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Através do esporte

Tania de Carvalho Spada

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Fonte: Shutterstock.

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Praticar para aprender

Nesta seção, reforçaremos os conhecimentos sobre possibilidades de promoção de atividade física, esporte e lazer, e conheceremos técnicas de relaxamento.

Para uma população mais saudável e com maior qualidade de vida, é fundamental que haja maior incentivo à prática de atividades físicas, que devem ser acessíveis a todos, independentemente de sexo, idade ou classe social. Em primeiro lugar, a conscientização é fundamental, pois apesar dos benefícios proporcionados pela atividade física e dos riscos do sedentarismo, muitas pessoas permanecem inativas, mesmo aquelas que têm recursos e possibilidades de escolher a atividade que mais lhes agrada. Além da conscientização, a promoção de programas de atividade física e a oferta de espaços públicos para a prática são fundamentais para as pessoas com menor recurso financeiro.

Dentro do contexto esportivo, existem as práticas de relaxamento. Essas práticas são importantes tanto para atletas de rendimento, que lidam com situações de estresse rotineiramente, quanto para o público em geral, que, devido à vida agitada, pode sofrer de estresse e ansiedade. Há diferentes técnicas de relaxamento, a respiração, a utilização de equipamentos tecnológicos, a realização de movimentos corporais e a mentalização são alguns exemplos dessas técnicas. Há, ainda, outros métodos, mas o objetivo é sempre o mesmo: promover o relaxamento do corpo e da mente.

Outra prática fundamental para a manutenção da qualidade de vida é o lazer, que, assim como a atividade física, deve ser estimulado e promovido devido aos seus benefícios à saúde. Vale lembrar que o lazer não se refere apenas às práticas corporais, mas também culturais, intelectuais e de descanso. Ações do poder público e iniciativas privadas podem melhorar a acessibilidade ao lazer, que é dificultada às pessoas de classes sociais mais baixas; mas, mesmo nesses casos, é possível encontrar opções gratuitas de atividades esportivas, culturais e intelectuais. As atividades de lazer podem ocorrer em quadras e ginásios públicos, em praças e parques, em escolas e no ambiente de trabalho.

A escola é o ambiente ideal para se promover um estilo de vida saudável, que comece já no início do desenvolvimento humano. Nesse contexto, as aulas de Educação Física assumem um papel muito importante. Diferentes vivências motoras podem ser realizadas dentro da escola, oferecendo diferentes opções que possam despertar o interesse dos alunos e aumentar a motivação para a prática.

O ambiente laboral também pode proporcionar vivências práticas e esportivas; diferentes atividades podem ser realizadas durante a ginástica laboral ou em momentos fora do ambiente de trabalho, viabilizados pela própria empresa.

Buscando o aprofundamento sobre promoção de atividade física, vamos estudar o caso de um profissional de educação física que possui uma pequena academia e dá aulas de ginástica coletiva nas modalidades: ginástica localizada, aero jump, alongamento e treinamento funcional.

No início do mês de março de 2020, o profissional precisou fechar sua academia devido à pandemia de Covid-19. Assim, seus alunos ficaram sem aula, e ele, sem renda. Após quinze dias do fechamento de sua academia, esperando que poderia logo reabrir, o professor percebeu que seria um problema duradouro.

Alguns alunos o procuraram perguntando de possíveis alternativas, pois queriam voltar às atividades, e ele próprio deveria encontrar uma saída para continuar a tocar seu negócio.

Assim como tantos outros professores de ginástica e personal trainers, ele viu que a possibilidade seria dar aulas on-line. O grande desafio é continuar essas modalidades com restrição de material, pois muitos alunos não têm os materiais necessários. Nessas circunstâncias, surgiram questionamentos: como atrair seus alunos para que eles se interessem pelas novas modalidades de aula? Como atrair novos alunos para suprir a falta dos alunos que desistiram de praticar e não pretendem fazer as aulas on-line?

Esse profissional deve repensar as modalidades de aula que vai propor no modelo on-line, superando o desafio da falta de materiais específicos para a prática e elaborando diferentes aulas on-line, sempre atento a manter a qualidade e a eficácia das aulas presenciais.

Quais modalidades podem ser propostas por esse profissional nas aulas on-line?

