instâncias de forma cada vez mais assertiva. Na última reunião, você ficou responsável por trazer uma apresentação com o objetivo de defender a utilização da linguagem R para as análises de dados. Desta forma, você irá contemplar os principais pontos positivos de se implementar a utilização do software RStudio em sua organização.

Após uma reunião de lideranças, você ficou responsável por elaborar argumentos em prol da utilização da linguagem R e do RStudio como ferramentas principais no modelo de inteligência de dados de sua empresa. Para a preparação do material em questão, vale destacar alguns pontos principais. Inicialmente, é importante ressaltar os ganhos em se utilizar dados como fonte para a tomada de decisão. Destaque que este é um movimento observado como tendência global e que tem trazido diminuições do risco associado às atividades empresariais, ao passo que as principais decisões deixaram de ser tomadas somente pela intuição dos gestores; ganhos de eficiência em processos, em razão da utilização de diversos métodos estatísticos e probabilísticos que permitem avaliar e corrigir os principais gargalos da empresa; redução de custos, associada ao item anterior; aumentos de receita, em função de novas políticas de direcionamento de produtos e serviços para nichos de mercados específicos; entre outros fatores que julgar pertinente. 
Para a defender a utilização da linguagem R e do RStudio, reforce que, além de gratuitas, são ferramentas que permitem realizar todos as análises necessárias para a geração dos insumos que orientarão os processos de tomada decisão. Resumindo, defenda que o R faz praticamente tudo que um software estatístico faz e até um pouco mais. Destaque, também, a potencialidade presente nas bibliotecas e pacotes disponíveis na linguagem, ressaltando a possibilidade de se criarem, além das análises, dashboards e aplicativos para a disposição dos resultados.
Mostre que se trata de uma ferramenta completa que trará inúmeros benefícios para a empresa a um custo de implantação e operacionalização relativamente baixo, quando comparado a softwares pagos.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!