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Praticar para aprender
Nessa seção, vamos conhecer alguns aspectos organizacionais, ou seja, relativos ao ambiente de trabalho, tais como o comportamento organizacional, que se refere ao comportamento humano dentro das empresas, e a influência do ambiente laboral na vida profissional e pessoal dos trabalhadores.
Vamos entender sobre motivação intrínseca e extrínseca, e veremos quais são os fatores que podem aumentar ou diminuir a motivação, além da sua importância para a produtividade da empresa.
Além da motivação e da qualidade de vida, a inovação também é um fator importante para a modernização dos processos de uma empresa em busca de maior eficiência e sucesso.
Ao longo dos anos, o conceito de valorização do trabalhador tem se consolidado, e o ambiente corporativo vem entendendo sua importância para o sucesso de um negócio. Trabalhadores motivados, saudáveis e satisfeitos, trabalham com maior determinação, buscam crescer dentro da empresa e são mais eficientes. Quando os trabalhadores são expostos a uma grande demanda de trabalho e a condições inadequadas, além de ter sua motivação impactada, também ficam suscetíveis a problemas de saúde, tanto físicos como mentais.
Esses problemas de saúde causarão faltas ou afastamentos desses funcionários debilitados, e a ausência desses trabalhadores poderá impactar a produtividade e a lucratividade. Portanto, investir na qualidade de vida no trabalho é fundamental para alcançar bons resultados.
Para garantir o sucesso de uma empresa, também é importante captar e reter os talentos, que são profissionais qualificados para realizar atividades específicas, trazendo retornos positivos à organização. Para isso, a empresa precisa possuir atrativos para novos profissionais, investindo no recrutamento e em políticas de retenção.
Por fim, vamos explorar outro fator importante para a empresa, que é o cliente, afinal, os produtos e serviços oferecidos são destinados a ele. Algumas ferramentas são utilizadas para atrair novos clientes e, de fato, as redes sociais têm se mostrado muito eficientes nisso, sendo utilizadas como estratégia de marketing e de venda.
Um negócio, para alcançar o sucesso, deve atrair clientes para garantir vendas e lucros, além disso, deve recrutar talentos, que serão as ferramentas para desenvolver os produtos e serviços oferecidos, valorizando seus colaboradores e investindo em qualidade de vida e motivação.
Para reforçar os conhecimentos teóricos adquiridos e para trabalharmos os temas discutidos considerando as possibilidades da prática profissional, utilizaremos, nesta seção, o contexto de atuação de um profissional da educação física em uma academia de ginástica.
Esse profissional atua como coordenador de uma academia e tem diversas responsabilidades, dentre elas, gerenciar as equipes de profissionais, coordenar a grade de aulas, organizar as escalas de trabalho, resolver problemas técnicos relativos à academia e questões pessoais dos colaboradores, além de procurar garantir a satisfação dos clientes.
Seu maior desafio tem sido os afastamentos recorrentes dos professores de ginástica coletiva devido a problemas de saúde. Esses afastamentos têm provocado cancelamentos de aulas, substituições da modalidade disponível na grade por outra e queda na qualidade da aula, pois o profissional disponível no momento para substituir o professor afastado não está qualificado para tal modalidade. Esses fatores têm impactado a aderência dos alunos, que vem diminuindo desde o início desses afastamentos constantes.
No último ano, quatro professores pediram afastamento, uma das profissionais ficou afastada por depressão e os outros com tendinite de joelho e quadril, e lombalgia.
Refletindo sobre a possível causa desse problema, esse profissional observou que dois professores que estão afastados no momento estão em afastamento reincidente, e são os principais professores das modalidades coletivas com maior número de aulas, devido ao seu sucesso com os alunos. Esses professores são responsáveis pelas aulas de spinning, jump, ritmos, step e treinamento funcional, chegando a ministrar quatro aulas no dia. Além do cansaço físico, o coordenador notou que um desses professores está mais apático e desanimado.
Como esse profissional pode identificar as possíveis causas desses afastamentos e desenvolver ações e medidas que possam ajudar a solucionar esse problema?
Pense em uma forma de levantar as possíveis causas desses afastamentos e idealize um plano de ação que atue nessas possíveis causas para reduzi-las ou eliminá-las, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses colaboradores e de reduzir os casos de afastamento, atraindo e retendo os alunos, consequentemente.
