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SEM MEDO DE ERRAR
Na situação-problema desta seção, vimos um profissional que atua como professor de Educação Física do ensino fundamental e médio em uma escola pública. Esse profissional tem observado alguns comportamentos de risco entre seus alunos, além da falta de informação sobre cuidados com o corpo e com a saúde. Para suprir essas necessidades e melhorar o estilo de vida dos estudantes, o professor deseja introduzir em suas aulas os conceitos de prevenção de riscos à saúde, bons hábitos e autoconhecimento em saúde. Para isso, ele poderia separar os conceitos e trabalhá-los em diferentes aulas, por exemplo:
- Sedentarismo: iniciar a aula abordando a importância da prática de atividades físicas e as consequências do sedentarismo para a saúde. Optar por atividades lúdicas que despertem o prazer por meio da atividade física.
- Alimentação saudável: iniciar a aula abordando a importância da alimentação saudável na manutenção da saúde, tratando dos riscos da obesidade e de como é possível melhorar a alimentação dentro de suas próprias possibilidades. Conscientizar sobre a importância da hidratação e de evitar o consumo de alimentos com excesso de sal, de açúcar e de gorduras. Na parte prática, podem ser realizadas dinâmicas, por exemplo: espalhar arcos pela quadra e colocar vários cartões dentro de cada arco com nomes de alimentos, ou família de alimentos (peixes, aves, legumes, batata frita, alimentos processados, etc.), ao sinal do apito, o aluno deve correr para dentro de um dos arcos e recolher um dos cartões que acredita ser mais saudável; um ou mais alunos sempre ficarão de fora a cada rodada. Ao final, o aluno ou os alunos que tiverem mais alimentos saudáveis vencem a brincadeira.
- Tabagismo: iniciar a aula abordando os riscos do tabagismo, as doenças provocadas pelo cigarro e as consequências dessas doenças para a saúde. As atividades podem ser aeróbicas, ou compostas por exercícios funcionais, que vão aumentando o seu grau de dificuldade, fazendo uma relação com a dificuldade de conviver com os sintomas das doenças causadas pelo consumo de cigarro.
- Consumo de álcool e drogas: iniciar a aula conscientizando sobre os males do uso de substâncias químicas e de álcool e tratando sobre dependência química. As atividades práticas podem ser dinâmicas ou atividades com utilização de obstáculos que simulem as dificuldades encontradas por dependentes químicos. Relatos reais podem ser discutidos ao final da aula, expondo a decadência da qualidade de vida dessas pessoas.
- Higiene pessoal: iniciar a aula abordando conceitos de higiene pessoal e hábitos saudáveis, debater com os alunos o que eles consideram como hábitos de boa higiene. As atividades podem ser lúdicas, com a utilização dos conceitos de higiene.
- Comportamento preventivo: iniciar a aula contextualizando o que é comportamento preventivo e comportamento de risco, verificando o que os alunos consideram como risco e prevenção. As atividades podem ser trabalhadas por meio de dinâmicas que promovam o antagonismo entre risco e prevenção, ou podem ser, ainda, atividades lúdicas com a utilização desses conceitos.
- Percepção de saúde: iniciar a aula contextualizando o que é percepção de saúde; os alunos podem realizar uma autoavaliação, classificando sua saúde como boa, regular ou ruim, e justificando por que razão percebem sua saúde dessa forma. Em seguida, é possível realizar uma atividade lúdica, e, ao final, promover um debate sobre quais são as formas de melhorar a percepção de saúde, caso necessário.
Essa poderia ser uma forma de atuar dentro das perspectivas dos questionamentos levantados nessa situação; vá em frente e indique uma nova possibilidade de resposta, pois a partir do que discutimos nesta seção, você tem plenas condições.
Avançando na prática
Possibilidades de lazer para idosos residentes em instituições de longa permanência
Nesta problemática, acompanharemos um profissional da educação física que foi contratado pela prefeitura de uma cidade e designado a atuar no lazer de uma instituição de longa permanência para idosos. Alguns desses idosos têm certas limitações físicas ou mentais e não praticam nenhum tipo de atividade física. Como você, no lugar desse profissional, faria para promover o lazer nessa instituição e aumentar o nível de atividade física de seus residentes, respeitando suas limitações e atendendo às suas necessidades?
Para atender a essa proposta, o profissional poderia utilizar diferentes tipos de abordagens, visando sempre ao lúdico.
Algumas sugestões de intervenção:
- Jogos: ensinar e disponibilizar jogos como dama, xadrez, cartas, dominó, ludo, etc., que trabalharão o raciocínio e a concentração de maneira lúdica;
- Atividades físicas: caminhadas ao ar livre, atividades corporais com utilização de música, aulas de dança e atividades recreativas;
- Leituras: leituras de textos, contos, histórias de forma coletiva, ou dinâmicas de continuação da história (por exemplo, inicia-se a leitura de uma história e depois os participantes continuam);
- Atividades de mímica ou adivinhação.
Muitas atividades podem ser realizadas nesse contexto. Inicialmente, o profissional deve, por meio de uma conversa, identificar os gostos individuais e coletivos para propor atividades que agradarão os participantes.
Destacamos que essa poderia ser uma maneira de atender aos questionamentos desta situação, você percebe outras possibilidades? Vamos lá, exercite os conhecimentos adquiridos!