
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
SEM MEDO DE ERRAR
Para conhecer melhor o público, a fim de conseguir resultados em conversão, inicialmente é necessário pesquisar. Deve ser então sugerida uma coleta de dados sobre clientes e possíveis ações de marketing digital anteriores. Estamos falando com jovens? Adultos? Homens? Mulheres? Partindo do entendimento de quem é o público, deve-se sugerir ações a serem otimizadas por meio do conhecimento adquirido sobre influência e persuasão. Construa ações e conteúdos para que pessoas influentes na área tenham contato com os cursos e compartilhem informações positivas, ou molde uma oferta de teste grátis ou brindes que façam gerar o princípio do compromisso. Depois, ao pensar em como analisar a interface da plataforma, há a necessidade de um plano. A lista do framework R.E.A.D.Y. trará os subsídios acerca do que precisa ser identificado e avaliado. Transcreva o que deve ser feito em cada parte e etapa da jornada do cliente no ambiente virtual e sugira a criação de uma equipe para as verificações. Demonstre como a implementação das ações irá favorecer o ambiente de conversão.
Avançando na prática
Convertendo no e-commerce
Agora pense na aplicação dos seus conhecimentos em um negócio próprio. Imagine que você é um empreendedor digital e possui um comércio eletrônico em que vende produtos de informática. Ao coletar informações sobre concorrência, público e mercado em que atua, você constatou que seus preços são competitivos e que há um bom fluxo de pessoas que acessam o site. Entretanto, as vendas estão baixas. Sem muitos recursos financeiros para mudanças estruturais mais drásticas, você deverá então utilizar o que aprendeu sobre o poder da influência na conversão e questões de usabilidade do ambiente para vender mais para as pessoas que já acessam o seu e-commerce. Pense no que buscar por meio de hipóteses e aplique possíveis mudanças de acordo com suas percepções.
Se o problema está em converter pessoas que já acessaram a plataforma de vendas, o foco da otimização da conversão é justamente essa etapa da jornada. Uma das possibilidades relacionadas aos princípios de influência é tentar identificar se há elementos visuais que remetem às características que levam à persuasão. Em algum lugar eu estabeleço provas sociais? Trabalho algum elemento de autoridade? Se a resposta for não, pense em como isso poderia ser feito e em que tipos de aplicações. Fotos e depoimentos de pessoas com autoridade que aprovaram o seu produto ou empresa seriam um exemplo. Analise a usabilidade. Através dos itens da lista, examine as características da sua interface e as relações com as etapas da jornada do cliente. Suas apresentações seguem regras de simplicidade ou navegabilidade? O cliente sempre encontra a resposta que precisa? Em caso afirmativo, o CTA em cada situação é adequado? Você pode sugerir testes a alternativas. Sob o ponto de vista proposto, tais ações para possíveis melhorias já fariam a conversão aumentar consideravelmente. Claro, com o devido alinhamento com a estratégia e mensagens corretas, de acordo com o que você entende como características do seu público.