Como resolver o problema da falta de materiais?

Como atrair seus alunos para que se interessem pelo modelo de aula on-line?

Como captar novos alunos durante uma situação de pandemia?

A promoção de atividade física, lazer e esporte é fundamental para a comunidade e faz parte da vivência do profissional de educação física. O aprofundamento desses conceitos e de suas possibilidades enriquecerá seus conhecimentos e sua atuação profissional; empenhe-se nos estudos dessa temática, assim você ampliará seus horizontes!

conceito-chave

Promoção da atividade física: indivíduos, grupos e comunidades

Devido à grande importância da atividade física para a qualidade de vida e para a manutenção da saúde, sua prática deve ser incentivada e promovida. A atividade física refere-se aos movimentos realizados em atividades esportivas, recreativas, jogos e exercícios físicos, além das atividades diárias, ou seja, é todo movimento corporal produzido pelos músculos que promove um gasto energético (BARBANTI, 2011).

Nesse contexto, podemos perceber quão ampla é a gama de possibilidades de práticas de atividades físicas, as quais podem contemplar diferentes públicos. Há opções de práticas coletivas ou individuais disponíveis em lugares particulares, como academias, clubes, quadras ou ginásios, ou em espaços públicos, como praças, parques e quadras. As práticas individuais, nesses espaços, variam desde aulas de musculação até aulas de corrida, caminhada, natação, etc. As modalidades coletivas são realizadas por duas ou mais pessoas, como aulas de ginástica, dança, lutas, jogos, grupos de corrida e caminhada, etc.; elas proporcionam benefícios físicos e trabalham a interação social.

Outra possibilidade de promoção de atividade física que se tornou muito utilizada, devido à pandemia de Covid-19, foi a videoaula. Devido ao afastamento social, essa modalidade tornou-se a única opção para dar continuidade a programas de exercício, tendo a vantagem de ser realizada em qualquer lugar, de forma coletiva ou individual.

A oportunidade de acesso a diferentes práticas deve ocorrer de forma democrática, por meio de políticas públicas, pois nem todas as pessoas têm recursos financeiros para frequentar espaços particulares.

Algumas atividades são acessíveis a todos, como caminhar, mas, para que possa ser feita de forma segura, o espaço público deve ser estruturado, com calçamento adequado, iluminação e segurança pública. Em muitas realidades brasileiras, uma simples caminhada pode ser uma atividade restrita por falta de infraestrutura, assim, a ação do poder público deve ser a de garantir um espaço comunitário seguro e estruturado e oferecer outras possibilidades para a prática de atividades físicas, como academias públicas e quadras poliesportivas; esses espaços podem ser usados para a realização de aulas coletivas e práticas esportivas gratuitas, viabilizando o acesso de toda a comunidade e possibilitando a manutenção de um estilo de vida mais ativo, independentemente da classe social. O investimento nessas práticas, juntamente com projetos de promoção de saúde, pode reduzir os gastos com tratamentos de doenças crônicas relacionadas ao sedentarismo e aos maus hábitos.

Reflita

Promover atividades individuais ou em grupo para toda uma comunidade requer recursos públicos. Esses recursos são necessários para a disponibilidade do local, para a compra de materiais e equipamentos usados na prática e para a contratação de professores de educação física, responsáveis por conduzir as práticas de forma eficiente e segura.

Infelizmente, na realidade do país, essa questão ainda é muito desigual, assim, pessoas com menores condições socioeconômicas têm menores possibilidades de prática. Nesse contexto, o papel do poder público é oferecer opções de práticas corporais e adequar os espaços públicos existentes.

Pensando em um cenário não ideal, no qual determinado bairro ou cidade não disponha de ofertas públicas para a prática e conte apenas com os espaços públicos comuns, como praças, qual seria a sua recomendação de práticas de atividades físicas coletivas e individuais para pessoas com baixo recurso financeiro?

Práticas esportivas de relaxamento

Os atletas de esporte de rendimento sofrem constante pressão e estresse devido às cobranças e às responsabilidades perante a equipe e a torcida, além disso, há também a necessidade de sempre mostrar uma execução de excelência. Para controlar o estresse, algumas técnicas de relaxamento podem ser utilizadas.

