lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc dignissim euismod urna tincidunt sagittis. Vivamus id vehicula eros, non scelerisque eros.

Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Nessa situação-problema, nos deparamos com um profissional de educação física que atua como coordenador de uma academia de ginástica e que, dentre tantas responsabilidades, tem o desafio de identificar as causas dos afastamentos recorrentes, desenvolvendo um plano de ação para combatê-los.
Primeiramente, esse coordenador deve fazer uma autoavaliação para identificar como tem sido sua relação com os seus subordinados, se é respeitosa e coerente. Depois, deve avaliar a organização, o comportamento dentro da academia, as exigências e a presença de ações de promoção de qualidade de vida no trabalho, além das condições de trabalho, como pagamentos, jornada de trabalho e descanso.
Após essa etapa, é preciso ouvir o lado dos professores da academia para identificar o problema e criar soluções.
- Identificação do problema: inicialmente, o profissional precisa entender o porquê desses afastamentos constantes e, em alguns casos, recorrentes. Isso pode ser feito por meio de uma conversa amigável e particular com os colaboradores, deixando-os à vontade para expor suas queixas, e abordando temas importantes que possam estar relacionados aos problemas de saúde, como o volume de aulas, a relação interpessoal, o nível de cobrança e o valor hora/aula. Esse levantamento pode ser feito, também, por meio de questionários com perguntas diretas, ou questionários de qualidade de vida, podendo ser anônimos para que o profissional não tenha receio de falar a verdade.
- Plano de ação: após a identificação das possíveis causas, algumas estratégias podem ser propostas, visando à qualidade de vida no trabalho. Uma sala de descompressão pode ser disponibilizada, com lugar para descansar, se alimentar e tomar um banho com privacidade. Outra opção seria ajustar a grade de aulas para que esses profissionais tenham um tempo de descanso entre as aulas, não tendo seus horários sobrecarregados com um grande volume de aulas, que são desgastantes. Outro ponto importante é respeitar o período de férias: muitos profissionais vendem suas férias para que tenham maior retorno financeiro, e a organização, por sua vez, não quer abrir mão da aula desse profissional; no entanto, as férias devem ser planejadas e devem ser elaboradas estratégias de retenção de alunos fiéis a esse profissional.
Caso o coordenador identifique problemas relativos às condições de trabalho, como baixa remuneração, deve comunicar os seus superiores e explicar a importância da valorização desses profissionais para o sucesso do negócio. É possível, também, investir na qualificação dos professores, para que ampliem suas capacidades. Um aspecto fundamental é planejar o retorno dos profissionais afastados, que podem receber um auxílio durante a aula, dividindo-a com outro professor, ou podem ser realocados em outras modalidades, que exijam menos esforço físico; é primordial acolher esses profissionais sem repressões ou ameaças, mas com apoio e compreensão. - Atração de clientes: algumas ações, como aulas especiais, temáticas, com mais de um profissional, podem ser oferecidas, ou podem ser divulgadas aulas em que os alunos possam levar um acompanhante, em um dia específico, com sorteio de brindes, para atrair aqueles que se afastaram das aulas. Os próprios professores que estavam afastados podem convidar esses alunos a voltarem às aulas no seu retorno.
Esses profissionais são importantes para a organização, por isso devem ser cuidados e mantidos, uma vez que suas aulas são bem avaliadas e eles atraem clientes para academia.
Avançando na prática
Abrindo uma empresa de assessoria em corrida
Nesta problemática, acompanharemos dois profissionais de educação física que investiram em um novo negócio: uma assessoria em corrida ao ar livre. Eles são amigos e se mudaram para uma nova cidade, onde não conhecem muitas pessoas.
Eles desenvolveram a marca, o logotipo, abriram a empresa e escolheram o local para oferecer o serviço, um parque municipal na cidade.
Para iniciar, precisam de clientes e de mais um profissional capacitado em treinamento de corrida, para revezarem durante os treinamentos.
Como esses profissionais podem divulgar seu produto e atrair clientes? Como encontrar um profissional qualificado para a contratação?
Para atender a essa demanda, esses sócios devem divulgar sua marca para atrair clientes, algumas sugestões para a captação:
- Redes sociais: criar uma página da empresa e divulgar a marca nas redes sociais, publicar conteúdos relativos à pratica, além de curiosidades e dicas para atrair a atenção;
- Aulas experimentais: oferecer aulas experimentais e gratuitas para os próprios frequentadores do parque, sortear aulas nas redes sociais;
- Aula especial: programar um treinamento especial no parque, com música e sorteio de brindes para atrair a atenção dos frequentadores;
- Uniformes: uso de uniformes com a marca.
Para encontrar o profissional capacitado, é possível utilizar sites de emprego, ou divulgar a vaga na rede social.
Destacamos que essa poderia ser uma maneira de atender aos questionamentos desta situação, você percebe outras possibilidades? Vamos lá, exercite os conhecimentos adquiridos!