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SEM MEDO DE ERRAR
De acordo com a oferta, a primeira necessidade seria entender quem é o público do meu produto. Ações sugeridas que contemplariam esse objetivo são as que focam processos de coleta e análise de dados relativos. Podem ser pesquisas de mercado feitas pela empresa, bancos de dados, buscas provenientes de ferramentas de monitoramento das interações dos clientes no ambiente online ou mídias sociais. Pode também ser sugerido o início do processo de construção da persona. O baixo valor de assinatura pode apontar um consumidor de menor poder aquisitivo, com diferentes hábitos e comportamentos que precisariam ser conhecidos, por exemplo. Deve-se dar a devida relevância ao entendimento de público e à estratégia de segmentação, visto que são condicionantes de todo o restante da CRO. Ao pensar as primeiras ações diretamente relacionadas aos processos de otimização, é necessário contextualizar as etapas. Deixar clara a necessidade analítica do que otimizar, bem como a importância da realização de reuniões e processos que decidam como modelar os experimentos e, depois, mensurá-los. Pelo fato de a empresa estar buscando novos clientes, uma possível otimização poderia focar a conversão das pessoas que acessaram a plataforma e efetivamente realizaram a assinatura. Um experimento nesse sentido poderia testar a atratividade da página inicial. Será que uma diferente disponibilização dos produtos traria outros resultados, como maiores índices de conversão? Ou talvez criar na página inicial uma visibilidade maior do preço, já que é um conhecido atrativo? Ao estabelecer o possível objeto de otimização, deve-se falar sobre as métricas buscadas e qual será sua solução para o acompanhamento do experimento. Ainda durante as ações de planejamento, poderia ser referenciada a otimização de valor do cliente, que criaria demandas de experimentos que contemplassem etapas do sistema: valores iniciais ainda mais baixos para novos clientes, como oferta de entrada, e escolha de algum filme gratuito para ser ofertado como isca seriam exemplos. O caminho é esse, mas soluções e sugestões diversas podem surgir, e isso é muito bom, porque realmente é a intenção. Crie em você a capacidade de adaptabilidade às situações e de avaliar múltiplas possibilidades nas tomadas de decisões, claro, sempre embasadas em fundamentações concretas.