Segundo Barbanti (2011), o termo “relaxamento” apresenta diferentes definições: pode estar relacionado ao relaxamento muscular, quando o músculo retorna ao seu comprimento normal após uma contração, ou relaxamento de um músculo tensionado; pode, também, ter relação com o relaxamento mental, referente à redução da ansiedade, do medo, do estresse ou de outra reação emocional; ou pode ser o relaxamento no esporte, que visa à redução da tensão fisiológica e psíquica. O relaxamento tem como objetivo reduzir as tensões que são provocadas pelo estresse e que causam rigidez muscular, pressão alta, nervosismo, falta de concentração, insônia, entre outros efeitos (BARBANTI, 2011).

As seguir, veremos algumas técnicas que podem ser utilizadas para o controle do estresse; o próprio atleta pode ser o responsável por executá-las, por meio do autocontrole e da autorregulação, ou o treinador pode aplicá-las, por meio da regulação externa (SAMULSKI; NOCE; CHAGAS, 2009):

Técnica de respiração

Técnica de relaxamento realizada por meio da respiração profunda, visando ao relaxamento e ao autocontrole sobre o corpo e a mente. Essa técnica trabalha o reforço de pensamentos positivos e melhora a capacidade mental de relaxamento, melhorando, consequentemente, a saúde mental e a qualidade de vida (SAMULSKI; NOCE; CHAGAS, 2009).

Exercícios respiratórios são de fácil execução e trazem grandes benefícios à saúde, podendo melhorar a ansiedade, a qualidade do sono e o controle do estresse.

Assimile

Lindemann desenvolveu uma técnica de relaxamento aplicada dentro do programa psico-higiene em 1984. Essa técnica visa ao relaxamento de todo o organismo por meio de movimentos respiratórios. Sua grande vantagem é que pode ser realizada em qualquer lugar, por um período de dois a cinco minutos. Para realizar essa técnica, deve-se seguir os seguintes passos:

  • Manter a posição sentada, com a coluna ereta e a cabeça um pouco inclinada, as mãos acima das coxas e os pés no chão (dependendo do objetivo, pode ser realizada na posição deitada ou em pé);
  • Fechar os olhos;
  • Levantar e abaixar os ombros três vezes, para relaxar a musculatura;
  • Concentrar-se apenas no momento presente, sem se preocupar com acontecimentos passados e futuros;
  • Realizar ciclos respiratórios; primeiro, concentrar-se no ritmo da respiração, que deve ser abdominal, e inspirar naturalmente (contar até três), depois, começar imediatamente a fase de expiração, que deve ser levemente prolongada (contar até cinco), e continuar naturalmente;
  • Abrir os olhos e utilizar uma fórmula positiva de autoafirmação, por exemplo: “eu estou me sentindo tranquilo, concentrado, cheio de energia e pronto para a competição”.

Treinamento autógeno

O treinamento autógeno tem como objetivo alcançar um estado de relaxamento profundo e promover mudanças em todo o organismo. Sua aplicação pode ser utilizada para recuperação e descanso, autocontrole, autorregulação das funções corporais, aumento do rendimento, autodeterminação e autocrítica. Deve ser realizado sob a supervisão de um médico ou psicólogo (SCHULTZ, 1969 apud SAMULSKI; NOCE; CHAGAS, 2009).

De acordo com Schultz (1969 apud SAMULSKI; NOCE; CHAGAS, 2009), esse treinamento é realizado em seis áreas do corpo: músculos (relaxamento muscular), vasos sanguíneos (relaxamento vascular), coração (regulação cardíaca), respiração (regulação respiratória), vísceras (regulação dos órgãos abdominais) e cabeça (regulação da região cefálica).

Biofeedback

É uma técnica de controle do estresse e relaxamento que visa ao regulamento do nível de ativação psicofisiológica por meio da utilização de aparelhos eletrônicos (eletromiografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, etc.), transformando os sinais fisiológicos em sinais acústicos e visuais para que o atleta possa perceber e regular (SAMULSKI; NOCE; CHAGAS, 2009; BARBANTI, 2011).

Por meio desses sinais, o atleta recebe informações sobre seu estado psicofisiológico de ativação, o que o ajudará a encontrar e a manter um nível apropriado de ativação e motivação durante a competição, fazendo com que sua atenção esteja voltada às tarefas mais importantes.

