Comentários
Por meio de algumas estratégias didático-pedagógicas, fica fácil explicar aos alunos as diferenças entre esses dois tipos de orações.
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Seus alunos têm apresentado dificuldades para diferenciar as orações adjetivas restritivas das adjetivas explicativas. Para resolver essa situação-problema, uma sugestão que pode ser bastante eficaz é o trabalho de pesquisa, análise e apresentação (seminários ou vídeos) de orações adjetivas em propagandas e anúncios publicitários em geral. Esse trabalho pode ser realizado em grupos, duplas ou trios. Quando um aluno explica para o outro aprende mais – juntos, sob sua orientação, eles constroem conhecimento.
Para realizar esse trabalho, você pode dedicar uma aula para a organização dos grupos e motivação dos alunos a realizarem tal projeto. Nesta, você fará a explicação a respeito de como o trabalho deve ser feito (explicação pode ser por meio de slides ou com uma cópia impressa para cada aluno ou para cada grupo), com orientação sobre prazos, datas de apresentação, nota, critério de avaliação, tempo para apresentar, exposição de um exemplo de análise de adjetivas em propagandas e outros aspectos.
Procure ressaltar a importância de se compreender corretamente quando se trata de uma oração adjetiva restritiva e quando se trata de uma adjetiva explicativa – a diferença de sentido entre elas muda completamente a informação a ser transmitida.
Ademais, como se trata de um trabalho em grupo, é relevante destacar o quanto é importante que todos façam a sua parte, sem que nenhum aluno fique sobrecarregado e/ou que algum não faça o trabalho, uma vez que o aprendizado ficará comprometido. Depois, caso seja conveniente, você pode disponibilizar uma aula para os alunos pesquisarem o tema – ou em sala, por meio do celular, ou mediante qualquer outro recurso disponível na escola, e para tirarem possíveis dúvidas com relação à realização do trabalho.
Após isso, basta aguardar as datas das apresentações e acompanhar o progresso dos alunos. São grandes as chances de que, depois desse trabalho, as diferenças entre uma e outra oração adjetiva sejam compreendidas.
Caso deseje, Oliveira (2010) mostra um plano de aula envolvendo o trabalho com adjetivas em sala.
Aproveite!
Você é coordenador da área de Língua Portuguesa de sua escola. Os alunos têm apresentado, em suas produções textuais, muitos problemas de uso das conjunções: usam “portanto”, por exemplo, em orações que se pretendiam adversativas; usam “contudo” para introduzir um parágrafo conclusivo; usam repetidamente o mesmo conectivo… Enfim, há problemas de ordem coesiva envolvendo as orações coordenadas e subordinadas, encabeçadas por conjunções diversas. Os professores queixam-se de tentativas frustradas já empregadas para dirimir tal questão. O que poderia ser feito para que, ainda que a longo ou a médio prazo, se conseguisse resolver e/ou amenizar tal situação?
Para resolver a situação-problema – a qual não tem uma solução a curto prazo –, uma sugestão é a promoção de um concurso literário, junto ao corpo docente que você coordena, em que os alunos devem concorrer com produções de poemas e/ou paródias de músicas, cujas letras contenham determinadas conjunções empregadas. Por exemplo, pode-se realizar um sorteio de qual aluno vai escrever empregando esta ou aquela conjunção. Por exemplo, o aluno João, por sorteio, deve apresentar em sua produção o emprego da conjunção “porém”; a aluna Maria, por sorteio, deve apresentar, no meio de sua produção, o uso – correto – de “portanto”.
Um tema – junto ao uso das conjunções – pode ser proposto, por exemplo, um assunto que promova reflexões acerca da preservação do meio ambiente ou a respeito do preconceito e combate ao bullying nas escolas.
Os alunos devem estar cientes dos critérios de avaliação de seus textos, como conteúdo, criatividade, interpretação, emprego das conjunções e outros. Eles devem ter um prazo para escrever e se organizar, e a escola pode promover um grande evento – um luau, uma noite cultural – que instigue e motive os alunos a participarem. E então, nesse evento, eles declamam seus poemas ou cantam suas músicas e são julgados a partir dos critérios já definidos e expostos. O melhor ou os melhores textos podem receber alguma premiação. Isso dará entusiasmo, sem dúvida, aos alunos a participarem e a dedicarem o melhor de cada um nesse projeto.
Essa e muitas outras ações e demais medidas que você propuser junto ao grupo de alunos e professores podem trazer um resultado muito satisfatório tanto no entendimento do uso das conjunções quanto no desenvolvimento da escrita dos alunos, além de ser um momento de entretenimento e descoberta de talentos dos educandos.