Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS PARA A INTERFACE COM O USUÁRIO

Adriana Holtz Betiol

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Como a plataforma possui dados, fichas de treino e vídeos de treino, ela pode gerar interação em diversos momentos: no momento da matrícula de novos clientes, que podem se cadastrar diretamente na plataforma, no momento de atualização de dados cadastrais e de planos e até na busca de informações sobre pagamento. Para esses fins é possível que o usuário utilize a plataforma em média uma vez por mês, pelo celular, computador ou tablet, dependendo do perfil de cada usuário.
Um segundo momento de interação ocorre quando o usuário consulta sua ficha de treinos, o que provavelmente será feito com o seu celular que ele acessará durante o treino quando estiver na academia.
E o terceiro momento é durante um treino em casa, que pode ser feito em um ambiente interno ou externo, com muito ou pouco espaço (possivelmente com menos espaço que na academia), e pode ser acessado pelo celular, computador ou tablet, dependendo de cada perfil do usuário.
Os princípios de usabilidade, leis e conceitos de Gestalt que devem conduzir o projeto de melhoria da interface dessa plataforma são:

Avançando na prática

Interface para relógio de pulso digital

Imagine que a mesma empresa do caso anterior acabou de aprovar o desenvolvimento de um novo projeto para um dispositivo vestível que poderá ser usado como um complemento ao monitoramento das atividades físicas de seus usuários, e eles novamente contrataram você para desenvolver o projeto. O produto será um relógio de pulso digital com tela touch que poderá ser utilizado para medir e avaliar a qualidade e a quantidade de atividade física realizada pelo usuário. Ele tem como público-alvo as pessoas que gostam de praticar exercícios físicos como corridas, caminhadas e passeios de bicicleta e querem monitorar o impacto dessas atividades em sua saúde. Você foi encarregado de coordenador a equipe que irá projetar a interface com o usuário deste produto. Pensando nas heurísticas e critérios ergonômicos de projeto de interfaces estudados nesta seção, escolha cinco princípios de usabilidade e design que você considera que são importantes e devem estar presentes no projeto desta interface, considerando o contexto do usuário móvel.

No contexto do projeto de uma interface de relógio de pulso digital, que é uma interface pequena, exigindo uma interação com as pontas dos dedos do usuário, e que será utilizada majoritariamente com o usuário em movimento, os principais princípios que devemos considerar são:

  • Visibilidade do status do sistema / Oferecer feedback: a interface deve informar o que está ocorrendo de forma que o usuário não precise olhar a tela o tempo todo, usando alertas sonoros, por exemplo.
  • Compatibilidade entre o sistema e o mundo real: a interface deve permitir interações adequadas ao contexto de alto movimento, e possivelmente alta luminosidade, como interação por voz e som e ícones e botões grandes e com alto contraste.
  • Consistência e padrões: a interface deve ter padrões para ações similares, de forma que o usuário lembre com facilidade como executar cada tipo de ação.
  • Prevenção de erros: a interface deve prevenir erros, especialmente por cliques indesejados (botões muito pequenos e próximos podem fazer com que o usuário clique em um item indesejado, por exemplo).
  • Projeto estético e minimalista: os diálogos e ícones devem ser claros e sucintos, pois o espaço reduzido da tela não deve ficar sobrecarregado de informações.
Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!