Para Christen (1985 apud SAMULSKI; NOCE; CHAGAS, 2009), esse método pode ser utilizado no esporte de rendimento para:

Além desses benefícios, a técnica melhora a dor de cabeça, a qualidade do sono e reduz a ansiedade e a dor na fase de recuperação (SAMULSKI; NOCE; CHAGAS, 2009).

Imaginação guiada

Imaginação guiada, ou mentalização, promove o relaxamento por meio da formação de imagens claras e positivas, além de simulações de situações para controlar a ansiedade, estabelecer metas, aumentar a autoconfiança e desenvolver a concentração (BARBANTI, 2011; WEINBERG & GOULD, 2003 apud TRICHÊS; TAKASE, 2010). Esta metodologia baseia-se nas ideias da Teoria Cognitiva, as quais consideram que a produção de estímulos positivos resultará em respostas positivas (STERNBERG, 2000 apud TRICHÊS; TAKASE, 2010).

Na imaginação guiada, a pessoa imagina a situação antes que ela aconteça e desenvolve uma forma de controlar o comportamento que queira alterar, seguindo as instruções recebidas (TRICHÊS; TAKASE, 2010; WEINBERG & GOULD, 2003 apud TRICHÊS; TAKASE, 2010).

Os benefícios da imaginação guiada são: melhora da concentração, desenvolvimento da autoconfiança, controle das respostas emocionais e aperfeiçoamento das estratégias para melhorar algum comportamento (TRICHÊS; TAKASE, 2010).

Yoga

O Yoga promove o bem-estar físico e mental por meio de práticas posturais, respiração, meditação e estilo de vida. Foi desenvolvido na Índia e é composto pelas seguintes partes: yamas (valores morais e proibitivos), nyamas (código de conduta ética destinado a eliminar perturbações mentais e emocionais), asana (postura física estável e confortável), pranayama (controle da respiração), pratyahara (emancipação da atividade sensorial), dharana (concentração), dhyana (meditação) e samadhi (integração, que representa uma imersão nas camadas mais profundas da consciência) (TAIMNI, 2006 apud BERNARDI et al., 2021).

A prática de yoga beneficia a saúde como um todo e, além de trabalhar o corpo de forma integral, pode ser uma ótima estratégia de relaxamento.

Relaxamento muscular progressivo

É uma técnica de relaxamento desenvolvida por Edmund Jacobson, em 1938, que tem como objetivo levar a pessoa a um estado profundo de relaxamento, reduzindo a tensão muscular por meio de exercícios de tensão e relaxamento dos grupos musculares, pois esse estado de relaxamento profundo pode reduzir a ativação do sistema nervoso, resultando em bem-estar psicológico e físico (RISSARDI; GODOY, 2007).

Essa técnica baseia-se no aprendizado do controle da tensão e relaxamento muscular, para saber diferenciar o comportamento do músculo quando está tenso e quando está relaxado; uma vez aprendido, esse comportamento torna-se recorrente e poderá ser identificado de forma rápida quando determinado grupo muscular tensionar além do necessário (RISSARDI; GODOY, 2007).

Os exercícios de relaxamento não são só para atletas, mas para qualquer pessoa, pois eles promovem o bem-estar físico e mental.

Ambientes de prática e desenvolvimento do lazer

O lazer ocorre no momento de pausa, em que não se está trabalhando, estudando ou realizando obrigações do dia a dia. Trata-se de algo fundamental para a qualidade de vida, pois nesse momento ocorre a descompressão, o descanso e o relaxamento, fundamentais para repor as energias físicas e mentais dispendidas nas tarefas do cotidiano.

O lazer deve ser estimulado, pois muitas pessoas não têm consciência de sua importância, e sua prática deve ser promovida por meio da oferta de espaços públicos de lazer e de opções disponíveis no ambiente escolar e laboral.

É considerado lazer aquilo que proporciona prazer, divertimento e descanso, assim, opções de lazer dependem do gosto e das preferências pessoais, variando desde práticas de atividades físicas e culturais até o simples fato de não fazer nada, ou encontrar os amigos, sair para andar em um shopping, etc.; independentemente da escolha, a atividade deve proporcionar bem-estar e prazer.

