Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

GÊNEROS DISCURSIVOS: A PRÁTICA SOCIAL DA LINGUAGEM

Monique Bisconsim Ganasin

Prática de leitura e análise de um gênero textual adequado ao ensino fundamental

Veja uma sugestão de passo a passo para preparar essa aula.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Nesta seção, sua tarefa é elaborar uma aula de leitura e uma análise de um gênero textual adequado para anos iniciais de ensino fundamental. Sugerem-se os seguintes passos para a elaboração da aula:

  1. Escolha um gênero textual que trate de um assunto adequado e compatível com o nível escolar dos alunos, no caso, ensino fundamental I.
  2. Disponibilize cópias do texto para que os alunos leiam.
  3. Faça algumas perguntas de pré-leitura, compreensão e interpretação do texto.
  4. Peça aos alunos para dividirem o texto em partes menores (parágrafos e períodos) e identificar o objetivo específico de cada parte.
  5. Questione aos alunos por que aquele gênero recebe determinada classificação, relacionando seu objetivo principal às partes divididas pelos alunos.
  6. Faça, a partir da resposta dos alunos, uma explicação expositiva sobre qual é o objetivo do gênero textual lido, em quais contextos reais de uso ele é encontrado e quais são suas características específicas (composição textual, estilo e tema).
  7. Analise os elementos explicados anteriormente, mostrando onde eles se encontram no gênero textual em estudo, a fim de que os alunos tenham um contato visual dessas marcas e possam fazer essa análise em suas cópias também.

Seguem alguns exemplos de gêneros textuais que podem ser utilizados em diferentes disciplinas do ensino fundamental: infográfico; charge; tirinha; bilhete; propaganda; diário; reportagem; notícia; relato; resumo; resposta interpretativa; carta; fábula; poema; conto; biografia; piada; receita culinária; manual de instruções; tutorial em vídeo; entrevista em audiovisual ou escrita e documentário, entre outros.

Avançando na prática

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE UM GÊNERO TEXTUAL

Na situação-problema desta seção, você passou pelo contexto de que sua turma de anos iniciais de ensino fundamental sentia dificuldades de produzir determinado gênero textual, pois não tinha contato anteriormente com o texto. Assim, você elaborou uma aula de leitura e análise de um gênero textual adequado para anos iniciais de ensino fundamental, a fim de, primeiramente, trabalhar a compreensão e interpretação do texto e, posteriormente, demonstrar aos alunos como reconhecer tal texto, por meio de suas características específicas, composição, tema e estilo. Após essa aula e de ter percebido a compreensão dos alunos a respeito do gênero em estudo, você deverá elaborar uma proposta de produção textual do mesmo gênero analisado na situação-problema, a qual deve partir de um contexto de produção com uma situação real de uso do texto solicitado e, posteriormente, terá um comando de produção, em que será explícito o objetivo do texto, seu local de publicação, interlocutor e características específicas.

A seguir, veja um exemplo de proposta de produção textual do gênero carta do leitor, a qual foi baseada em uma questão de vestibular cuja sugestão de comando ao final adaptamos:

Contexto de produção
Após a leitura do texto “Pelos seus olhos eu vejo”, publicado na revista Vida Simples, você se lembra de uma ocasião em que pôde exercer a capacidade de se colocar no lugar do outro, quando algum(a) colega de escola solicitou sua ajuda em uma situação, e, por isso, você resolve escrever para a revista a fim de testemunhar como a empatia motivou você a agir com solidariedade, relatando o que foi capaz de compreender na situação que esse(a) colega lhe apresentou. 

Comando de produção: 
A partir do contexto de produção apresentado, redija uma CARTA DO LEITOR destinada a Ana Holanda, editora da revista Vida Simples, por meio da qual você relate uma situação em que algum(a) colega de escola tenha solicitado sua ajuda, dizendo para que foi essa ajuda, explicando o que o(a) levou a ajudá-lo(a) e, por fim, testemunhando ter agido com empatia ao ter compreendido os sentimentos vividos por esse(a) colega. [Não se esqueça das partes estruturais que compõem a sua carta: cabeçalho, vocativo, corpo da carta, despedida e assinatura. Seu texto deverá ter o máximo de 30 linhas.]. (adaptado de UEM, 2016, p. 3) 

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!