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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

PROCESSOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Monique Bisconsim Ganasin

O conectivo e a produção de sentidos

Entenda as implicações do uso do conectivo "mas" no texto.

Fonte: Shutterstock.

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SEM MEDO DE ERRAR

Para que o leitor possa compreender o texto “Mão única: mas não obrigatoriamente a correta”, é necessário entender a ligação entre os enunciados “Mão única” e “não obrigatoriamente a correta” estabelecida pelo conectivo “mas” (conjunção que expressa oposição em relação ao esperado), ou seja, se a mão é única, espera-se que ela seja a correta. Transpondo isso para o conhecimento de mundo do leitor, ele pode perceber, por meio de suas experiências que, por exemplo, no trânsito, há regras que indicam que a “mão única” seja o caminho correto para trafegar, não havendo outras possibilidades corretas, por isso foi colocado o conectivo “mas”, para se quebrar a expectativa de algo que era pressuposto pelo leitor.

Avançando na prática

PRODUÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE LEITURA

Imagine que você é professor de uma turma de Ensino Fundamental I e terá que preparar uma atividade de leitura, composta por perguntas de pré-leitura, compreensão e interpretação de texto.

A seguir, apresentamos uma importante habilidade apontada pela BNCC: “(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.” (BRASIL, 2020, p. 97)

O poema concreto é apenas um exemplo de possibilidade de trabalhar a leitura com alunos. Inspire-se e produza pelo menos uma atividade de leitura para os seus alunos.

O professor poderá apresentar um poema infantil de autores que possuem produção para o público infantil, como Cecília Meireles; em seguida, realizar a exploração a partir dos tipos de perguntas elencadas a seguir.

  • Pergunta de Pré-leitura: Quais foram os aspectos do poema que mais chamaram sua atenção?
  • Perguntas de gênero textual:
    • Qual é o gênero do texto apresentado?
    • Onde esse texto pode ser encontrado?
    • Qual é a finalidade desse texto?
  • Perguntas textuais, cujas respostas são retiradas literalmente do texto.
  • Perguntas inferenciais, que determinam se o aluno-leitor estabeleceu relações entre o texto e as informações que possui previamente, produzindo algum tipo de inferência.
  • Perguntas interpretativas, que devem fazer que o leitor produza interpretações sobre o texto.
Bons estudos!

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