Comentários

0%

NÃO PODE FALTAR

Dados

Marcelo Henrique dos Santos

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Praticar para aprender

Olá, aluno. Seja muito bem-vindo! 
Ao projetar sites, aplicativos e sistemas, duas necessidades cruciais a serem entendidas são como tornar o projeto fácil de navegar e como orientar os usuários para a ação principal que você deseja que eles realizem. 
É interessante observar que essas duas áreas, conhecidas como experiência do usuário (UX) e otimização da taxa de conversão (CRO), têm semelhanças e se sobrepõem, mas geralmente com abordagem e métodos de pesquisa diferentes. 
Qual é a diferença entre usabilidade e otimização da taxa de conversão? O objetivo da UX é tornar o projeto mais fácil de usar, navegar e realizar ações importantes. O objetivo da CRO é tornar mais frequentes as ações que você deseja que os clientes realizem. 
A otimização da taxa de conversão é a arte de fazer com que uma porcentagem maior de visitantes do site se converta em clientes ou execute qualquer ação desejada em uma página da web. 
Ao longo do material, falaremos que a estrutura e os rótulos da navegação do projeto podem ter um grande impacto nos resultados, pois a navegação afeta o tráfego (qual é a sua classificação? Quanto tráfego será obtido da pesquisa?) e as conversões (a facilidade de uso do site e a porcentagem de visitantes que se convertem em leads e clientes
A empresa Universo Feminino venderá uma combinação de marcas amplamente reconhecidas, bem como linhas de roupas de designers de moda selecionados. 
Um dos objetivos é acompanhar de perto as tendências da moda geracional, bem como as preferências de compra dos próprios clientes. Além disso, seria fundamental buscar a adaptação constante do estoque para atender às necessidades e desejos dos compradores. 
Focar exclusivamente os estilos, as cores e os ajustes para embelezar a figura feminina será a principal especialidade da Universo Feminino. Embora as peças de vestuário, como roupas de negócios, casuais, formais e jeans, serão o principal produto básico, a empresa também oferecerá alguns acessórios, como cintos, cachecóis e chapéus. 
A partir disso, de que forma seria possível organizar os fluxos de navegação entre ativos de usuários e o fluxo de navegação pelo conteúdo da loja online? 
Como poderiam ser utilizadas as ferramentas para a coleta de dados, visando ao aumento das visitas do público-alvo, bem como ao aumento da taxa de conversão de vendas?
O objetivo deste estudo é compreender a importância e utilização dos dados para informação. Discutiremos sobre os princípios de fluxos de navegação entre ativos de usuários e fluxo de navegação pelo conteúdo, e conheceremos algumas ferramentas para a coleta de dados.
Vamos lá!

conceito-chave

O fluxo do usuário é o caminho seguido por ele através da interface de um site para concluir uma tarefa – fazer uma reserva, comprar um produto ou assinar algo. E isso tem um impacto enorme nas conversões. 
Para maximizar as conversões, é necessário obter o fluxo do usuário direto no site. Podemos fazer isso criando um fluxo de usuário que atenda às necessidades dele. De acordo com Laja (2020), para conseguir desenvolver o fluxo do usuário de forma adequada, é necessário realizar as seguintes etapas:

  1. Comece com os objetivos – da empresa e dos usuários:

O foco principal é cumprir os objetivos de negócios, que podem ser fazer com que os usuários se inscrevam em algo, comprem produtos ou participem de uma lista de e-mail. Porém, as pessoas não apenas chegam ao site e imediatamente fazem o que você deseja que façam. Na maioria dos casos, elas precisam seguir diversas etapas que levam à ação. 
A meta deve ser mapear os caminhos dos usuários – fluxos que os levam de suas páginas de entrada por meio de funis de conversão – em direção à ação final (inscrição, compra, etc.). A ação final precisa fornecer valor tanto para o usuário quanto para o negócio; caso contrário, a conversão não acontecerá.

