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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

PRINCIPAIS CONCEITOS

Tania de Carvalho Spada

Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

Nesta situação, você é um profissional da educação física que foi contratado por um centro de convivência de idosos e que deveria propor situações pautadas em modificações do estilo de vida das pessoas que ali convivem, conscientizando-os sobre a prática de exercícios rotineira, estabelecendo uma relação de confiança, capaz de conquistar uma boa aderência à prática de exercícios por parte dos envolvidos, e superando os desafios estruturais de baixo orçamento e de escassez de materiais.

Muito bem! Para atender a tais demandas, apesar das limitações vislumbradas na situação-problema, muitas intervenções são possíveis. Inicialmente, poderia ser feito o levantamento de informações, para o conhecimento dos participantes e dos pontos fortes e fracos existentes.

Sugestões para a intervenção de acordo com os pontos positivos e negativos da situação-problema.

Essa poderia ser uma forma de atender aos questionamentos dessa situação-problema. A partir do que discutimos nessa seção, você ainda poderá apontar novos caminhos, vá em frente!

Avançando na prática

Clínica de exercícios para adultos e idosos

Você, agora, coordena uma clínica de exercícios que atende adultos e idosos, voltada para o condicionamento físico aeróbico e muscular. As modalidades oferecidas são pilates, musculação, bicicleta ergométrica e esteira. O local dispõe de altos recursos financeiros, equipamentos diversos, espaço físico amplo, fechado e com ar condicionado. A decoração é bonita, porém, não contém plantas, ou elementos naturais. Nos fundos, há um bom espaço ao ar livre, com árvores e diversas plantas, mas esse espaço não é frequentado pelos alunos.

Observando as avaliações dos alunos, você notou que quase todos apresentam algum problema de saúde mental: ansiedade, estresse, depressão...

O que pode ser feito, além do condicionamento físico, para essas pessoas? Como auxiliá-las na melhora da qualidade de vida?

Nessa situação, você tem um cargo de decisão e tem poder aquisitivo para fazer mudanças. Primeiro, deve-se observar qual tipo de exercício esse público está realizando e oferecer aulas diversificadas para atender a diferentes preferências. Apesar da prática de esteira e musculação ser extremamente importante, outras atividades extras podem trazer benefícios mais amplos.

Como alternativa para o condicionamento aeróbico, podem ser oferecidas aulas de dança, treinamento funcional e circuito. Para as aulas de treinamento de força e flexibilidade, é possível trabalhar com aulas de ginástica com música, alongamento e ioga. O espaço ao ar livre também pode ser aproveitado para aulas coletivas, em contato com a natureza.

As aulas coletivas estimulam a parte social, não apenas o aspecto físico; a ioga trabalha, além de força e flexibilidade, também meditação e respiração, que ajudam a controlar a ansiedade; e o contato com a natureza traz bem-estar, podendo ajudar a melhorar os aspectos mentais.

Lembrando que, nesse caso, as modalidades existentes são fundamentais para a manutenção da saúde geral, e, portanto, não devem ser retiradas. Devem-se, oferecer, porém, alternativas que possam agradar e complementar as atividades oferecidas, o que traria muitos ganhos para os participantes.

A perspectiva de resposta aos questionamentos que levantamos parece interessante para você? Não hesite em indicar novos caminhos.

Bons estudos!

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