Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Através do esporte

Tania de Carvalho Spada

lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc dignissim euismod urna tincidunt sagittis. Vivamus id vehicula eros, non scelerisque eros.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Na situação-problema desta seção, vimos um profissional de educação física que dá aulas de ginástica em sua pequena academia. Ele precisou reestruturar seu trabalho devido ao fechamento de sua academia durante a pandemia de Covid-19.

Inicialmente, ele precisa conversar com cada aluno para verificar o interesse em continuar as aulas e para conscientizá-los da importância de manterem um estilo de vida ativo, principalmente durante uma pandemia, pois o isolamento social é uma medida que afeta tanto o estado físico como o emocional, e a prática de atividade física pode ajudar nesse contexto.

Como forma de incentivo, o valor das aulas pode ter um pequeno desconto, já que são realizadas à distância e ele não terá gastos com água, energia elétrica e manutenção durante o fechamento da academia.

Após o levantamento do número de alunos, ele pode pensar no empréstimo ou aluguel de materiais de sua academia, como cama elástica e halteres. Esses materiais podem ser retirados na academia, no estilo drive-thru, ou ele mesmo pode entregá-los nas casas de seus alunos. É possível simplesmente emprestar os materiais, ou pode ser cobrada uma pequena taxa de aluguel pela sua utilização. Esse serviço deve ser organizado para que o professor não perca seus materiais, para isso, ele pode fazer um comprovante da entrega do material e um informativo com a política de aluguel ou empréstimo, por exemplo: se o aluno desistir das aulas, deve devolver o material dentro de um prazo predeterminado.

Caso os materiais sejam insuficientes, novas modalidades, que não necessitem de materiais, podem ser propostas aos alunos e, em caso de resistência e insegurança, o professor poderá oferecer uma aula experimental. Ele deve propor modalidades que utilizem itens fáceis, como o próprio peso corporal, ou objetos que todos têm em casa, como uma cadeira. É possível, ainda, propor o uso de materiais alternativos, como garrafas com água ou areia, que podem ser utilizadas como carga, ou tapetes e edredons, que podem funcionar como colchonete, além de bolinhas de borracha e tiras de tecido.

Para atrair seus alunos, ele deve conversar com cada um deles ou enviar informativos, propondo as novas aulas, reforçando a importância de se manter ativo e explicando sobre a disponibilização dos materiais da academia e sobre a política de empréstimo ou aluguel.

Captar novos alunos é uma tarefa mais difícil, mas o professor pode utilizar as redes sociais para promover suas aulas on-line, criando posts diários sobre as modalidades oferecidas, divulgando os depoimentos de alunos que estão gostando da nova modalidade de aula, publicando fotos ou pequenos vídeos das aulas e fazendo convites para uma aula experimental. O professor também pode estimular seus alunos a convidarem outras pessoas de casa, da família ou conhecidos para participarem das aulas.

A forma de pagamento também deve ser organizada para que aconteça por meio de depósito, evitando o contato físico.

Para prestar esse serviço, vale lembrar que o profissional deve manter a mesma conduta da aula presencial, vestindo-se apropriadamente, utilizando um espaço adequado – no caso desse professor, as aulas podem ser dadas dentro de sua própria academia – e dispondo de uma internet de qualidade.

Avançando na prática

Intervenções de relaxamento para um time de voleibol juvenil

Nesta problemática, acompanharemos um profissional da educação física que atua como treinador de uma equipe de voleibol juvenil que disputará o campeonato estadual. Essa equipe representa um clube pequeno da cidade e não conta com muitos recursos financeiros.

Os alunos têm demonstrado estresse e ansiedade recorrentes, e o treinador constatou a queda de rendimento após esses episódios. Os alunos têm se sentido pressionados e amedrontados com a chegada do campeonato.

O grande desafio dessa problemática é controlar os níveis de ansiedade e de estresse de seus atletas sem a ajuda de outros profissionais, devido ao limite de orçamento.

Quais abordagens esse profissional pode utilizar para ajudar a controlar os níveis de estresse e ansiedade da equipe?

Pense em ações que possam ser realizadas pelo próprio profissional.

Para atender a essa demanda, o profissional deve estudar algumas técnicas de relaxamento de fácil aplicação, que possam ser aplicadas por ele mesmo, com atenção ao passo a passo de cada uma delas para executá-las de forma eficiente.

As técnicas de relaxamento propostas para essa problemática são:

  • Técnicas de respiração: exercícios de respiração abdominal, que se baseiam em inspirar e expirar de forma consciente e profunda. São exercícios fáceis de aplicar e não requerem muito tempo. Podem ser realizados ao final das sessões de treinamento;
  • Técnica de relaxamento de Lindemann: técnica de relaxamento de todo o organismo por meio de movimentos respiratórios; pode ser realizada em qualquer lugar, por um período de dois a cinco minutos;
  • Imaginação guiada: técnica de relaxamento por meio da formação de imagens claras e positivas, além de simulações de situações para controlar a ansiedade, estabelecer metas, aumentar a autoconfiança e desenvolver a concentração;
  • Meditação: técnica de concentração e foco no momento presente e na respiração.

Destacamos que essa poderia ser uma maneira de atender aos questionamentos desta situação, você percebe outras possibilidades? Vamos lá, exercite os conhecimentos adquiridos!

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!