Exemplificando 

Por exemplo, se o usuário deseja limpar o carro e seu intuito é fazer com que ele compre produtos para limpeza de automóveis, os objetivos se cruzam e a conversão pode ocorrer. Por outro lado, se ele quer que o carro seja limpo imediatamente e você pretende que ele espere dois dias pela entrega, não há correspondência.

  1. Combine a mensagem com a origem do tráfego:

Os visitantes do site não acessam uma página da web sem que haja motivo para isso. A primeira etapa de um fluxo, então, é mapear como eles chegam ao site. Assim que o fizerem, eles não realizarão imediatamente a ação que você deseja. Sequências específicas de ações conduzem os visitantes pelo site enquanto tentam realizar tarefas. Para diagramar fluxos de usuários para o site, é necessário estabelecer possíveis pontos de entrada e determinar como os usuários fluem a partir daí, em direção ao objetivo final. 
Segue a relação de possíveis pontos de entrada típicos para usuários:

  1. Pesquisa orgânica: um usuário acessa o Google após pesquisar uma palavra-chave específica. 
  2. Publicidade paga: os visitantes vêm por meio do Google Ads, de banners ou de outras promoções. 
  3. Mídia social: um usuário vem da postagem de um amigo no Facebook ou Twitter, ou por meio de um site de notícias sociais, como o Reddit. 
  4. E-mail: um usuário vem de um boletim informativo por e-mail ou de um link que viu em um e-mail enviado a ele. 
  5. Imprensa ou notícia: os visitantes vêm após uma menção em uma notícia ou postagem em blog. 
  6. Link direto: vem um visitante regular que já acessou o site várias vezes e conhece o endereço (ou URL). 
  1. Decida o tipo de fluxo de usuário que você precisa criar:

Às vezes, você deseja que os visitantes entrem na lista de e-mail na primeira visita, mas, no final das contas, espera vender um produto a eles. Nesses casos, você deve mapear os fluxos de usuário empilhados. Em um fluxo de usuário empilhado, o primeiro fluxo é concluído juntando-se à lista de e-mail. O segundo, então, começa após a conclusão do primeiro. Um usuário que já passou pelo primeiro fluxo tem muito mais conhecimento do que um visitante que realiza o acesso pela primeira vez. Ele também tem algum tipo de relacionamento com você, que deve tratá-lo a partir desse histórico. 
Veja alguns fluxos de amostra: 

  1. Fluxos do usuário com base na origem do tráfego. 
  2. Fluxos do usuário por fonte.
  3. Fluxos do usuário empilhados. 
  1. Identifique as informações de que os visitantes precisam:

Para projetar o melhor fluxo de usuário possível, é fundamental entender o visitante e suas motivações. As seguintes perguntas podem nortear essa ação:

  1. Quais necessidades ou desejos seus visitantes têm? 
  2. Que problema eles querem resolver? 
  3. Por que eles precisam disso? 
  4. Quais qualidades (sobre seu produto ou serviço) são mais importantes para eles? 
  5. Que perguntas eles têm sobre o produto? 
  6. Quais são as suas dúvidas ou hesitações? 
  7. De quais informações eles precisam para agir? 
  8. Qual é o seu gatilho emocional para impulsioná-los a agir?

Para responder a essas perguntas, você precisa falar com seus clientes. As respostas às perguntas anteriores determinam como você apresenta as informações em seu site. 

  1. Apresente as informações certas no momento certo:

Para que seja possível potencializar as conversões, é necessário fornecer aos usuários as informações de que precisam quando necessitam. Muitos sites apresentam o produto para ser vendido ou a inscrição muito cedo. As pessoas não agem com informações inadequadas. 
O objetivo deve ser manter os usuários avançando no funil, em direção à ação desejada. Otimize o conteúdo em cada tela para conversões. Em cada etapa, apresente uma proposta de valor clara e orientada para o benefício. 
Explique como sua oferta é útil e como funciona. Convide os usuários para ler informações mais detalhadas. Faça backup de suas reivindicações, com pontos de prova fáceis de digerir (referências, depoimentos, estudos, etc.). 
Minimize o atrito. Peça o mínimo de informações e reduza o número de campos e cliques extras, bem como o tempo de carregamento da página. Use elementos de confiança. 
Crie frases de chamariz claras e atraentes, que orientem os usuários para a próxima etapa. Projetar fluxos de usuários não significa que você se esquecerá de todas as outras etapas de conversão.

