Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Através da promoção da saúde

Tania de Carvalho Spada

lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc dignissim euismod urna tincidunt sagittis. Vivamus id vehicula eros, non scelerisque eros.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Nesta situação-problema, vimos o caso de um profissional de educação física que atuará em um grupo de apoio ao tratamento de dependentes químicos. Esse profissional atenderá grupos de pessoas uma vez por semana, durante uma hora, e, para isso, terá de elaborar um planejamento anual, contendo abordagens práticas e teóricas, e desenvolverá, também, um material de apoio.

O planejamento deverá ser dividido em três partes: parte prática, teórica e material de apoio.

Aulas práticas

As aulas práticas podem se planejadas para terem trinta minutos de duração, uma vez ao mês, e uma hora de duração nos encontros do mês. Nessa parte do planejamento, o profissional deve programar aulas semanais, com o objetivo de melhorar o condicionamento, combater o estresse e a ansiedade e trabalhar as relações sociais. Como os objetivos são diversos, diferentes modelos de aula podem ser propostos, como:

Aulas teóricas

Realização de uma palestra, na primeira aula do programa, e rodas de conversa e dinâmicas de grupos uma vez por mês, com a duração de trinta minutos. Uma vez ao mês, a aula seria dividida em parte teórica e parte prática.

O foco da palestra é conscientizar sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde e para o processo de mudança de comportamento. As demais aulas podem ser temáticas, com cada aula abordando um tema específico, ou podem reforçar conceitos já discutidos, incentivando a troca de experiências sobre dificuldades e facilidades do processo vivenciado pelos participantes.

Material de apoio

No início do programa, um material impresso pode ser distribuído aos participantes, contendo informações sobre os benefícios do estilo de vida ativo e sobre os malefícios dos maus hábitos para a saúde e a qualidade de vida, além de opções e dicas para a prática de atividade física e cuidados a serem tomados.

Periodicamente, notícias sobre mudança de comportamento, dicas, curiosidades, ou informações que devem ser reforçadas podem ser distribuídas de forma virtual, por meio de mensagens, textos e vídeos nas redes sociais.

Esse reforço pode ocorrer semanalmente para estimular e motivar os participantes.

Antes, durante e após o desenvolvimento do programa, o professor pode realizar avalição física e avaliação de qualidade de vida para saber se o seu planejamento está promovendo mudanças nas vidas dessas pessoas.

Essa poderia ser uma opção de prática dentro das perspectivas dos questionamentos levantados nesta situação, vá em frente e indique uma nova possibilidade de resposta, pois a partir do que discutimos nesta seção, você tem plenas condições.

Avançando na prática

Grupo de combate ao tabagismo: uma intervenção dentro do ambiente organizacional

Nesta situação-problema, acompanharemos o caso de um profissional da educação física que prestará serviços como autônomo em uma empresa. Esse profissional foi convidado para participar de um grupo multiprofissional que atenderá funcionários da empresa que querem deixar o vício do cigarro.

O projeto terá a duração de seis meses, com reuniões semanais. Uma vez por semana, haverá uma reunião com um dos profissionais da equipe, portanto, o profissional de educação física vai liderar a reunião apenas uma vez ao mês, totalizando seis encontros durante todo o projeto. Para isso, ele deverá elaborar seis reuniões para conscientizar sobre a importância do exercício, sugerir dicas de exercício e tirar dúvidas a respeito da prática. Além das reuniões, ele deverá prestar um atendimento on-line para acompanhar e motivar as práticas; a abordagem presencial ocorrerá apenas de maneira teórica.

Como esse profissional pode preparar sua abordagem dividida em seis reuniões? Quais conceitos esse profissional deve abordar e quais modalidades de exercício ele pode propor a esse grupo?

Para atender a essa proposta, o profissional deve decidir quais conceitos quer abordar e dividi-los em seis aulas diferentes. Por exemplo:

Reunião 1: falar sobre os benefícios de um estilo de vida ativo e como o exercício físico pode ajudar no processo de deixar de fumar. Explicar sobre a diferença de algumas modalidades que contemplem a força, a resistência aeróbica e o relaxamento. Prescrever algumas práticas contendo frequência, duração e intensidade e estipular uma meta para que eles cumpram até a próxima reunião.

Reunião 2: falar sobre os benefícios do exercício para a saúde mental; ensinar exercícios respiratórios e de meditação. Tirar dúvidas que tenham surgido durante o mês, discutir as barreiras e os facilitadores encontrados, ajustar a prescrição e estipular novas metas.

Reuniões 3, 4, 5: tirar dúvidas que tenham surgido durante o mês, tentar aconselhar sobre as barreiras encontradas, ajustar a prescrição e estipular novas metas.

Reunião 6: fazer um feedback sobre todo o processo vivido, elencar os ganhos obtidos, tirar dúvidas que tenham surgido durante todo o processo e ajustar a prescrição para que eles sigam após o término do projeto.

As metas propostas devem ser sugeridas de forma leve, sem pressão e sem cobranças, esse público já passará por um processo estressante com uma das maiores metas de sua vida, que é deixar o cigarro. Assim, as metas devem soar mais como sugestões e devem ser propostas de forma motivadora, sem punições ou sem chamar a atenção daqueles que não conseguiram atingi-la.

O acompanhamento on-line poderá ser feito por meio de um grupo em uma rede social, no qual o professor poderá tirar dúvidas e enviar mensagens motivadoras.

A abordagem sugerida pode ser uma maneira de atender aos questionamentos desta situação, você pode encontrar outras possibilidades, exercite os conhecimentos adquiridos!

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!