Dentre tantas opções, seguem algumas possibilidades e espaços para o desenvolvimento do lazer:

As opções de lazer gratuitas não estão acessíveis em todas as cidades ou bairros, além disso, os horários dessas opções podem ser mais restritos, ou as vagas podem ser concorridas e a localização também pode ser difícil; nesse contexto, o poder aquisitivo torna-se uma barreira importante para o lazer. Por outro lado, quem possui recursos pode escolher uma atividade de interesse para realizar rotineiramente e outras tantas para realizar esporadicamente.

Vale ressaltar a importância do lazer para a manutenção da saúde física e mental, devendo, por isso, fazer parte da vida das pessoas diariamente. É importante pesquisar, na cidade ou bairro, opções de lazer gratuitas, muitas vezes oferecidas pelo poder público ou por iniciativas privadas.

Possibilidades de práticas de atividades físicas no ambiente escolar e laboral

Práticas dentro no ambiente escolar

A escola é o ambiente ideal para promover um estilo de vida saudável, pois as experiências motoras vivenciadas na infância influenciarão o estilo de vida adulto. Nesse contexto, a Educação Física tem um papel de protagonista por representar uma disciplina que torna essas vivências possíveis. Dentro das vivências motoras realizadas nas escolas, as mais comuns são as práticas recreativas e esportivas, porém, diferentes abordagens podem ser propostas, oferecendo opções que possam despertar o interesse dos alunos e aumentar a motivação para a prática.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o conteúdo das aulas de Educação Física na escola baseia-se em três blocos que se inter-relacionam e possuem conteúdos em comum, mas que mantêm, também, suas especificidades (BRASIL, 1997):

Exemplificando

As atividades físicas de aventura na natureza (AFANs), também conhecidas como esportes radicais, podem ser classificadas de três formas: turístico-recreativa (práticas e aventura na natureza), rendimento-competição (práticas esportivas e competitivas em contato com a natureza) e educativo-pedagógica (prática dessas atividades no ambiente educacional).

Trata-se de uma interessante possibilidade de prática dentro do contexto escolar. O contato com a natureza permite a ativação de novos padrões de movimento, favorecendo a vivência de diferentes situações emocionais relacionadas ao ambiente de incerteza motora, como estresse, fadiga, dificuldade e risco, além de trabalhar a conscientização do aluno em relação à natureza e aos problemas ambientais. As AFANs possibilitam vivenciar momentos e experiências e aproveitar as energias da natureza com riscos controlados e perigos imaginários, com a ajuda da tecnologia (BETRÁN, 2006).

Práticas no ambiente laboral

O ambiente de trabalho representa um meio no qual o homem passa grande parte de seu dia, realizando suas tarefas durante horas, assim, a qualidade de vida no trabalho deve ser adequada, e o ambiente deve ser ergonômico e agradável. A relação do trabalhador com o trabalho é, primeiramente, a busca de subsídios para custear suas necessidades básicas e vontades pessoais. O trabalho pode ser visto, também, como um recurso para alcançar objetivos maiores, mas o mais importante seria o sentimento de prazer em exercer tal função, o orgulho de trabalhar em determinada empresa e a boa relação com os colegas de trabalho. Infelizmente, nem sempre essa é a realidade e não cabe, necessariamente, ao trabalhador a culpa por isso, mas sim ao ambiente de trabalho, que, muitas vezes, não oferece boas condições para que isso ocorra.

Em busca de melhor qualidade de vida do trabalhador, algumas ações podem ser realizadas dentro do ambiente de trabalho, a principal delas é a ginástica laboral.

Diferentes atividades podem ser realizadas durante a ginástica laboral, como exercícios de alongamento, relaxamento e fortalecimento, com a utilização de materiais fáceis de carregar e de baixo custo (elásticos e bolinhas de borracha). Além dessas opções convencionais, outras abordagens podem ser propostas para oferecer maiores benefícios físicos e mentais aos trabalhadores e ampliar o leque de possibilidades, aumentando o interesse e a motivação para a prática, como exercícios de yoga, técnicas de respiração, meditação, atividades recreativas, aulas temáticas em datas comemorativas e automassagem. Outras abordagens fora do expediente de trabalho também são bem-vindas, como organizar grupos de caminhada e de corrida, além de jogos esportivos (futebol, vôlei, etc.).

