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Sua tarefa é escrever um relatório para o psicopedagogo da escola sobre o processo de ensino-aprendizagem com seus alunos com TDAH.
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Para resolver a situação-problema, primeiramente o aluno deve compreender o gênero que será escrito, no caso, o relatório. Para isso, além das instruções do professor presencial, sugere-se a leitura do artigo “Escrita do gênero relatório de estágio supervisionado na formação inicial do professor brasileiro”, de Wagner Rodrigues Silva (2013). Após compreender a composição do relatório, o aluno deverá pensar nos pontos específicos que serão descritos no relatório, tais como:
Confira: SILVA, W. R. Escrita do gênero relatório de estágio supervisionado na formação inicial do professor brasileiro. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, jan./mar. 2013.
Na situação-problema, você deveria escrever um relatório destinado ao psicopedagogo da escola em que trabalha, explicitando o comportamento de seus alunos portadores de TDAH, as práticas adotadas em suas aulas e os resultados obtidos, a fim de alinhar seu trabalho com o dele.
A prática de escrita do relatório semanal foi bem-sucedida e, a partir desse momento, outros professores que trabalham na mesma escola em que você também farão relatórios para registrar e expor suas práticas pedagógicas à coordenação, à direção e aos pais e responsáveis dos alunos. Ao solicitar a produção do relatório aos professores, a coordenação recebeu muitas reclamações por parte do corpo docente, alegando que não tinha conhecimento a respeito de como redigir corretamente o relatório, ou seja, não tiveram, em sua formação (no ensino básico e no ensino superior) estudos direcionados para tipos e gêneros textuais como esse.
Como você já demonstrou um bom trabalho com a produção dos relatórios, a coordenação pediu sua ajuda para instruir seus colegas de trabalho a escrever um relatório. Dessa forma, você deverá preparar um texto injuntivo, no qual apresentará instruções ao corpo docente acerca de como redigir adequadamente um relatório pedagógico. Seu texto será enviado por e-mail aos professores, portanto não deve ser complexo ou muito longo, pelo contrário, deverá ser objetivo e didático.
Sugere-se, primeiramente, a leitura do artigo “O Texto Instrucional como um Gênero Textual”, de Adiane Fogali Marinello, Odete Maria Benetti Boff, Vanilda Salton Köche (MARINELLO; BOFF; KÖCHE, 2008).
Além disso, você pode seguir as seguintes etapas:
Confira: MARINELLO, A. F.; BOFF, O. M. B.; KÖCHE, V. N. O Texto Instrucional como um Gênero Textual. The Especialist, v. 29, 2008.