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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

ORGANIZANDO E ANALISANDO DADOS

Marcelo Henrique dos Santos

Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

As empresas de comércio eletrônico devem tomar suas decisões com base em métricas. Precisam saber o estado do desempenho da loja o tempo todo e quais alavancas podem ser usadas para crescer. Existem milhares de métricas que podemos acompanhar, mas apenas algumas delas representam diretamente o estado dos negócios e podem ser transformadas em insights acionáveis que ajudam no crescimento da empresa. 
De acordo com Rice (2021), a significância estatística é a probabilidade de que a diferença nas taxas de conversão entre uma determinada variação e a linha de base não seja devida ao acaso. 
Basicamente, a significância estatística é uma forma de medir a confiança em uma medição. É uma maneira de determinar se as métricas são confiáveis. Dessa forma, podemos decidir se há realmente uma relação entre suas decisões e seus resultados. 
A significância estatística depende de duas variáveis: tamanho da amostra e tamanho do efeito. O tamanho da amostra se refere à quantidade de dados que você mede. Quanto maior for a amostra, mais confiança teremos no resultado. Se a amostra for pequena, há uma chance maior de que os dados representem demais o que não é preditor de resultados futuros. O tamanho do efeito se refere à diferença nos resultados. 
A significância estatística para lojas de comércio eletrônico significa que tomar decisões com base em dados é mais difícil quando não há muitos dados para medir. Caso estejamos analisando uma grande loja, com dezenas de milhares de visitantes todos os dias, temos os dados para rastrear com precisão as métricas e tomar boas decisões, mas se a loja obtiver apenas alguns acessos por dia, não teremos muita confiança nos padrões que estão sendo identificados. 
A taxa de conversão, muito simplesmente, é a porcentagem de visitantes que fazem uma compra. Essa é a métrica em que a loja da empresa Universo Feminino deveria focar as suas atenções. 
A maioria das ferramentas de análise informará a taxa de conversão, mas podemos encontrar o seu valor de forma manual dividindo o número de pessoas que compraram um produto pelo número total de visitantes. Tecnicamente, existem pequenas microconversões em todo o site que levam a uma macroconversão (a compra). Por exemplo, um comprador que clica em um produto em uma página de categoria representa uma microconversão, porque esse é o caminho para uma venda. Melhorar a taxa de conversão do comércio eletrônico é um grande tópico.

Avançando na prática

Melhorando a taxa de conversão da empresa Universo Feminino

A taxa de conversão de um site é a proporção de visitantes que realizam a ação desejada (comprar um produto, assinar um boletim informativo, etc.). 
O CEO da empresa Universo Feminino recebeu um relatório da equipe de vendas, apresentando que o percentual de vendas obtido no último trimestre está abaixo do esperado. 
Você, no papel do diretor de marketing, deverá propor algumas mudanças que possam ser implementadas no site para melhorar o desempenho de vendas. Quais recursos você poderia propor para a empresa começar a implementar no portal de vendas?

Para melhorar a taxa de conversão de seu site, a empresa Universo Feminino poderia realizar uma série de ações. Veja a seguir algumas opções: 
Desenvolver botões atraentes: para aumentar a taxa de conversão do site, poderíamos nos certificar de que a ação desejada não esteja escondida em um hiperlink. Em vez disso, podemos garantir que esteja sendo utilizada uma boa aparência. Isso é muito importante, porque um botão estranho ou pouco atraente pode fazer os visitantes hesitarem. 
Carregar o conteúdo de forma rápida: o tempo de carregamento da página tem um efeito dramático nas conversões do site – até mesmo a diferença de um ou dois segundos pode quebrar sua taxa de conversão. É muito importante certificar-se de que as páginas carregam o mais rápido possível, para assim obter as taxas de conversão ideais do site. 
Disponibilizar uma navegação contínua: devemos assegurar que o site seja de fácil navegação. Os visitantes precisam ser capazes de chegar onde desejam. 
Utilizar imagens (com moderação): em muitos casos, adicionar uma imagem na página pode aumentar as taxas de conversão do site. Especialmente em uma página dominada principalmente por texto, uma ou duas imagens são uma ótima maneira de quebrar o conteúdo e manter os visitantes envolvidos. Certifique-se de não sobrecarregar um visitante com muitas imagens – você não quer que ele se distraia ou que a página pareça confusa. 
Escrever anúncios atraentes e clicáveis: uma das principais estratégias de conversão de sites é garantir que os anúncios pay per click (PPC) sejam altamente relevantes para as palavras-chave que o público-alvo está procurando. Obteremos melhores taxas de conversão do site se tomarmos o cuidado de segmentar as palavras-chave, pois assim esses usuários/clientes têm maior probabilidade de avançar no ciclo de compra e, portanto, maior probabilidade de conversão. 
Observar a relevância do conteúdo: é muito importante manter a relevância entre os anúncios e as páginas de destino correspondentes. A página de destino deve cumprir com a promessa que foi apresentada no anúncio (a chamada para ação) e tornar mais fácil para o usuário concluir essa ação, seja se inscrevendo em um boletim informativo, baixando um white paper ou fazendo uma compra.

Bons estudos!

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