Comentários

0%

Não pode faltar

Testes de usabilidade de interfaces

Gabriela Unger Unruh

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

praticar para aprender

Caro aluno

O teste de usabilidade é um dos métodos de avaliação mais utilizados pelas empresas atualmente. É uma oportunidade única para que você possa observar como seus usuários estão utilizando seu produto ou os protótipos das interfaces que está desenvolvendo. 
Você poderá aplicar os testes de usabilidade durante diversas etapas do desenvolvimento das interfaces, inclusive com protótipos, e assim descobrir rapidamente qual a compreensão do usuário em relação às suas soluções de projeto. O resultado dessa avaliação o ajudará a melhorar a sua interface, corrigindo e prevenindo eventuais problemas de usabilidade. 
Nesta seção, você aprenderá o que é um teste de usabilidade, em quais situações ele pode ser aplicado e qual a diferença entre os testes presenciais e remotos. Você conhecerá mais detalhes sobre como planejar uma sessão de testes de usabilidade, desde o recrutamento dos usuários até a elaboração do relatório final.

A empresa na qual você trabalha foi contratada por uma rede de academias esportivas que possui 15 unidades, localizadas em diferentes bairros da sua cidade. A academia quer desenvolver um aplicativo para seus clientes que lhes permita consultar o horário das aulas, marcar treinos e avaliações físicas, fazer reservas de salas e equipamentos e acompanhar o calendário de eventos da rede, de forma simples e rápida. 
A equipe de desenvolvimento quer que você participe do projeto cuidando de todas as etapas de pesquisas com os usuários. Seu objetivo é fazer uma análise, indicando em quais etapas você considera importante que sejam realizados os testes de usabilidade com os usuários para que a equipe possa planejar os recursos necessários. Eles pedem também que você forneça detalhes sobre como esses testes deverão ser aplicados, pois ninguém na equipe tem experiência com o método de avaliação. Descreva, na forma de relatório, as suas recomendações para a equipe de desenvolvimento.

Esperamos que, ao final desta seção, você tenha domínio sobre a fundamentação teórica desse importante método de avaliação com usuários e se sinta preparado para planejar e aplicar os testes de usabilidade de suas interfaces em diferentes etapas do projeto.

Boa leitura e bons testes de usabilidade!

conceito-chave

Testes de usabilidade de interfaces

O teste de usabilidade é um dos métodos mais importantes de observação de usuários. Nos testes é possível observar o usuário interagindo com uma interface em um ambiente próximo ao contexto original de uso do produto. 
Lembre-se que testar a usabilidade é avaliar a eficácia, a eficiência e a satisfação do usuário ao utilizar o sistema interativo para atingir objetivos específicos dentro de um determinado contexto de uso (ISO 9241:11, 2018). 
Os testes ajudarão a responder perguntas como: o usuário consegue usar o produto? consegue completar as tarefas? Enfrenta alguma dificuldade? Como ele se sente ao interagir com o produto? E o mais importante, o teste de usabilidade ajudará o avaliador a entender não somente o que está acontecendo, mas principalmente o porquê daquele comportamento do usuário.

Um dos principais objetivos dos testes de usabilidade é identificar potenciais problemas de usabilidade nas interfaces para, assim, propor recomendações que possam solucioná-los (Figura 4.18).

Figura 4.18 | Um dos objetivos do teste de usabilidade é identificar problemas de usabilidade na interface
Fonte: elaborado pela autora.

Lembre-se que um problema de usabilidade tem três componentes principais que determinam uma relação de causa-efeito. Um elemento na interface (um ícone, um texto, uma imagem, etc.) causa um impacto na tarefa (perda de tempo, resultado com baixa qualidade, resultado incompleto, objetivo não alcançado, etc.) e um impacto no usuário (ele fica confuso, não sabe o que fazer, fica aborrecido, frustrado, irritado, etc.) (Figura 4.19).

Figura 4.19 | Componentes de um problema de usabilidade
Fonte: elaborado pela autora.

