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sem medo de errar
Para a situação-problema proposta, o ideal é iniciar a inspeção por meio de uma análise da tarefa, observando um usuário real utilizando a interface ou por meio de um percurso cognitivo, onde você mesmo utiliza a interface identificando cada passo de uso e cada parte da interface utilizada para alcançar os objetivos de uso, isso porque, para desenvolver qualquer inspeção, é necessário identificar os objetivos de uso da interface e como se dá o seu uso passo a passo, para, então, entender cada parte da interface e sua relação com os objetivos dos usuários.
A análise da tarefa para cada reclamação pontuada pelo seu cliente pode ser a seguinte, por exemplo:



A partir dessa análise da tarefa, já é possível identificar os principais problemas e onde eles ocorrem. Para complementar a análise, é possível aplicar uma avaliação heurística, verificando cada heurística com relação às tarefas e telas analisadas. Então, você pode usar a tabela a seguir e verificar, durante a execução das tarefas e em cada tela, quais princípios estão sendo infringidos.

A partir dessa análise, será possível identificar os seguintes problemas:
Problema 1: falta de clareza de informações de envio das atividades.
Princípio infringido: reconhecimento no lugar de recordação.
Consequências: os estudantes podem ficar em dúvida em relação ao título da atividade na tela de atividades. Se ela não estiver vinculada ao nome do módulo do curso e data do prazo de envio, eles podem ficar em dúvida com relação ao tipo de envio, caso a descrição das atividades não esteja clara, e podem não ter certeza se enviaram a atividade porque não é dado nenhum feedback após o envio. Os estudantes precisam acessar outro item no menu para verificar os seus envios
Possível solução: vincular o nome da atividade ao módulo do curso e prazo, limitar o formato de envio ao formato solicitado na atividade ou deixar a descrição da entrega disponível durante o envio, criar um link direto do conteúdo para o envio da atividade.
Problema 2: densidade informacional na tela inicial.
Princípio infringido: projeto estético e minimalista.
Consequências: o edital de avisos é bem discreto, não há diferenciação de cor ou formato em relação à interface geral. Além disso, junto aos avisos constam eventos da escola, links diversos e notícias, por isso o estudante pode não diferenciar um aviso importante de outras informações menos relevantes.
Possível solução: deixar os avisos importantes em destaque na parte superior da tela inicial, em outro formato e cor diferente das informações menos relevantes, e definir uma separação de tipos de conteúdo e limite de informações.
Problema 3: falta de indicação do status de conclusão das atividades.
Princípio infringido: visibilidade do status do sistema.
Consequências: o estudante pode não identificar o que já realizou e reacessar conteúdos sem necessidade, tendo que verificar o que já fez ou não.
Possível solução: indicar, ao lado de cada conteúdo, se já foi concluído ou não.
Ao finalizar todo o processo, basta formalizar a análise em um relatório.
Avançando na prática
Avaliação de streaming de shows
Você foi contratado por uma empresa de streaming de shows, que é semelhante aos serviços de streaming de filmes e séries de TV, computador ou celular, mas voltado a shows e eventos de música. A empresa está desenvolvendo a interface e já possui o protótipo inicial das telas, com a estrutura básica de conteúdos e funções da tela inicial, do menu principal e de uma tela de um show com as respectivas informações.
A empresa gostaria de verificar se a estrutura está bem organizada, se possui uma boa usabilidade e são necessários ajustes antes de seguir para um protótipo funcional e mais detalhado. Qual técnica de inspeção você aplica a esse caso?
Em primeiro lugar, você deve analisar com o cliente quais as funcionalidades da interface que, nesse caso, podem ser: visualizar agenda de shows, categorias de shows, artistas favoritos, solicitação de shows, inscrever-se em um show e ver informações. Os objetivos dos usuários no uso da interface podem ser: acompanhar artistas preferidos e ver shows de seu interesse.
Em seguida, você define o método a ser aplicado. Nesse caso, fazer um percurso cognitivo pode ser mais difícil porque o protótipo não é funcional, mas é possível analisar o passo a passo que o usuário faria para alcançar os objetivos de uso e, então, aplicar uma avaliação heurística, definindo qual ou quais documentos de referência (heurísticas ou princípios de usabilidade) serão utilizados, analisando cada parte da interface, identificando possíveis problemas que os usuários podem enfrentar durante o uso e sugerindo melhorias na interface.