Motive-se a conhecer mais sobre os conceitos de qualidade de vida nas organizações e amplie seus conhecimentos!
conceito-chave
Ações motivacionais: aumento da produtividade e inovação
A motivação é uma ferramenta fundamental para uma empresa alcançar o sucesso. O clima organizacional deve ser motivador e os funcionários precisam sentir-se estimulados e satisfeitos em realizar seu trabalho.
De acordo com Bergamini (2018), antigamente, acreditava-se que a motivação poderia ser estimulada por meio de recompensas ou punições, porém, há muito tempo deixou-se de acreditar nisso. Antes da Revolução Industrial, a forma de motivar os trabalhadores era por meio do medo, fazendo ameaças e aplicando punições, de modo que, apenas ocasionalmente, eram oferecidas recompensas e favores. Acreditava-se que essa forma de tratar os trabalhadores traria melhores resultados e lucros para as empresas.
A autora discute que, no final do século XIX e começo do século XX, a forma de tratar as pessoas dentro das empresas mudou, o dinheiro substituiu as ameaças e punições, e o trabalhador passou a receber mais para trabalhar mais. Os funcionários trabalhavam principalmente pelo retorno financeiro, muitas vezes exercendo uma função que não trazia nenhuma satisfação pessoal.
Nesse contexto, conforme traz Bergamini (2018), acreditava-se que, quanto mais se trabalha, mais se produz e quanto mais se produz, mais se ganha, aumentando, assim, a motivação, e resolvendo todos os problemas relacionados aos trabalhadores e à produtividade. Porém, esse conceito mostrou-se insuficiente, e novas abordagens motivacionais foram propostas.
Com a inauguração da Escola de Relações Humanas, surgiu o conceito de tratar o trabalhador em sua totalidade, enfatizando o comportamento, a interação social, e reconhecendo o seu valor individual (BERGAMINI, 2018).
É um conjunto de fatores, como segurança, reconhecimento, plano de carreira, bom ambiente de trabalho, diretrizes organizacionais bem orientadas, feedbacks, melhor remuneração e qualidade de vida no trabalho, que faz com que o trabalhador atue em sua total capacidade produtiva (ALMEIDA; AVANZI, 2019).
Inovação
A inovação é a busca por novos conhecimentos e tecnologias para a adequação organizacional em busca de maior eficiência. Está relacionada à capacidade absorvitiva, que é a forma como as empresas absorvem o conhecimento externo e o trazem para a organização, modificando a sua cultura e os seus processos (JACOMOSSI; FELDMANN, 2020).
De acordo com Jacomossi e Feldmann (2020), os conhecimentos externo e interno são absorvidos e aplicados de modo a readaptar as rotinas, melhorando a capacidade de inovação da empresa e aumentando a produtividade.
Os autores também expõem que, além das práticas absorvitivas, ou seja, aquelas relacionadas à inovação, o aumento da produtividade também está relacionado às boas práticas de gestão, que são práticas de gerenciamento adotadas pelas empresas.
Assim, os resultados positivos de uma empresa se baseiam na inovação e no bom gerenciamento, além de contar com o trabalhador, que é parte fundamental da empresa. O desempenho dos colaboradores está relacionado à maior produtividade, e para que o trabalhador desempenhe seu papel com mais eficiência, ele deve estar motivado, por isso a empresa deve oferecer um ambiente adequado e saudável de trabalho, uma vez que além do retorno financeiro, o reconhecimento, o respeito, as perspectivas de crescimento, as boas relações sociais e a sensação de pertencimento fazem com que o trabalhador se engaje mais em suas tarefas. Portanto, uma empresa que investe em inovação e recursos humanos tem maior potencial de crescimento.
Assimile
A motivação pode ser classificada como: intrínseca, que se refere à motivação interna, por exemplo, a determinação, a força de vontade para realizar as metas e a criatividade; e extrínseca, que está relacionada ao ambiente e aos fatores externos, como o ambiente organizacional, as relações sociais no trabalho, os benefícios e o treinamento. A motivação deve ser estimulada por meio da identificação das características dos funcionários, pela manutenção de um ambiente de trabalho adequado e motivador, e pela oferta de treinamento de qualidade. Pessoas motivadas e bem preparadas trabalham melhor.