Durante o teste de usabilidade, o moderador solicita ao usuário que realize uma série de tarefas enquanto observa e toma notas de seu comportamento. O moderador deve observar se o participante está conseguindo realizar as tarefas, quais caminhos percorre na interface, quais problemas de usabilidade ele enfrenta durante a interação e como se sente ao utilizar o sistema. É comum pedir ao participante que “pense em voz alta” para que o moderador possa compreender mais facilmente o modelo mental do participante.

Assimile

Nem todo participante se sente à vontade para “pensar em voz alta” durante os testes. Quando seu usuário não estiver verbalizando seus pensamentos, procure incentivá-lo com perguntas do tipo: Você poderia me dizer o que você está pensando? O que você está achando? O que você está fazendo agora?

Dessa forma você irá lembrá-lo de falar o que está pensando enquanto executa as tarefas na interface.

Em relação ao local e à forma de fazer os testes, podemos dividir em dois grupos (Figura 4.20):

Figura 4.20 | Local dos testes de usabilidade
Fonte: elaborado pela autora.

Os testes presenciais podem ser conduzidos em um laboratório de usabilidade, que é um local preparado, com isolamento acústico, microfones e equipamentos que facilitarão a condução dos testes. Um laboratório de usabilidade convencional contém duas salas: a sala de testes, na qual ficam o moderador e o participante, e a sala de observação, na qual ficam os demais pesquisadores e as pessoas que vão observar os testes. Essas salas normalmente são separadas por uma parede que contém um espelho falso, através do qual os pesquisadores visualizam o participante, mas o participante não vê os pesquisadores. (Figura 4.21). A sala de testes pode ser configurada de várias maneiras para simular diferentes ambientes, como um escritório, uma sala de estar ou o interior de uma loja, por exemplo. Ela é equipada com câmeras e microfones para capturar a interação de vários ângulos diferentes. As imagens são combinadas e transmitidas a um monitor na sala de observação para que todos possam acompanhar a interação do participante com a interface.

Figura 4.21 | Exemplo de configuração para um laboratório de usabilidade
Fonte: elaborado pela autora.

Os testes realizados em campo ocorrem em um contexto real de uso do produto, que pode ser, por exemplo, ao ar livre, dentro de uma loja, na casa ou no local de trabalho do usuário. Apesar de ser possível observar a situação real de uso, os testes em campo ocorrem em ambientes não controlados, nos quais os participantes e os pesquisadores ficam sujeitos a diversas distrações e possíveis interrupções. 
Nos testes de usabilidade remotos, o participante e o moderador não estão no mesmo local. Dessa forma, é possível testar com participantes de qualquer lugar do país e até de outros países, pois as sessões de teste ocorrerão de maneira remota. 
Nos testes remotos com moderador, é agendado um horário com o participante e, com auxílio de um software de videoconferência, o moderador orienta o participante durante a sessão, passando instruções, observando a interação em tempo real, através de recursos de compartilhamento de tela, e fazendo perguntas ao participante. Essa modalidade de teste é muito similar ao teste presencial, a única diferença é que moderador e participante não estão fisicamente no mesmo espaço (Figura 4.22).

Figura 4.22 | Teste de usabilidade remoto com moderador
Fonte: elaborado pela autora.

Já no teste remoto sem moderador, o participante recebe um convite e participa do teste de acordo com a sua conveniência. Ele receberá as instruções do que deve ser feito de um software que o conduzirá para que realize as tarefas, apresentará perguntas pré-definidas e enviará questionários. Toda a sessão é gravada e enviada ao moderador que poderá assisti-la posteriormente (Figura 4.23). A vantagem dos testes sem moderador é que eles podem ser enviados a diversos participantes simultaneamente, entretanto será necessário assistir aos vídeos posteriormente e não será possível entrevistar o participante, caso seja necessário esclarecer alguma dúvida.

Figura 4.23 | Teste de usabilidade remoto sem moderador
Fonte: elaborado pela autora.

