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sem medo de errar
Em vez de ficar obcecado com a taxa de conversão, a meta deveria ser melhorar a receita por visitante mês a mês. Para conseguir obter melhores resultados de vendas no portal online da boutique Universo Feminino, você, como diretor de área, poderia realizar as seguintes ações:
- Posicionamento. Obtenha o posicionamento correto e o resto irá fluir de forma natural.
- Design. Uma bela loja não é aquela que gera vendas. O ponto crucial do excelente design de comércio eletrônico é justamente a receita. Descubra os princípios que a boutique pode usar para aumentar as vendas.
- Olhar técnico. Aprenda as táticas para acelerar o crescimento da loja, descubra os problemas de dispositivo dentro de um minuto em milhares de telefones, localize avarias nos links e outros problemas que impedem as vendas.
- Produto. Use táticas simples para melhorar os produtos que estão sendo oferecidos na boutique e torná-los desejáveis.
- Preços. As estratégias de preços são o método mais rápido e garantido de afetar o lucro.
- Check-out. Corrija os problemas que a boutique apresenta com o abandono do carrinho. Faça com que os clientes comprem mais e ajude seus usuários a construir o negócio.
Os visitantes do site da boutique Universo Feminino podem comprar o produto de um concorrente online, porque ele fornece uma ampla gama de itens, o que atraiu seu interesse; de uma loja física, por causa da interação cinestésica; ou de uma outra empresa, apenas pela possibilidade de uma entrega mais rápida.
É fundamental que a CRO esteja focada na posição da empresa, porque os princípios funcionam para qualquer loja. Essa posição é determinada pela forma como os clientes em potencial veem a loja.
Para encontrar a taxa de conversão do site da boutique Universo Feminino, será necessário dividir o número total de vendas pelo número total de visitas do site. Uma conversão pode ser identificada como a conclusão bem-sucedida de uma meta definida. É possível escolher o que conta como uma meta da ferramenta de análise, como compartilhar uma parte do conteúdo, clicar em uma página específica, optar por um pop-up no site, etc.
O processo de otimização da taxa de conversão pode ser realizado a partir de cinco etapas:
Fase de pesquisa: é quando a equipe descobre as partes do funil de conversão que precisam de ajustes.
Fase de hipótese: nessa etapa, a equipe forma uma hipótese de trabalho com base nas métricas e pesquisas.
Fase de priorização: nessa etapa, a equipe descobre o que atacar primeiro para a sua otimização.
Fase de teste: é quando a equipe coloca a hipótese em comparação com a versão existente do site e/ou aplicativo.
Fase de aprendizagem: momento de implantar a hipótese vencedora e coletar informações para a realização de testes e planejamento futuros.
Avançando na prática
Como analisar e otimizar as microconversões de lojas virtuais (online)
As conversões são ações que os usuários realizam em seu site e que você considera críticas para ele. Podem ser de qualquer tipo – assistir a um vídeo, clicar em um link, inscrever-se em um boletim informativo, fazer uma compra, etc. Às vezes, as conversões são chamadas de metas, um nome mais intuitivo que enfatiza que concluir a ação significa que o cliente atingiu uma meta com a qual você se preocupa. As conversões são frequentemente categorizadas como microconversões e macroconversões.
Em um site de comércio eletrônico, adicionar um item ao carrinho de compras geralmente é uma etapa necessária antes de fazer uma compra. Portanto, essa ação pode ser uma microconversão. Além disso, muitas páginas desse tipo de comércio têm um vídeo do produto à venda, ao qual o usuário pode assistir. É improvável que assistir ao vídeo seja necessário para a compra, mas pode ser que aqueles que o fazem tenham muito mais probabilidade de realizar essa compra. Nesse caso, a ação de assistir ao vídeo também pode ser uma microconversão.
A partir desse contexto, imagine-se atuando como gestor de uma empresa que atua em um portal de vendas online. Assim, de que forma seria possível melhorar as microconversões do site?
Apresente algumas possibilidades de implementação a partir da organização e um roteiro da gestão adequada das microconversões de um site de vendas.
As microconversões são as pequenas etapas que um visitante do site realiza e que o levam a uma conversão final. Os profissionais de otimização de taxa de conversão (CRO) estudam microconversões para identificar pontos fracos em seus funis de vendas ou marketing (como páginas em que os usuários desistem sem chegar à página de conversão final). A otimização para microconversões pode melhorar a experiência do usuário e aumentar o número de visitantes que passam por todo o funil, ampliando assim o total de conversões.
O estudo de microconversões ajuda a identificar os links fracos no funil de vendas – aquelas páginas em que as pessoas desistem e, no final das contas, não há conversão. Por exemplo, se oito em cada dez visitantes deixam seu site de comércio eletrônico quando chegam à página de subcategoria, será necessário estudar essa página e encontrar maneiras de torná-la mais atraente.
Corrigir o elo mais fraco no funil de vendas (por exemplo, reduzir a queda de 80% para 40%) geralmente significa um aumento nas conversões, uma vez que será necessário aplicar as melhorias de experiência do usuário (UX), abordando a barreira que estava impedindo os visitantes de alcançarem a linha de chegada.
As microconversões são importantes para todos os sites, independentemente de quanto tráfego eles recebem, mas estudá-las pode ser especialmente útil para a otimização geral da conversão de sites de baixo tráfego ou baixa conversão.
O site de comércio eletrônico obtém apenas um punhado de conversões por dia, e isso não fornece muitos dados para estudar quando apenas as macroconversões são analisadas. No entanto, teremos um pouco mais de dados para trabalhar se observarmos todas as microconversões que ocorrem durante a jornada do cliente. Em seguida, é possível identificar os pontos falhos e se concentrar nas páginas problemáticas do funil e nos elementos que bloqueiam ou distraem as pessoas, trabalhando para otimizá-los a fim de atingir as metas de conversão.
Podemos rastrear as microconversões usando uma plataforma de análise da web como o Google Analytics, que permite registrar conversões como eventos ou metas. Também podemos rastreá-las usando ferramentas de análise de comportamento como as do Hotjar, que mostram de que maneira os usuários realmente usam o site e/ou aplicativo, fornecendo uma visão mais precisa sobre o que e quando mudar.