Faça valer a pena

Questão 1

A prática de atividade física é fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, pois está associada à prevenção e ao controle de doenças crônicas não transmissíveis, além da redução de sintomas de estresse e depressão e da manutenção da massa óssea, dentre outros benefícios. Por isso, a aderência a um estilo de vida ativo deve ser estimulada desde a infância, tornando-se um hábito na vida adulta.

A promoção da atividade física pode ocorrer de diversas formas e em diferentes lugares. Pensando no desenvolvimento humano, qual seria o local mais importante para iniciar a promoção de um estilo de vida ativo?

Correto!

Ambiente escolar. CORRETO, pois a escola é o ambiente ideal para se promover um estilo de vida saudável, que comece já no início do desenvolvimento humano, uma vez que as experiências motoras vivenciadas na infância influenciarão o estilo de vida adulto, e essas vivências são realizadas, principalmente, durante as aulas de Educação Física, com o acompanhamento de um profissional especializado que tornará a prática mais segura e eficiente.

Tente novamente...

Ambiente laboral. INCORRETA, pois o trabalho só tem início, geralmente, na vida adulta, e as experiências motoras devem começar já na infância.

Tente novamente...

Academia de ginástica. INCORRETA, pois apesar de ser um ótimo ambiente para práticas corporais, as crianças não fazem parte de seu público principal e as atividades são mais restritas às modalidades oferecidas, limitando o leque de experiências motoras.

Tente novamente...

Ambiente familiar. INCORRETA, pois apesar da importância da família no estímulo de hábitos saudáveis, ela não tem conhecimento especializado sobre as melhores formas de abordar a atividade física em diferentes etapas da vida, como tem um profissional de educação física. Portanto, a família desempenha um papel de parceria com a escola para o desenvolvimento de um estilo de vida ativo, mas não representa o melhor local para isso; a escola continua sendo a melhor opção.

Tente novamente...

Clube esportivo. INCORRETA, pois apesar de o clube esportivo ser uma excelente opção para a prática de atividade física, é restrito à parcela da população que pode pagar um clube e, algumas vezes, não abrange a primeira infância, iniciando as turmas com crianças maiores. Há, também, uma limitação em relação às práticas esportivas, já na escola, diferentes práticas são possíveis, como atividades recreativas, dança e lutas, além dos esportes.

Questão 2

O lazer é tudo aquilo que proporciona prazer, divertimento e descanso, sendo realizado nos momentos de pausa do trabalho, dos estudos e das obrigações diárias. Há diferentes possibilidades de lazer, de acordo com as preferências pessoais, variando desde práticas corporais, atividades culturais e intelectuais até deitar e descansar, ou encontrar os amigos e a família.

Podemos classificar as diferentes opções de lazer em atividades físicas, culturais e intelectuais. Qual das opções a seguir traz atividades que correspondem, respectivamente, a essas classificações?

Tente novamente...

Caminhar com amigos / Ler um livro / Fazer musculação. INCORRETA, pois musculação não pode ser considerada uma prática de lazer intelectual.

Tente novamente...

Fazer um curso de fotografia / Sair para dançar / Ir ao teatro. INCORRETA, pois fazer curso de fotografia não representa uma prática corporal, e ir ao teatro está mais relacionado ao lazer cultural.

Tente novamente...

Assistir a um show / Ir a uma festa típica / Andar de patins. INCORRETA, pois assistir a um show não corresponde a uma prática física, e sim cultural, e andar de patins refere-se a uma prática física, e não intelectual.

Tente novamente...

Ir ao cinema / Jogar futebol / Fazer um curso de culinária. INCORRETA, pois ir ao cinema não corresponde a uma prática física, e sim cultural, e jogar futebol refere-se a uma prática física, e não cultural.

Correto!

Fazer aula de dança folclórica / Ir ao museu / Fazer um curso on-line. CORRETA, pois dançar corresponde a uma prática física, ir ao museu é uma opção de lazer cultural e fazer um curso on-line, desde que por interesse e não obrigação, corresponde a uma opção de lazer intelectual.

