.jpg)
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Um dos procedimentos possíveis a serem feitos pelo pesquisador são:
- Pesquisa semiestruturada: realizar uma pesquisa com os novos clientes a fim de entenderem a motivação da compra do produto e o meio publicitário no qual elas encontraram o produto.
- Pesquisa exploratória: verificar se há outros fatores atualmente relevantes que poderiam causar esse aumento como: surtos de doenças altamente transmissíveis pelo contato, grandes eventos previstos para o mês de fevereiro, etc.
Na pesquisa com os novos clientes, a amostra indicou que 30% deles compraram o produto por preocupação com a saúde; 50% pelos benefícios do produto em relação aos concorrentes e os outros 20% por motivos diversos. Além disso, na pesquisa exploratória, foram rejeitadas as hipóteses de surto por doenças ou de grandes eventos.
O pesquisador, analisando os dados, observou que há mais evidências a favor dos efeitos positivos da pesquisa publicitária do que de efeitos externos, apontando então que poderia existir de fato uma correlação entre o investimento em publicidade.
Avançando na prática
Avaliando a boa condução da pesquisa
Você é o supervisor do departamento científico nessa empresa química. Após a realização do teste de hipóteses, a fim de verificar o efeito positivo nas vendas do álcool em gel, você recebeu o relatório da pesquisa e deve fazer uma análise sobre a condução da pesquisa.
Você observa que o pesquisador responsável não considerou a sazonalidade de compras do álcool em gel como fator externo a ser descartado na hipótese alternativa. Além disso, o pesquisador cometeu diversas falhas éticas como plágio e manipulação de dados na elaboração da pesquisa.
Dada a situação apresentada, qual seria a recomendação do supervisor ao pesquisador responsável pelo experimento?
O supervisor recomendou ao pesquisador responsável que refizesse desde o início sua pesquisa, pois o resultado poderia ser totalmente diferente do que o que foi constatado. Além disso, o supervisor orientou sobre as falhas éticas graves cometidas pelo pesquisador na condução do experimento, como plágio e manipulação de dados dos entrevistados. O supervisor proibiu que o estudo fosse publicado até a sua correção completa.