Aspectos organizacionais e ambiente no trabalho
As empresas são grupos sociais organizados que fornecem produtos ou serviços para determinado mercado consumidor. Elas têm objetivos a serem atingidos e utilizam recursos, processos de transformação e divisão do trabalho para atingir esses objetivos. Vejamos a descrição de cada um deles e sua organização na Figura 2.3.
- Recursos: as organizações são formadas, principalmente, pelas pessoas, que utilizam outros recursos, como espaço físico, instalações, equipamentos, maquinários, insumos, além de recursos imateriais, como experiência, conhecimento e tempo;
- Processos de transformação: são atividades sequenciais realizadas para transformar os recursos em produtos ou serviços. Geralmente, os processos são divididos em produção (transformação da matéria-prima em produtos e serviços), administração de encomendas (realização do pedido de um cliente por meio da entrega do produto ou prestação do serviço) e administração de recursos humanos (gerenciamento da necessidade de mão de obra por meio da disponibilização de pessoas, desde a contratação até o desligamento do funcionário);
- Divisão do trabalho: distribuição das pessoas, individualmente ou em grupos, que são especializadas em determinadas tarefas, de acordo com as características e objetivos da organização.

Esses serviços e produtos são oferecidos com o intuito de atingir lucro e subsistência para os proprietários e investidores da empresa, ou para cumprir um papel na sociedade, sem fins lucrativos, no caso de instituições governamentais (MAXIMIANO, 2011).
De acordo com Maximiano (2011), as organizações podem ser divididas em governo, empresa e terceiro setor. O governo corresponde às organizações públicas que prestam serviço às pessoas, são responsáveis pela arrecadação de impostos, produção de leis, fornecimento de educação, saúde, segurança pública, entre outras. O segundo setor é formado pelas empresas, e o terceiro setor são as organizações que se originam na sociedade, sem fins lucrativos, algumas são chamadas de Organizações não Governamentais (ONGs). O objetivo de uma ONG é a prestação de serviços para a comunidade, como educação, assistência médica, cultura e desenvolvimento humano.
As tarefas especializadas, realizadas individualmente ou por um grupo dentro do ambiente organizacional, caracterizam-se por funções organizacionais que representam um caminho para alcançar os objetivos de uma empresa. As principais funções de uma organização são: produção, marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos; a administração da empresa gerencia e coordena todas essas funções (MAXIMIANO, 2011).
Comportamento organizacional
O comportamento organizacional está relacionado ao comportamento humano dentro do contexto de uma organização e a como esse comportamento pode ser previsto, compreendido e modificado. Envolve análise do comportamento, observação de atos, como falar em reuniões, utilizar equipamentos de produção ou redigir um relatório (WAGNER III; HOLLENBECK, 2020).
De acordo com Wagner III e Hollenbeck (2020), algumas ações ocorridas dentro de uma organização não podem ser explicadas simplesmente como resultado de comportamentos individuais, pois o comportamento da organização não é, necessariamente, o mesmo comportamento das pessoas.
No passado, as pessoas eram apenas o meio para atingir os fins, a prioridade era o aumento da eficiência da produção. Com as transformações ocorridas, o trabalhador passou a ser mais do que um recurso necessário, nesse contexto, há o enfoque comportamental que considera os trabalhadores em sua totalidade, como a parte mais importante da empresa, deixando-os em primeiro plano.
O enfoque comportamental, de acordo com Maximiano (2011), divide-se em duas partes:
- Comportamento humano: visão das pessoas como indivíduos, relativo às características pessoais, capacidades, interesses, personalidade, motivação, atitude e competências;
- Comportamento coletivo nas organizações: visão das pessoas como membros de um grupo, referente ao clima e à cultura organizacional, aos caminhos para alcançar a motivação, a liderança, a dinâmica de grupo e a comunicação.
Ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho é extremamente importante para a qualidade de vida, considerando que as pessoas passam uma grande parte do seu dia no trabalho. Muitos fatores relacionados ao ambiente de trabalho podem influenciar a qualidade de vida, como:
- Relações sociais: o relacionamento com os colegas de trabalho, a relação hierárquica, o respeito, a amizade e a confiança são fatores que melhoram o bem-estar;
- Relação com a tarefa: tipo de tarefa exercida, estipulação de metas, satisfação pessoal, remuneração condizente com o trabalho executado e qualificação apropriada;
- Infraestrutura: fatores relacionados ao bem-estar físico, ergonomia adequada, temperatura agradável, iluminação ideal, equipamentos e maquinários apropriados;
- Condições de trabalho: respeito às normas regulamentadoras, ao tempo de jornada e de descanso, à segurança e à saúde do trabalhador.
