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sem medo de errar
Você foi contratado por uma empresa automobilística para desenvolver uma pesquisa sobre eficiência energética de ar-condicionado para automóveis. Ao elaborar a metodologia, você definiu que mensuraria o consumo de energia dos equipamentos em diferentes intervalos de tempo e em temperaturas variadas, a fim de avaliar qual deles apresentaria uma melhor eficiência energética.
Assim, em um intervalo definido de tempo, como a cada duas horas, por exemplo, com intervalos de temperatura graduais, sob condições controladas em laboratório, é possível mensurar qual dos aparelhos consome mais energia. Em uma conta simples, a eficiência energética pode ser mensurada por meio da quantidade de energia gasta dividida pelo total oferecido pela rede elétrica durante a atividade. O ar-condicionado que tem maior eficiência energética será o que dá o resultado mais próximo de 1.
Para exposição dos dados coletados, o gráfico sequencial é o mais indicado, pois esse tipo de gráfico mostra a evolução de uma variável ao longo do tempo. A variável em questão é a temperatura.
Avançando na prática
Avaliando um manuscrito científico
Um parecerista é contratado para avaliar a aceitação de um manuscrito submetido a uma revista científica de alto impacto na literatura. Contudo, ao ler o manuscrito, o parecerista se depara com o seguinte trecho na seção de “Introdução”:
Os testes foram aplicados em jovens de 15 a 19 anos. Os jovens, a princípio, respondiam a perguntas de aquecimento sobre o tema de pesquisa. Em seguida, os jovens respondiam a perguntas sobre comportamentos-alvo. Os resultados mostraram que 45,4% dos jovens responderam...
Considerando o contexto apresentado, escreva a indicação do parecerista com os erros cometidos pelo autor na redação deste trecho e indique de que maneira tais erros podem ser corrigidos.
Em primeiro lugar, a introdução é a seção em que se apresentam as motivações da pesquisa, os problemas a serem investigados e uma breve revisão literária. Portanto, a disposição dos resultados não poderia estar na seção de Introdução. Em segundo lugar, a redação do texto mostra que o manuscrito não foi submetido à revisão antes do envio para a revista. Uma má escrito do texto compromete o objetivo da comunicação científica. O trecho em questão pode ser corrigido e reescrito da seguinte forma:
Os testes foram aplicados em jovens de 15 a 19 aos. A princípio, os participantes respondiam a perguntas de aquecimento sobre o tema da pesquisa. Em seguida, eram questionados sobre os comportamentos-alvo. Os resultados mostraram que 45,4% dos entrevistados indicaram...”.