Questão 3

Os exercícios de relaxamento têm como objetivo reduzir as tensões emocionais e musculares provocadas pelo estresse, má postura, esforço repetitivo, entre outros fatores. Algumas técnicas de relaxamento podem ser utilizadas para controlar o estresse e reduzir as tensões musculares. Uma dessas técnicas visa a alcançar um estado de relaxamento profundo e a promover mudanças em todo o organismo. Essa técnica deve ser supervisionada por um médico ou psicólogo e é aplicada em seis áreas do corpo: músculos, vasos sanguíneos, coração, respiração, vísceras e cabeça.

Qual dos métodos a seguir representa a técnica de relaxamento profundo descrita no texto?

Tente novamente...

Técnica de respiração. INCORRETA, pois essa técnica não é aplicada em diferentes regiões do corpo, não necessita de supervisão e pode ser realizada por qualquer pessoa. Consiste em realizar ciclos de respiração profunda, visando ao relaxamento e ao autocontrole do corpo e da mente.

Tente novamente...

Biofeedback. INCORRETA, pois essa técnica visa ao regulamento do nível de ativação psicofisiológica por meio da utilização de aparelhos eletrônicos.

Correto!

Treinamento autógeno. CORRETA, pois essa técnica tem como objetivo alcançar um estado de relaxamento profundo e promover mudanças em todo o corpo, promovendo, assim, a recuperação e o descanso, o autocontrole, a autorregulação das funções corporais, o aumento do rendimento, a autodeterminação e a autocrítica. Deve ser supervisionada por um médico ou psicólogo e pode ser realizada em seis áreas do corpo: músculos, vasos sanguíneos, coração, respiração, vísceras e cabeça.

Tente novamente...

Imaginação guiada. INCORRETA, pois essa técnica promove o relaxamento por meio da formação de imagens claras e positivas, além de simulações de situações para controlar a ansiedade. A pessoa imagina a situação antes que ela aconteça e desenvolve uma forma de controlar o comportamento que queira alterar, seguindo as instruções recebidas.

Tente novamente...

Relaxamento muscular progressivo. INCORRETA, pois essa técnica baseia-se no aprendizado do controle da tensão e relaxamento muscular; uma vez aprendido, esse comportamento torna-se recorrente e poderá ser identificado de forma rápida quando determinado grupo muscular tensionar além do necessário. O objetivo é levar a pessoa a um estado profundo de relaxamento, reduzindo a tensão muscular por meio de exercícios de tensão e relaxamento dos grupos musculares.

Referências

BARBANTI, V. Dicionário de educação física e esporte. 3. ed. Barueri: Manole, 2011.

BERNARDI, M. L. D. et al. Yoga: um diálogo com a Saúde Coletiva. Interface, Botucatu, v. 25, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3kRSHJW. Acesso em: 17 fev. 2021.

BETRÁN, A. O. Proposta pedagógica para as atividades físicas de aventura na natureza (afan) na educação física do ensino médio. In: MARINHO, A.; BRUHNS, H. T. (Orgs.). Viagens, lazer e esporte. Barueri: Manole, 2006.

LISBOA, S. D. C. et al. Práticas corporais de aventura. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: https://bit.ly/3sPy3N4. Acesso em: 17 fev. 2021.

RISSARDI, G. G. L.; GODOY, M. F. Estudo da aplicação da técnica de relaxamento muscular progressivo de Jacobson modificada nas respostas das variáveis cardiovasculares e respiratórias de pacientes hansenianos. Arq. Ciênc. Saúde, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 175-180, jul.- set. 2007. Disponível em: https://bit.ly/30eesKu. Acesso em: 17 fev. 2021.

SAMULSKI, D.; NOCE, F.; CHAGAS, M. H. Estresse. In: SAMULSKI, D. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2. ed. Manole: Barueri, 2009.

SESC. Serviço Social do Comércio. Iniciação esportiva. SESC, [s.d.] Disponível em: https://bit.ly/30f4acO. Acesso em: 23 jan. 2021.

TRICHÊS, P. B. M.; TAKASE, E. Mentalização e aplicação em atletas. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, v. 15, n. 148, [s.p.], set. 2010. Disponível em: https://bit.ly/2PuqQ6N. Acesso em: 21 jan. 2021.

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