  1. Mapeie as etapas do fluxo com diagramas de estado:

Os fluxos são feitos de telas individuais em que ocorrem as interações. Cada tela oferece possibilidades, das quais o usuário escolhe uma. Em seguida, a tela muda e o usuário terá outra escolha. É uma conversa contínua. 
A cada momento de um fluxo de usuário, a tela mostra algo e o usuário reage a isso. Uma maneira boa e compreensível de mapear as etapas do fluxo é usar diagramas de estado.

Assimile 

De acordo com Laja (2020), a criação de um fluxo contínuo de usuários alinha as necessidades de sua empresa com as de seus clientes. O segredo é livrar-se dos sentimentos viscerais e basear as decisões em pesquisas – de modo que você pode testar até saber se acertou. Portanto, é fundamental seguir essas etapas:

  1. Comece com os objetivos – seus e de seus usuários. 
  2. Combine sua mensagem com a origem do tráfego. 
  3. Decida o tipo de fluxo de usuário que você precisa criar. 
  4. Identifique as informações de que os visitantes precisam. 
  5. Apresente as informações certas no momento certo. 
  6. Mapeie as etapas do fluxo com diagramas de estado

Ao realizar essas etapas, serão aumentadas as chances de gerar “fluxo” para seus visitantes e ganhar mais conversões no processo.

Ferramentas para a coleta de dados

Muitas metodologias diferentes podem ser utilizadas para a realização da análise e coleta de dados. As ferramentas listadas a seguir podem ser usadas sozinhas ou ser aplicadas como parte de metodologias mais amplas.

Exemplificando

Por exemplo, uma pesquisa pode ser projetada e implementada como uma ferramenta autônoma, mas também como parte de uma metodologia mais ampla. Da mesma forma, estudos de caso ou histórias de mudança podem ser usados isoladamente, mas também como parte de uma ampla metodologia.

De acordo com INTRAC (2017), no âmbito do M&E (monitoring and evaluation – monitoramento e avaliação), algumas metodologias complexas são projetadas para cobrir a coleta e a análise de dados. Todas as ferramentas que serão relacionadas a seguir podem ser analisadas pelo uso de uma gama de diferentes técnicas e abordagens. Algumas ferramentas, como é o caso de estudos ou discussões de grupos de foco, são analisadas com mais frequência por meio de técnicas qualitativas, enquanto outras, como pesquisas, tendem a ser analisadas quantitativamente. Mas, ainda assim, muitas vezes há exceções a essas regras.

Reflita

Quais ferramentas podem ser usadas nos estágios de um projeto ou no ciclo do programa, software ou aplicativo? 

Podemos aplicar a utilização das ferramentas durante o projeto, o planejamento, o monitoramento, a revisão e a avaliação?

