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Entenda as implicações do uso do conectivo "mas" no texto.
Fonte: Shutterstock.
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Para que o leitor possa compreender o texto “Mão única: mas não obrigatoriamente a correta”, é necessário entender a ligação entre os enunciados “Mão única” e “não obrigatoriamente a correta” estabelecida pelo conectivo “mas” (conjunção que expressa oposição em relação ao esperado), ou seja, se a mão é única, espera-se que ela seja a correta. Transpondo isso para o conhecimento de mundo do leitor, ele pode perceber, por meio de suas experiências que, por exemplo, no trânsito, há regras que indicam que a “mão única” seja o caminho correto para trafegar, não havendo outras possibilidades corretas, por isso foi colocado o conectivo “mas”, para se quebrar a expectativa de algo que era pressuposto pelo leitor.
Imagine que você é professor de uma turma de Ensino Fundamental I e terá que preparar uma atividade de leitura, composta por perguntas de pré-leitura, compreensão e interpretação de texto.
A seguir, apresentamos uma importante habilidade apontada pela BNCC: “(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.” (BRASIL, 2020, p. 97)
O poema concreto é apenas um exemplo de possibilidade de trabalhar a leitura com alunos. Inspire-se e produza pelo menos uma atividade de leitura para os seus alunos.
O professor poderá apresentar um poema infantil de autores que possuem produção para o público infantil, como Cecília Meireles; em seguida, realizar a exploração a partir dos tipos de perguntas elencadas a seguir.