Para que o trabalhador sinta-se satisfeito e motivado, os aspectos organizacionais são importantes, desde a delegação de tarefas, imposição de regras e metas, cuidados e atenção com a saúde e segurança no ambiente de trabalho, respeito às normas regulamentadoras e aos horários de descanso, pagamento condizente com o mercado de trabalho e implantação de políticas de motivação embasadas no estímulo dos trabalhadores, e não em ameaças ou controle financeiro.
Exemplificando
Se analisarmos o ambiente de trabalho de uma academia e os fatores que podem influenciar a qualidade de vida no trabalho, notamos que as relações sociais ocorrem entre os professores, estagiários, alunos, cargos de chefia e outros cargos, como recepção, vendas, manutenção e limpeza. Todas essas relações devem sempre ser respeitosas e amigáveis. A tarefa exercida pelo profissional de educação física deve ser coerente com suas habilidades e qualificações, haja vista que há diversas modalidades oferecidas em uma academia de ginástica, e exercer uma função para a qual não se está qualificado pode causar estresse e ansiedade, além da oferta de um produto com baixa qualidade. A infraestrutura deve proporcionar segurança e zelar pela saúde do professor, pois há situações que podem ser um risco ao bem-estar físico, por exemplo, o excesso de volume das músicas nas aulas de ginástica pode prejudicar a audição do professor, assim como dos alunos. Por fim, as condições de trabalho devem respeitar as normas e leis trabalhistas, tanto para os profissionais como para os estagiários.
Diminuição da produção, atrasos, faltas e afastamentos
Absenteísmo
O absenteísmo refere-se à ausência no trabalho, que pode ocorrer devido a problemas pessoais, baixa motivação e condições inadequadas de trabalho. Quick e lapertosa (1982 apud LOPES; VALADARES; MARTINS, 2019) classificam o absenteísmo da seguinte forma:
- Absenteísmo voluntário: ausência por motivos pessoais ou por doença, sem justificativa legal;
- Absenteísmo compulsório: suspensão do trabalhador por motivos judiciais;
- Absenteísmo legal: afastamentos previstos em lei, como licença maternidade e serviço militar;
- Absenteísmo por patologia profissional: afastamento causado por doenças e acidentes de trabalho;
- Absenteísmo por doença: afastamento por motivo de doença com justificativa médica.
Com qualidade de vida e condições adequadas de trabalho, a taxa de absenteísmo é menor, pois o indivíduo sente-se satisfeito e em condições de saúde para realizar sua função (LOPES; VALADARES; MARTINS, 2019). Quando os trabalhadores são expostos à alta demanda de trabalho, ficam mais suscetíveis a problemas físicos e psicológicos, como depressão, estresse, fadiga e ansiedade, favorecendo, assim, o afastamento (KARASEK; THEORELL, 1990 apud LOPES; VALADARES; MARTINS, 2019).
O absenteísmo impacta a produtividade da empresa, pois sobrecarrega os trabalhadores que continuam em suas funções e têm sua carga de trabalho aumentada para suprir a falta do funcionário afastado, além disso, há um aumento nos gastos financeiros para suprir a falta desse funcionário, por isso, é fundamental que uma organização invista em qualidade de vida no trabalho, proporcionando melhores condições para o trabalhador exercer sua função, reduzindo, assim, os riscos de adquirir doenças relacionadas ao trabalho e a necessidade de afastamentos (LOPES; VALADARES; MARTINS, 2019).
Além do absenteísmo, outros fatores podem aumentar os gastos de uma organização, como redução nos níveis de trabalho, baixa qualidade de trabalho, menor desempenho e problemas comportamentais e disciplinares (DAVIS; NEWSTROM, 2002 apud SILVA; MORAES; MOREIRA, 2015).
Quando um trabalhador sente-se satisfeito, falta menos ao trabalho, por outro lado, trabalhadores insatisfeitos cometem mais faltas injustificadas, portanto, a satisfação no trabalho impacta o absenteísmo, de modo que ambientes agradáveis trarão mais satisfação e os trabalhadores terão mais vontade de comparecer ao trabalho (SCHERMERHORN, 2002 apud SILVA; MORAES; MOREIRA, 2015).
