
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Sem medo de errar
Os problemas mais evidentes na usabilidade do cardápio tradicional são bem simples: falta de descrições mais detalhadas, falta de imagens dos pratos, falta de representação visual ou tridimensional do tamanho das porções no cardápio ou em algum local do restaurante, falta de orientação com relação à quantidade de opções no cardápio, que poderiam ser categorizadas ou até mesmo reduzidas para facilitar a escolha. As soluções nesse caso seriam detalhar os ingredientes de cada prato, incluir imagens dos pratos no cardápio, incluir imagens ou informações sobre o tamanho das porções, e organizar o cardápio com menos pratos ou com divisões mais claras de categorias.
Como será um cardápio digital, você pode aproveitar os recursos disponíveis nessa plataforma para adicionar ferramentas que ajudem as pessoas a encontrar as opções com mais facilidade. Por exemplo, você pode incluir um campo de busca para que o cliente possa procurar por um prato ou ingrediente específico, você pode prover filtros, para que as pessoas possam procurar pratos por ingrediente, categoria ou tamanho da porção, e você pode também dar destaque às imagens, de forma que o cliente possa identificar com facilidade o que é cada prato.
Avançando na prática
Projeto de uma interface para um telefone celular para idosos
Você trabalha em uma empresa fabricante de telefones celulares. A partir de pesquisas com consumidores, a empresa identificou um nicho de mercado no desenvolvimento de celulares destinados ao público idoso. As pesquisas indicaram que este público tem muito interesse em usar o telefone celular para trocar mensagens e fazer chamadas de vídeo com seus familiares e amigos, tirar fotos e acessar redes sociais. Entretanto, foi identificado que a maioria dos entrevistados tem muita dificuldade em operar este tipo de dispositivo, e acaba não conseguindo utilizar todos os seus recursos. Sua empresa decidiu aproveitar esta oportunidade e investir no projeto de um novo smartphone para idosos e você será o encarregado de coordenar o projeto da interface. O que você deve analisar para que esta nova interface tenha uma boa usabilidade para seus usuários?
Para assegurar que esta interface terá uma boa usabilidade para seus usuários você deverá começar investigando o usuário idoso e o seu contexto.
Você deverá analisar qual o seu perfil, quais as suas necessidades e quais os problemas que ele enfrenta quando deseja se comunicar com amigos e familiares através de um telefone celular.