Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Estratégia em meios digitais

Marcelo Henrique dos Santos

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

A internet passou de um meio puramente de informação e comunicação para um importante canal de distribuição. Ele permite que as empresas forneçam informações personalizadas e de alta qualidade para um grande público, de uma forma que antes era inconcebível. 
Isso remove efetivamente o conflito da economia da informação entre o escopo e a profundidade das informações. Essas propriedades tornam a internet um poderoso canal de distribuição. As tecnologias da internet não têm consequências somente para a distribuição, mas influenciam todos os processos de negócios da empresa. Quanto mais o processo de produção depende do processamento das informações, maior é o potencial de mudança. 
No setor financeiro e de corretagem de seguros online, os clientes parecem ter reservas sobre a segurança dos dados, especialmente porque as transações financeiras contêm elementos extremamente sensíveis. No entanto, é precisamente no setor financeiro que as tecnologias de e-business (negócios realizados a partir da tecnologia) prometem melhorias substanciais na utilização das informações do cliente e na qualidade do serviço. 
A aquisição, a análise e a entrega de informações são todos os elementos cruciais para provedores de serviços financeiros que buscam criar valor. Novas oportunidades nesse domínio, portanto, inevitavelmente terão um grande impacto em quase todas as áreas de negócios.
De acordo com Holzheu et al. (2000), no setor de serviços financeiros, foram os corretores da bolsa que lideraram o caminho da utilização desses princípios na internet. Nos EUA, os corretores da bolsa online têm tido muito sucesso desde meados dos anos 1990. O motivo desse sucesso foi a combinação de comissões mais baixas e melhores serviços. A qualidade do serviço tem sido aprimorada, em parte, graças a cotações em tempo real, execução mais rápida de pedidos de clientes e maior transparência. Corretores online também estão indo bem na Europa. O número de contas que gerenciam está crescendo diariamente, e para pequenos investidores que investem em ações e outros instrumentos financeiros, essas práticas estão se tornando cada vez mais atraentes.
Em essência, as principais prioridades de cada corretor de seguro são:
•  Alcançar o maior número possível de clientes em potencial.
•  Recrutar novos clientes.
•  Reter os clientes existentes.
Essa é a única forma de garantir o crescimento. No entanto, apenas os corretores que adaptam sua estratégia à realidade conseguirão sobreviver. E a realidade obedece aos seguintes elementos:
As gerações Y (nascidos entre 1980 e 1990) e Millenials (nascidos entre 1985 e 1990) exigem um novo tipo de interação com seu corretor:
•  Foco no atendimento online.
•  Confiança na contribuição de conexões sociais e da mídia.
•  Alto grau de autoatendimento.
As gerações X (nascidos entre 1965 e 1981) e baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964):
•  Contato humano desde o início.
•  Confiam nas informações de seu círculo próximo.
•  Esperam um processo baseado em papel.

Avançando na prática

O impacto das redes sociais na divulgação da marca e/ou empresa

A mídia social tem um impacto positivo nos negócios e oferece uma oportunidade para que seu público encontre você nas redes sociais. Ajuda a alcançar seu público-alvo, manter o envolvimento com ele e responder às suas perguntas instantaneamente. É uma ótima maneira de avaliar sua concorrência, monitorando suas páginas de mídia social.
A partir desse contexto, você, como gestor de uma empresa que atua no mercado de vendas e contratação de seguros online, saberia dizer de que forma seria possível aumentar a presença da empresa nas redes sociais? 
Qual é a importância desse investimento em comparação com as mudanças estruturais e comportamentais que observamos na sociedade?

O homem pré-histórico vivia em um ambiente de grupo, pois essa era a melhor maneira de se proteger do perigo. Com o apoio do grupo, ele se atreveu a arriscar. No passado, os seres humanos estavam sob ameaça de animais selvagens, e agora, de crises financeiras e concorrentes. Somos seres sociais, porque isso nos ajuda no processo de sobrevivência.
A digitalização significa que agora nos tornamos mais sociais do que nunca. Estamos em contato com pessoas e empresas do outro lado do mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. As redes sociais, a nuvem e os dispositivos móveis, apoiados na tecnologia, nos fortalecem naquilo que é a essência de nossa existência como seres sociais. 
O Facebook, por exemplo, tornou-se muito bem-sucedido. A tecnologia digital nos apoia em nossa busca evolutiva por pessoas e empresas cujas visões e valores compartilhamos e com quem desejamos estar associados. A digitalização não é um exagero, porque se conecta no centro de nosso sistema humano. É por isso que adotamos a tecnologia digital. Isso melhora radicalmente nossas vidas. 
A mídia social tem vários impactos positivos nos negócios em termos de reconhecimento da marca, envolvimento do cliente, receita e atendimento ao cliente. Também é uma ótima ferramenta para avaliar seus concorrentes e como eles estão usando as mídias sociais para seu crescimento.
Normalmente, os clientes escolhem a mídia social como principal fonte de interação com uma marca, pois recebem atenção instantânea. A mídia social é um meio poderoso para envolver os clientes que entram em contato com você por meio de diferentes canais de mídia social, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Whatsapp, pois assim é possível oferecer uma experiência de mensagens direcionadas.
Fornecer o atendimento ao cliente a partir das redes sociais é um aspecto importante de um negócio. No entanto, é ainda mais importante usar as ferramentas certas, um sistema que possa, além de ajudar a empresa a propiciar uma experiência agradável ao cliente, otimizar suas vendas e negócios a partir desses recursos.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!