As ferramentas podem ser usadas para qualquer finalidade, incluindo projeto ou programa de gestão, aprendizagem e prestação de contas a diferentes acionistas. Elas podem ser aplicadas a qualquer tipo de trabalho, incluindo prestação de serviços, desenvolvimento de capacidades, defesa e mobilização. Segue uma lista de ferramentas básicas de coleta de dados: 
Entrevistas: as entrevistas são provavelmente as mais comuns ferramentas utilizadas em planejamento, monitoramento e avaliação. Elas podem ser realizadas com uma pessoa de cada vez (entrevistas individuais) ou grupos de pessoas, e de maneira presencial ou por meio de mídia remota, através do telefone e de aplicativos como o Skype. As entrevistas também podem ser conduzidas de maneira formal ou informal, e por meio de perguntas escritas através de cartas ou e-mail. Podem, ainda, ser estruturadas, semiestruturadas ou abertas. As entrevistas estruturadas são baseadas em um conjunto de perguntas que sempre são feitas na mesma ordem. Entrevistas semiestruturadas também contêm um conjunto básico de questões, mas permitem que o entrevistador realize perguntas complementares ou altere a ordem em que elas são feitas. 
Discussões de grupos focais: são discussões facilitadas, realizadas com um pequeno grupo de pessoas com conhecimento especializado ou interesse em um determinado tópico. São usadas para descobrir as percepções e atitudes de um grupo definido de pessoas. Essa prática é normalmente realizada com cerca de 6 a 12 pessoas, e se baseia em uma pequena lista de guias de perguntas, projetadas para sondar informações detalhadas. As discussões de grupos focais são frequentemente usadas para solicitar as opiniões daqueles que não estariam dispostos ou seriam capazes de falar em um grupo maior. Também podem ser usadas para acessar as visões de grupos minoritários ou desfavorecidos, como mulheres, crianças ou pessoas com deficiência. 
Observação: na sua forma mais simples, a observação envolve observar objetos, processos, relacionamentos, eventos, entre outros. Existem diferentes tipos, como a observação estruturada ou direta, que é um processo no qual as observações são registradas em relação a uma lista de verificação acordada. A observação especializada, por sua vez, geralmente é realizada por alguém com conhecimentos específicos em uma área de trabalho, e envolve o especialista observando e registrando informações sobre um tema. A observação também pode ser realizada como um exercício participativo. 
Fotografia e vídeo: refere-se à apresentação de fotos e vídeos (com imagens fixas ou em movimento). Os vídeos são frequentemente acompanhados por um comentário. O uso da fotografia e do vídeo tornou-se cada vez mais comum. 
Pesquisas e questionários: esses elementos são projetados para coletar e registrar informações de muitas pessoas, grupos ou organizações, de forma consistente. Um questionário é um formulário que contém perguntas. Pode ser impresso ou concebido para ser preenchido online. Os questionários podem ser administrados de diferentes maneiras. Normalmente consistem em três aspectos diferentes: um método de amostragem (aprovado e projetado para garantir a pesquisa) é representativo de uma população mais ampla, um questionário padrão garante que as informações sejam coletadas e registradas de forma consistente, e um conjunto de métodos de análise permite que os resultados e as descobertas sejam gerados. 
Um conjunto adicional de ferramentas vem sob o título de ferramentas participativas da comunidade. Isso inclui exercícios como mapeamento, classificação, cronogramas, calendários e diagramas, os quais podem ser usados para coletar dados de nível da comunidade, e muitas vezes são incluídos como ferramentas básicas. No entanto, eles são empregados de forma mais adequada como métodos participativos de coleta e análise de dados, que também permitem que as comunidades analisem sua própria situação e tomem suas próprias decisões.

Faça valer a pena

Questão 1

Leia o trecho a seguir:

[...] a usabilidade em pesquisa online é a praticidade de acesso, buscando a aquisição de visitantes, para que atraiam diversos tipos de pessoas para a web site. Fazendo com que haja a conversão de visitantes, estimulando para que possam comprar em site, e utilizando esse ambiente digital podendo lançar estratégicas que por fim tenham a retenção de clientes encorajando a voltarem ao site, ou seja, em empresas virtuais.

(NASCIMENTO, 2018, p. 42-43)

A partir da definição de Nascimento (2018) e dos conhecimentos que foram discutidos sobre o processo de potencializar as conversões, assinale a alternativa correta.

Correto!

