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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

CRIANDO HIPÓTESES

Raphael Davi Rabelo

Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

Para entender o problema de conversão e aumentar o número de leads da página do novo sistema, o ponto de partida será o diagnóstico geral da página, por meio dos quatro passos a seguir (os quais podem ser conduzidos simultaneamente). 
1. Fazer pesquisa de navegação (com visitantes reais, por meio de ferramentas como o Hotjar) para entender alguns possíveis questionamentos, como: 

Quadro 3.14 | Módulo de diagnóstico – pesquisa de navegação
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O que precisa ser entendido
Observação: no geral, as respostas para esses questionamentos também ajudarão a validar se
o tráfego recebido na página é qualificado para o produto em questão. 
O que perguntar ao visitante (via poll – enquete de navegação)
Qual é o maior problema do visitante? O que ele quer resolver quando chega à página? •  Que tipo de solução você procura? 
•  Como nossa solução pode ajudar o seu negócio? 
•  Que tipo de problema você precisa resolver em sua empresa? 
•  Você encontrou a informação que procurava? 
O que o visitante entendeu da copy do produto até aqui? O que ele mais gostou? O que ele não entendeu? •  Qual funcionalidade do nosso produto você mais gostou? 
•  Qual recurso do nosso sistema seria o mais importante para o seu negócio? 
•  O que falta ao nosso sistema para atender perfeitamente o seu negócio? 
•  Faltou algo que você gostaria de saber sobre o nosso sistema? 
O quão importante é o recurso de controle de consignados (o diferencial desse novo sistema) para o seu visitante? •  Sua loja trabalha com vendas consignadas? 
•  Como o controle de consignado pode ajudar as suas vendas? 
•  Qual é a importância do controle de consignados para o seu negócio? 
Entender se o lojista (seu visitante) usa algum sistema atualmente, se está disposto a migrar para o seu e quais são suas objeções quanto a isso (para que sejam tratadas na copy). •  Você usa algum sistema para gerenciamento da loja atualmente? Qual? 
•  Como você gerencia as suas vendas atualmente? 
Mapeamento de possíveis dúvidas e/ou objeções que a copy da página não respondeu. •  Quais são as suas dúvidas sobre o nosso sistema? 
•  Qual recurso de nosso sistema lhe causou mais dúvidas? 
•  Sobre qual recurso do nosso sistema você gostaria de saber mais detalhes? 
•  Faltou alguma informação que você gostaria de ter encontrado em nossa página? 

Fonte: elaborado pelo autor.

Essa pesquisa trará o entendimento do quão clara e completa está a copy da página, oferecendo insights do que precisa ser ajustado e/ou incluído. 
2. Fazer pesquisa com atuais clientes sobre o sistema (por telefone ou e-mail), para extrair insights como: 

Quadro 3.15 | Módulo de diagnóstico – pesquisa com clientes
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Perguntas na pesquisa com usuários do sistema Quais insights extrair das respostas dos usuários
Quando contratou o nosso sistema, que problema você procurava resolver? Problemas do usuário e motivadores de compra.
Como nosso sistema ajuda no dia a dia do seu negócio? Encontrar benefícios para comunicar e destacar na copy da página.
Qual recurso do nosso sistema é mais importante para a sua empresa? Saber quais recursos destacar na copy e a ordem de apresentá-los na página.
Qual foi o impacto do nosso sistema para a sua empresa? Entender o impacto positivo do sistema e como comunicar isso na página para melhorar a percepção de valor e custo-benefício. 
O que você incluiria/mudaria em nosso sistema? Possíveis objeções para responder na página e até mesmo possíveis melhorias para apresentar ao time de desenvolvimento do sistema. 
Fonte: elaborado pelo autor.

3. Avaliar dados comportamentais e de navegação, por meio de ferramentas como o Hotjar:

Quadro 3.16 | Módulo de diagnóstico – dados comportamentais e de navegação
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Recurso Insights
Mapa de calor (heatmap) Em áreas da página que têm maior ou menor interação, quais elementos são clicados?
Mapa de rolagem (scrollmap) Até que ponto o visitante rola a página? Será que a maioria dos visitantes chega até a metade? Quantos visitantes visualizam o formulário?
Gravação das sessões Entender o comportamento do visitante depois que ele entra na página e quais são suas ações até sair da página.
Fonte: elaborado pelo autor.

4. Avaliar na ferramenta de web analytics, como o Google Analytics, por exemplo:

Quadro 3.17 | Módulo de diagnóstico – analytics/dados quantitativos
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Recurso/relatório/métrica Insights
Avaliar taxa de abandono e tempo médio de navegação na página Se o percentual de abandono for elevado e/ou o tempo de permanência na página for muito baixo, a página pode ter problema em corresponder à expectativa do visitante.
Avaliar tráfego por dispositivo Avaliar a performance da página no desktop e no mobile.
Taxa de conversão por visitantes novos e visitantes que estão retornando à página Avaliar se os visitantes convertem mais ao retornar, o que pode indicar ajustes na copy para ser mais persuasiva em um primeiro contato (logo na primeira visita).
Taxa de conversão por origem de tráfego Avaliar se os visitantes de uma determinada origem convertem mais, e em caso afirmativo, entender o motivo.
Eventos de interação nos campos do formulário Interações com o formulário – avaliar se os visitantes iniciam o preenchimento, ou mesmo se iniciam e abandonam o preenchimento em algum campo específico.
Fonte: elaborado pelo autor.

Após concluir o diagnóstico, reunir todos os insights e combiná-los em uma única hipótese, para testar e validar se a versão com as melhorias vai converter mais que a versão atual da página do sistema em questão.

Bons estudos!

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