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Sem medo de errar
A situação-problema aborda boa parte do conteúdo apresentado na seção. Você ficou responsável por conduzir um Teste A/B de um cliente, avaliando se existe diferença na média diária de vendas entre uma Página A e uma Página B. De modo geral, existem alguns atributos distintos entre as páginas e a ideia é verificar se há algum efeito incremental na Página B em relação à Página A, atualmente utilizada pela empresa. Como vimos ao longo da seção, o Teste A/B vem associado de outros testes estatísticos, adotados para a validação das hipóteses levantadas. No nosso exemplo, estamos trabalhando com teste para médias populacionais, considerando variâncias desconhecidas, porém iguais. Para tanto, utilizaremos o Teste t de Student para amostras independentes e variâncias iguais, embora desconhecidas. Usaremos, também, um nível de significância .
Com os dados em mãos, o primeiro passo é definir as hipóteses do teste. Como estamos avaliando a igualdade ou a diferença, sugere-se a utilização de um teste bicaudal, cujas hipóteses são dadas por:
Para a realização do teste, utilizaremos o R como ferramenta auxiliar. Para tanto, devemos criar os conjuntos de dados no formato necessário para a função t.test.
:fat_pag_A = c(758.6,849.2,1046.3,677.4,834.9,678.8,685.2,793,763.9,978.5)
Ao rodarmos o script apresentado anteriormente, obteremos o resultado apresentado na Figura 4.5, a seguir:
fat_pag_B = c(943.1,1215,1321.4,995.7,1141.5,1337.1,933.4,1080.3,1029.8,1186.3)
A = rep("A",10)
B = rep("B",10)
alpha = 0.05
dados = data.frame(site = cbind(c(A, B)), faturamento = cbind(c(fat_pag_A, fat_pag_B)))
t.test(faturamento~site, alternative='two.sided', conf.level=(1-alpha),
var.equal=TRUE, data=dados

Em termos de interpretação, observamos que a média de faturamento diário dos grupos já é matematicamente diferente, em torno de R$ 312. Estatisticamente, quando avaliamos o p-valor do teste, observamos que . Dessa forma, com base na regra de decisão, considerando um , existem indícios de que as médias de faturamento diário das páginas A e B são estatisticamente diferentes, ou seja, há evidências para rejeitarmos a hipótese nula do teste.
Avançando na prática
Teste A/B para proporções
Uma empresa do setor bancário está avaliando a disposição das informações de seus aplicativos, no intuito de diminuir a incidência de reclamações relativas à acessibilidade. Para tanto, um protótipo foi realizado e comparado durante 30 dias com o modelo atual. Dos 3.745 usuários que acessaram o modelo atual, 223 registraram alguma reclamação a respeito de acessibilidade. No novo protótipo, dos 3.565 usuários, 194 apresentaram queixas. Com base nos dados apresentados, você deverá realizar um Teste A/B para a empresa, avaliando se as proporções de reclamações são as mesmas ou se existe diferença estatística entre elas. Considere .
A resolução da situação-problema passa pela aplicação do Teste Z para comparação de proporções. Utilizando o R como suporte, recomenda-se obedecer ao seguinte roteiro:
recl_mod_a = 223
recl_mod_b = 194
total_mod_a = 3745
total_mod_b = 3565
teste_ab_prop = prop.test(c(recl_mod_a,recl_mod_b),c(total_mod_a,total_mod_b),alternative = "two.sided", correct = FALSE)
teste_ab_prop
Com base nos comandos apresentados, será retornado o seguinte resultado:

Nesse sentido, avaliando-se o p-valor do teste, equivalente a 0,3447, não há indícios de que a hipótese nula seja falsa. Assim, com esses dados disponíveis, não encontramos diferença estatisticamente significativa entre as duas proporções. Nesse sentido, por mais que sejam matematicamente distintas, não podemos fazer a mesma afirmação sob a perspectiva estatística.