Para que seja possível potencializar as conversões, é necessário fornecer aos usuários as informações de que precisam quando necessitam. Muitos sites apresentam o produto para ser vendido ou a inscrição muito cedo. As pessoas não agem com informações inadequadas. O objetivo deve ser manter os usuários avançando no funil, em direção à ação desejada. Otimize o conteúdo em cada tela para conversões. Em cada etapa, apresente uma proposta de valor clara e orientada para o benefício.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Questão 2

Leia o trecho a seguir:

No mercado contemporâneo está surgindo vários modelos de negócios, o comércio digital está entre eles, pode-se notar que é um modelo inovador, e presente na vida dos consumidores atuais, portanto, busca conseguir atrair mais e mais clientes, acaba surgindo as estratégicas de marketing digital, já que é a mais utilizada para a execução de tarefas elaboradas nestes tipos de mercado.

(NASCIMENTO, 2018, p. 36)

Sobre os possíveis pontos de entrada típicos para usuários, avalie as seguintes afirmativas:

  1. Pesquisa orgânica: um visitante regular que já acessou o site várias vezes e conhece o endereço (ou URL). 
  2. Publicidade paga: os visitantes vêm após uma menção em uma notícia ou postagem em blog. 
  3. Mídia social: um usuário vem da postagem de um amigo no Facebook ou Twitter, ou por meio de um site de notícias sociais, como o Reddit.

A seguir, assinale a alternativa correta:

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Correto!

Para diagramar fluxos de usuários para o site, é necessário estabelecer possíveis pontos de entrada e determinar como os usuários fluem a partir daí, em direção ao objetivo final. Segue a relação de possíveis pontos de entrada típicos para usuários: 
Pesquisa orgânica: um usuário acessa o Google após pesquisar uma palavra-chave específica. 
Publicidade paga: os visitantes vêm por meio do Google Ads, de banners ou de outras promoções. 
Mídia social: um usuário vem da postagem de um amigo no Facebook ou Twitter, ou por meio de um site de notícias sociais, como o Reddit.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Questão 3

Leia o trecho a seguir:

As empresas podem coletar informações mais abrangentes sobre mercados, clientes atuais ou potenciais e concorrentes. Elas também podem conduzir uma pesquisa de marketing atualizada usando a internet para montar grupos de discussão, enviar questionários e coletar dados primários de várias outras maneiras. As empresas podem reunir informações sobre cada cliente no que se refere a compras, preferências, dadas demográficas e rentabilidade.

(NASCIMENTO, 2018, p. 23)

Com base nas informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

  1. Muitas metodologias diferentes podem ser usadas para a realização da análise e coleta de dados.

PORQUE 

  1. No âmbito do M&E (monitoring and evaluation), algumas metodologias complexas são projetadas para cobrir a coleta e a análise de dados.

A seguir, assinale a alternativa correta:

Correto!

No âmbito do M&E (monitoring and evaluation), algumas metodologias complexas são projetadas para cobrir a coleta e a análise de dados. Todas as ferramentas pertinentes podem ser analisadas pelo uso de uma gama de diferentes técnicas e abordagens. Algumas ferramentas, como é o caso de estudos ou discussões de grupos de foco, são analisadas com mais frequência por meio de técnicas qualitativas, enquanto outras, como pesquisas, tendem a ser analisadas quantitativamente. Mas, ainda assim, muitas vezes há exceções a essas regras.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Referências

INTRAC. Basic Tools For Data Collection. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3xdmbY3. Acesso em: 16 mar. 2021. 
LAJA, P. How to Design User Flow. CXL, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3dzDE55. Acesso em: 15 mar. 2021. 
MALNIK, J. 9 Ways to Accurately Identify the Target Audience for Your Website. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3hwXqzw. Acesso em: 16 mar. 2021. 
NASCIMENTO, A. T. M. Estratégias de marketing digital: análise na empresa Delícia Moda Íntima em Itaituba - PA. Faculdade de Itaituba – FAI, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3AgueVQ. Acesso em: 20 mar. 2021. 
SMITH, L. 8 Audience Targeting Strategies from Digital Marketing Experts. Wordstream, 2020. Disponível em: https://bit.ly/2SM7Pio. Acesso em: 16 mar. 2021.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!