Faltas e afastamento
Frequentemente, os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) são responáveis por afastamentos e limitações das atividades diárias e laborais. São distúrbios que prejudicam as estruturas do sistema osteomuscular, afetam os músculos (mialgias, contraturas), tendões (tendinites), nervos (síndrome do túnel do carpo), fáscia (fasciite), articulações (osteortrite) e bursas (bursite), causando dor, parestesia e sensação de peso. Esses distúrbios podem ser desencadeados por fatores biomecânicos, cognitivos, sensorias, afetivos e psicossociais relacionados ao ambiente de trabalho (JANSSON; ALEXANDERSON, 2013; BRASIL, 2012 apud ZAVARIZZI; ALENCAR, 2018).
As dores nas costas são um problema comum que afeta entre 15% a 30% dos trabalhadores e pode interferir na capacidade produtiva, além de causar incapacidade e perda da qualidade de vida, levando ao afastamento do funcionário e provocando problemas econômicos para as organizações (SANTOS et al., 2015; DRISCOLL et al., 2014 apud SANTOS et al., 2019).
Os distúbios osteomusculares mais comuns são tendinite de ombro, punho e cotovelo, lombalgia e mialgia. O estresse, a ansiedade e a depressão podem causar a sensação de dor e aumentar a tensão muscular (SBR, 2019).
A sigla LER significa Lesões por Esforço Repetitivo, e surgiu na década de 1980 para nomear um conjunto de sintomas resultantes de cargas excessivas de trabalho, baixa remuneração, ergonomia inadequada e estresse. Na época, classificava-se arbitrariamente a causa de todas as doenças de trabalhadores como LER, porém, devido ao seu uso equivocado, a sigla DORT surgiu para substituí-la, pois há muitas outras causas além de esforço repetitivo, como contração estática por períodos prolongados, uso de força, uso de equipamentos com vibração e postura inadequada, ademais, a maioria dos trabalhadores com sintomas osteomusculares não apresentava evidência de lesão em qualquer estrutura, portanto, a palavra “lesão”, da sigla LER, foi substituída por “distúrbio”, da sigla DORT (SBR, 2019).
Com o surgimento do modelo biopsicossocial, com foco maior nos problemas musculoesqueléticos de origens não esclarecidas, os fatores mecânicos passaram a ter menos importância que outros fatores, como insatisfação no trabalho, estresse, ansiedade e problemas pessoais (SBR, 2019). Hoje em dia, é reconhecido que, além desses fatores mecânicos, fatores socioeconômicos, problemas pessoais, estresse, ansiedade e insatisfação com o trabalho também são causas de doenças, portanto, os termos LER e DORT tornaram-se limitados (SBR, 2019).
Retorno ao trabalho após afastamento
Alguns fatores podem atrapalhar a volta ao trabalho, como dor, medo do agravamento, sintomas depressivos, sofrimento psíquico, expectativas quanto ao retorno e medo do reconhecimento dos colegas. O tempo de afastamento também pode influenciar o retorno: quanto menor o tempo de afastamento, maior a chance de retorno, por outro lado, a alta precoce pode ser uma barreira, pois o trabalhador pode não estar apto a voltar ao trabalho (SALDANHA et al., 2013).
Para facilitar o retorno e evitar a possibilidade de um novo afastamento, a organização deve tomar algumas medidas, como a troca dos postos, a alteração no ritmo e na organização do trabalho, além da redução da carga horária no início. O apoio organizacional dos colegas de trabalho e da chefia também é fundamental nesse retorno, pois o trabalhador estará psicologicamente afetado pelo adoecimento (SALDANHA et al., 2013).
Para retornar ao trabalho, o indivíduo deve estar em plenas condições físicas e psicológicas, e ajustes no posto de trabalho e na gestão devem ser realizados para que o ambiente torne-se próprio e adequado, evitando novos afastamentos (SALDANHA et al., 2013).
