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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

GESTÃO DE CRO

Carlos Eduardo Kuroki Ito

Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

De acordo com o que foi solicitado, para contextualizar a importância da CRO pode-se fundamentar conceitualmente o termo. Ao relacionar suas práticas a conversões, explique do que se tratam e estabeleça relações diretas a possíveis objetivos corporativos e de marketing. Por conta da atual situação da empresa, poderiam ser apresentadas métricas relativas a objetivos de ações de otimização em vendas, por exemplo. Após estabelecidas função e relevância, explique o que é necessário à operacionalização: ferramentas, processos e tempo. Indique a possibilidade de estruturação de um programa CRO dentro do próprio departamento, que demandaria direcionamento de função e possíveis necessidades de capacitação, ou a contratação de serviços por meio de empresas especializadas, o que de qualquer maneira não excluiria a necessidade de uma gestão. Ao finalizar o relatório, fale sobre a necessidade de manutenção de um programa de CRO, estabeleça a busca constante por análises e aprimoramentos em conversões e demonstre como eles podem se tornar o grande diferencial competitivo da empresa.

Avançando na prática

Utilizando o heatmap

Imagine-se assumindo a gestão da CRO em uma livraria virtual. Ao perceber existir uma grande dificuldade para o estabelecimento de hipóteses depois de decididos os focos de otimização, foi sugerida a aplicação da ferramenta heatmap como possibilidade de novas informações e percepções. Entretanto, sua equipe não sabe do que se trata esse recurso e nem como utilizá-lo. Como então você explicaria a ferramenta e sua operacionalização?

Primeiramente, é necessário explicar a dinâmica da ferramenta, cujo diagnóstico visual é feito por meio da variação de cores, de acordo com foco e graus de atenção do visitante em cada ponto na interface da plataforma. Depois, seria importante relacionar esses dados a aplicações de possíveis otimizações: haveria uma melhor conversão se as informações importantes fossem alocadas em pontos de maior atenção ou se a organização dos elementos na página seguisse um padrão identificado de visualização, por exemplo. Por fim, cite exemplos de softwares disponíveis, funcionalidades específicas e critérios que os fariam optar pela ferramenta, de acordo com os objetivos buscados.

Bons estudos!

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