Plano de testes

O planejamento de um teste de usabilidade exige alguns passos importantes, entre eles podem ser destacados os seguintes:

Assimile

Segundo Nielsen (2000), o número ideal de participantes em um teste de usabilidade é 5, se você estiver testando um único grupo de perfil de usuários. Se você for testar dois grupos de usuários, recrute 3 a 4 participantes para cada grupo. Se forem três ou mais grupos de usuários, teste com 3 participantes de cada grupo.

Exemplificando

Imagine que você vai fazer um teste de usabilidade para avaliar um quiosque de venda de ingressos de cinema. Um exemplo de uma tarefa inserida em um cenário para esta situação seria:

“Você e mais duas amigas decidiram ir ao cinema hoje à noite, na sessão das 20horas do filme Saindo da rotina. Como elas vão chegar muito próximo ao horário de início do filme, você ficou responsável por comprar o ingresso para todos. Você está na frente do quiosque de venda de ingressos. O que você faria?

Ou seja, ao invés de passar uma tarefa para o participante de forma direta: “Compre 3 ingressos para a sessão das 20h do filme Saindo da rotina”, o moderador descreve a tarefa de forma indireta, colocando-a dentro de um cenário possível, que poderia ser vivido pelo participante.

Reflita

Você já parou para observar alguém usando um sistema interativo? A técnica de observação exige prática. Há diversas oportunidades no seu dia a dia para que você observe as pessoas utilizando interfaces diversas. Por exemplo, quando você for ao supermercado, observe como o atendente do caixa utiliza o sistema de pontos de vendas. 
Comece analisando o posto de trabalho, veja como a tela, o teclado e demais equipamentos estão posicionados em relação ao atendente. Verifique se foram respeitados os princípios ergonômicos, ou se a posição dos equipamentos causou desconforto ou excesso de esforço físico. Depois, perceba como ele interage com o scanner na hora de passar os produtos, quando e como ele tem que usar o teclado ou a tela. Observe como as informações são exibidas na tela. Se possível, converse com o atendente, pergunte o que ele acha do sistema e da interação. Aproveite também para observar o cliente, veja como ele interage com o sistema, como ele acompanha o registro das suas compras e como faz o pagamento?

Daqui para frente, sempre que você estiver próximo a uma pessoa utilizando um sistema interativo, procure prestar atenção e observar atentamente o seu comportamento. Você ficará surpreso com as descobertas que fará!

Ao finalizar todas as sessões do teste de usabilidade, deve ser feita a análise e a interpretação dos dados coletados. Os resultados serão compilados e incluídos em um relatório final que deverá ser apresentado à equipe de projeto. Esse relatório deverá conter uma descrição do contexto de uso, dos objetivos da avaliação e do contexto no qual o teste foi executado. Descreva os resultados da avaliação, anexando as respostas dos questionários e das entrevistas.

Figura 4.24 | Elementos presentes em um relatório de um teste de usabilidade
Fonte: elaborado pela autora.

Apresente os problemas de usabilidade encontrados descrevendo o que ocorreu, qual o impacto na tarefa e no usuário. Ilustre o problema adicionando uma imagem da interface e indicando o grau de severidade do problema. Adicione as recomendações e sugestões para revisão da interface (Figura 4.25). Complemente o relatório incluindo comentários dos participantes e alguns clipes de vídeo e/ou áudio que ilustram os principais problemas de usabilidade identificados.

Figura 4.25 | Descrição de um problema de usabilidade
Fonte: elaborado pela autora.

Os testes de usabilidade podem ser realizados a qualquer momento durante o desenvolvimento da interface. Você pode e deve testar soluções nas fases iniciais de projeto, utilizando protótipos. Quanto mais avançada a etapa de projeto, mais caro e mais difícil será fazer as alterações necessárias. Utilize os testes de usabilidade para solucionar dúvidas importantes da equipe de projeto sobre como o usuário irá interagir com a interface. Assim, você implementará na prática o Projeto Centrado no Usuário, pois você o trará para o centro da tomada de decisão, pedindo que teste a interface e ajude a equipe a tomar as decisões corretas.

