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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

CRO

Marcelo Henrique dos Santos

Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

O mercado de seguros é específico em razão dos produtos que são vendidos e dos clientes característicos. O marketing no mercado de seguros é composto por quatro elementos principais: produtos, preço, distribuição e promoção. Os produtos de seguros em uma região são homogêneos, e qualquer introdução de um novo produto no mercado requer um desenvolvimento de longo prazo, porque há uma despesa de alto custo. Convencer os consumidores a adquirir esses produtos exige confiabilidade, que é um dos principais componentes do mercado de seguros (ZEKAJ, 2016). 
O componente mais importante nesse mercado é o preço do serviço ou produto oferecido pela seguradora. Para gerenciar a tomada de riscos, deve-se ter o apoio de diversas ferramentas. 
A distribuição dos produtos de seguros é feita por canais diretos e indiretos. Canais diretos nesse mercado são as seguradoras, que criam políticas estratégicas para garantir o desenvolvimento cívico e de mercado de longo prazo, usando vários métodos de propaganda econômica, publicidade econômica, etc. A fim de manter uma relação estreita entre o segurado e a seguradora, esta utiliza canais indiretos para disponibilizar produtos, usando muitos agentes, corretores, etc. (ZEKAJ, 2016). 
Por fim, a promoção é um processo de comunicação entre fornecedores e consumidores, com o objetivo de criar uma convicção positiva para os produtos e para os serviços oferecidos pelo mercado segurador. A promoção é um processo permanente de comunicação entre as operadoras de seguros e clientes existentes e potenciais. Ela inclui todas as ferramentas do sistema de marketing, cuja tarefa é comunicar-se com potenciais compradores. 
Além da oferta mais atrativa, a venda de produtos de seguros muitas vezes depende de comunidades diferentes, sejam elas externas ou internas. A comunicação da seguradora com o cliente visa: 
•  Apresentar os produtos e/ou serviços.
•  Vender os produtos e/ou serviços. 
•  Atender às necessidades do cliente e solucionar possíveis problemas. 
•  Manter a confiança do consumidor. 
A partir desse cenário, seria possível propor os seguintes recursos para promover um aumento de acessos ao site da seguradora, gerando um crescimento da receita: 

 1. Palavras-chave 

Toda otimização de busca começa com a pesquisa de palavras-chave. Você precisa ter uma compreensão do cenário de pesquisa atual e de suas palavras-chave. Isso é crítico não apenas no início de qualquer estratégia de marketing, mas também em reavaliações ocasionais. Esses números sempre mudam e você deseja se manter atualizado.

2. Crie um ótimo conteúdo (a partir das palavras-chave) 

O conteúdo é a base de toda a abordagem, e publicar conteúdo regularmente ajudará o site a aparecer em mais pesquisas. Ao abordar o conteúdo, é necessário manter as palavras-chave em mente, pois o objetivo é atingir as pessoas que estão procurando por elas. 
Uma dica seria utilizar as palavras-chave como um trampolim para ideias de conteúdo, sendo fundamental colocá-las nas postagens com a maior frequência (e com a maior naturalidade) possível. 

Avançando na prática

Aplicando o neuromarketing em uma montadora de veículos

De acordo com Burkitt (2009), 30 homens e mulheres estudaram um veículo de teste, esportivo e prateado, da Hyundai. Esses usuários (15 homens e 15 mulheres) foram convidados a olhar para partes específicas do veículo, incluindo o para-choque, o para-brisa e os pneus. 
Enquanto essas pessoas olhavam o carro, por cerca de uma hora, bonés com eletrodos em suas cabeças captavam a atividade elétrica em seus cérebros. Essas informações foram registradas em um disco rígido, que cada indivíduo tinha em um cinto. Todas as atividades cerebrais devem mostrar as preferências que podem levar a decisões de compra. 
Diante desse cenário, explique a importância da aplicação do neuromarketing na construção de projetos interativos (incluindo os recursos presenciais e digitais). 

A publicidade é uma indústria que envolve uma quantidade grande de investimento. Com tanto dinheiro em jogo, provavelmente não é surpresa que haja muitas pesquisas sobre a psicologia da publicidade. Isso é conhecido como neuromarketing – a prática de estudar o cérebro para prever e potencialmente manipular o comportamento do consumidor e a tomada de decisões. 
A ideia é entender como o cérebro dos clientes está realmente funcionando (e não como a equipe supõe que ele esteja funcionando) e de que maneira está sendo registrado o conteúdo de marketing. Podemos usar essas informações para otimizar o conteúdo de acordo com as necessidades dos clientes e ajustar as estratégias, melhorando assim a eficácia do marketing. 
É importante notar que grandes corporações, como a Hyundai, usaram a tecnologia do neuromarketing ao realizar seus projetos, desde as campanhas publicitárias até os próprios produtos e embalagens. 
O neuromarketing não se trata apenas de estratégia básica. Podemos investir em pesquisas de alto nível para ver como os consumidores reais estão respondendo neurologicamente às campanhas reais. 

Bons estudos!

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