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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Testes de usabilidade de interfaces

Gabriela Unger Unruh

Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

Você recomenda para a equipe que aplique a abordagem de projeto centrado no usuário, realizando pesquisas com clientes e potenciais clientes da academia, desde o início do projeto. Você sugere que, antes de começar a desenhar as telas, a equipe faça uma etapa de descoberta, fazendo entrevistas com frequentadores de academias e observando seu comportamento para identificar quais problemas e necessidades esse público-alvo apresenta. Após passar pela fase de ideação e prototipação, e desenhar as primeiras soluções das telas da interface do aplicativo, a equipe deve reunir novamente grupos de usuários para que testem essas soluções em sessões de testes de usabilidade de protótipos. Ao evoluir com os protótipos, os usuários devem ser chamados novamente, sempre que a equipe de desenvolvimento tiver dúvidas sobre alguma decisão de projeto. Quando o aplicativo for lançado, a equipe deve continuar avaliando a solução através de pesquisas online, entrevistas e novos testes de usabilidade, para avaliar como o produto está sendo usado no contexto real e identificar pontos de melhorias. Inserir a pesquisa com os usuários, desde o início e em diversas etapas ao longo do projeto, aumentará as chances de desenvolver um produto que proporcionará a melhor experiência aos usuários do aplicativo da academia.

Avançando na prática

Testes de usabilidade de aplicativo para rede de supermercados: quantos usuários devem ser recrutados?

Você trabalha no setor de TI de uma rede de supermercados que está lançando uma nova linha de refeições prontas e congeladas. Esses produtos serão vendidos exclusivamente por aplicativo e o público-alvo é composto por clientes da rede que já compram esse produto nas lojas físicas. A equipe de desenvolvimento já planejou os testes, mas está em dúvida sobre quantos usuários devem ser chamados para participar. Eles pedem sua ajuda para definir a quantidade de participantes, considerando que o público-alvo é composto por clientes na faixa de 25 a 65 anos. Qual a sua recomendação para a equipe para definição dos grupos de usuários que deverão ser recrutados?

Considerando que o público-alvo é composto por clientes do supermercado, na faixa de 25 a 65 anos e que compram o produto nas lojas físicas, você sugere que a equipe separe os usuários considerando mais estas duas características: faixa etária e experiência com compras online e por aplicativos. 
A equipe pode, então, recrutar, pelo menos, 4 participantes para cada um dos seguintes grupos de usuários:

  • 25 a 40 anos, com experiência em compras online: 2 homens e 2 mulheres.
  • 25 a 40 anos, sem experiência em compras online: 2 homens e 2 mulheres.
  • 40 a 65 anos, com experiência em compras online: 2 homens e 2 mulheres.
  • 40 a 65 anos, sem experiência em compras online: 2 homens e 2 mulheres.
Bons estudos!

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