Exemplificando

Se você nunca realizou um teste de usabilidade, faça um pequeno experimento. Peça a um amigo ou familiar que escolha um aplicativo de celular ou um website e pergunte quais tarefas ele costuma executar com esse sistema. Solicite, então, que execute algumas dessas tarefas e observe como ele interage com a interface. Procure observar onde ele clica, que caminhos segue na estrutura de navegação, o que chama mais sua atenção. Peça para que “pense em voz alta” e procure observar se o que você interpreta corresponde a o que ele fala. Ao final da observação, converse com esse usuário e verifique se a interpretação do que você observou estava correta. Quais problemas de usabilidade você conseguiu identificar? Qual a usabilidade da interface que você avaliou, considerando o usuário escolhido por você? Qual a satisfação do usuário em relação a essa interface?

Nesta seção, foram apresentados os principais conceitos e práticas relacionados aos testes de usabilidade. A observação do usuário utilizando o sistema digital é uma das melhores técnicas para identificar problemas de usabilidade na interface e compreender o porquê do comportamento do usuário. Procure realizar avaliações constantes de suas soluções de projeto junto a seus usuários. Essa prática resultará em interfaces melhores, mais simples e fáceis de usar e que oferecerão uma melhor experiência a seus usuários.

faça valer a pena

Questão 1

Os participantes são o recurso mais importante para um teste de usabilidade de sucesso. É importante recrutar pessoas que sejam representantes dos grupos de usuários alvo do produto.

Pensando nas instruções de Nielsen (2000), assinale a quantidade de participantes que deve ser recrutada em um estudo que tenha um único grupo de perfil de usuários.

Correto!

Segundo Nielsen (2000), o número ideal de participantes em um teste de usabilidade é 5, se você estiver testando um único grupo de perfil de usuários. Se você for testar dois grupos de usuários, recrute 3 a 4 participantes para cada grupo. Se forem três ou mais grupos de usuários, teste com 3 participantes de cada grupo.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Questão 2

Um problema de usabilidade pode ser descrito por três componentes: a causa na interface, o impacto na tarefa e o impacto no usuário.

Assinale a alternativa que contém os principais elementos que devem ser incluídos ao reportar um problema de usabilidade em um relatório formal de teste de usabilidade.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Correto!

Em um relatório de teste de usabilidade, é importante descrever os problemas encontrados para que toda a equipe de desenvolvimento saiba claramente qual problema ocorreu, sua causa, seu impacto e seu grau de prioridade. Dessa forma, é possível definir qual problema deverá ser solucionado primeiro. Para cada problema encontrado durante o teste, inclua as seguintes informações: descrição do problema, localização do problema na interface, o contexto em que o problema foi observado, os impactos do problema sobre o usuário e a tarefa, o grau de severidade do problema e as recomendações para a solução do problema. 

Questão 3

Uma colega de trabalho da equipe de UX/UI deve fazer um teste de usabilidade de um aplicativo para celular. Ela não tem muita prática com avaliação de interfaces e pede sua ajuda na elaboração do planejamento desse teste. Você, então, ajuda a elaborar o passo a passo do teste, indicando as principais etapas a serem executadas.

Considerando as opções a seguir, analise quais fazem parte do planejamento e execução de um teste de usabilidade.

  1. Recrutamento de participantes.
  2. Condução de um teste piloto.
  3. Definição do local dos testes.
  4. Elaboração do relatório.
  5. Treinamento do participante para usar a interface.

É correto o que se afirma em:

Correto!

Durante a sessão de testes, o avaliador deve passar as instruções sobre as tarefas, mas não deve, em momento algum, instruir os participantes sobre como executá-las. Os participantes devem realizar as tarefas sozinhos, sem ajuda ou treinamento, como se estivessem em um contexto real de uso do produto.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

referências

CYBIS, W.; BETIOL, A. H.; FAUST, R. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2015.



INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 9241:11:2018 Ergonomics of human-system interaction - Part 11: Usability: Definitions and concepts. 2 ed. Geneva: ISO, 2018. 29 p.



NIELSEN, J. Why You Only Need to Test with 5 Users. 2000. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/why-you-only-need-to-test-with-5-users/. Acesso em: 29 maio 2021.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!