Síndrome de Burnout
A síndrome de Burnout é caracterizada pelo esgotamento físico e mental do trabalhador. Maslach e Jackson (2016 apud COSTA; BORSA; DAMÁSIO, 2020) classificaram o Burnout em três dimensões:
- Exaustão emocional: referente ao esgotamento físico e mental, à baixa disposição e vitalidade para realizar as atividades laborais;
- Despersonalização: referente às relações interpessoais, ao distanciamento dos colegas de trabalho e clientes, aos comportamentos de descaso, insensibilidade e impessoalidade;
- Baixa realização no trabalho: referente à autoestima, o trabalhador se julga incapaz e incompetente para realizar seu trabalho.
Fatores como baixos salários, quantidade de horas trabalhadas, sobrecarga de trabalho e conflitos pessoais, podem favorecer o Burnout (AGUAYO et al., 2017 apud COSTA; BORSA; DAMÁSIO, 2020). No entanto, maior socialização reduz a propensão a essa condição; geralmente, pessoas mais sociáveis são mais compreensivas, atentas ao bem-estar e acolhem mais o suporte social, reduzindo, assim, as tensões no trabalho (HUANG et al., 2014 apud COSTA; BORSA; DAMÁSIO, 2020).
Problemas mentais
O Transtorno Mental Comum (TMC) corresponde a disfunções mentais e tem como sintomas a insônia, a fadiga, o esquecimento, a irritabilidade e a dificuldade de concentração, podendo levar a uma importante incapacidade funcional, prejudicando os aspectos psicossociais e econômicos do indivíduo (GOLDBERG; HUXLEY, 1992 apud SANTOS et al., 2019).
Esses transtornos caracterizam-se por alterações comportamentais e clínicas, levando ao sofrimento e prejudicando diferentes áreas do funcionamento mental; podem ser causados por problemas físicos, genéticos, psicológicos ou sociais (BAASCH et al., 2017 apud RIBEIRO et al., 2019). Os fatores organizacionais que influenciam são: ambiente de trabalho com pouco apoio social, excesso de trabalho, recompensas inadequadas ao esforço realizado, comprometimento individual excessivo e más condições dos ambientes e dos processos de trabalho (RIBEIRO et al., 2019).
O TCM impacta a vida pessoal, social e organizacional do indivíduo, forçando-o, muitas vezes, a se afastar do seu posto de trabalho; esse afastamento pode ser evitado com a implantação de políticas de qualidade de vida no trabalho, prevenção e saúde (ESTORCE; KURCGAN, 2011 apud RIBEIRO et al., 2019).
Além dos distúrbios osteomusculares e dos transtornos mentais relacionados ao ambiente laboral, os acidentes de trabalho também causam afastamento e faltas. Os acidentes de trabalho são prejudiciais para a economia do país: entre os anos de 2007 e 2013, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pagou R$ 58 bilhões em indenizações devido aos acidentes de trabalho ocorridos no país. Se somarem os dias de afastamento e faltas, em 2014, o Brasil teve 35 milhões de dias parados (SESI, 2016).
Marca: atração de talentos e aumento de clientes
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), “marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas” (SEBRAE, 2017, [s.p.]). A empresa pode registrar a marca para garantir seu uso exclusivo em seu ramo de atividade econômica.
O reconhecimento de uma marca agrega valor ao produto ou serviço oferecido pela empresa ou empreendedor, que tem como objetivo vender determinado produto ou serviço e obter maiores lucros. Para tal fim, é necessário buscar constantemente novos clientes e manter os antigos (SEBRAE, 2017).
Já a palavra marketing diz respeito à compreensão do mercado consumidor para satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes. As empresas buscam atingir um público geral, já os profissionais de marketing buscam os consumidores em potencial, aqueles interessados e com recursos para comprar o produto (GREWAL; LEVY, 2017).
Recrutamento de talentos
Apesar das novas tecnologias, as pessoas são fundamentais dentro de uma empresa, até mesmo porque são elas que administram essas novas tecnologias, assim, o sucesso de uma empresa provém de seus talentos profissionais.
O recrutamento e a seleção de pessoal capacitado para ocupar determinados cargos são cruciais para o desempenho de um negócio, pois esses trabalhadores farão a diferença dentro da empresa.
O recrutamento refere-se à procura por candidatos qualificados e capacitados para ocupar determinada vaga, e o processo seletivo é a análise e escolha de candidatos com melhores competências e perfil mais adequado à vaga. O processo seletivo é realizado por meio de entrevistas, testes de personalidade, provas de conhecimento, simulação, etc.
Um talento é reconhecido por meio de seu conhecimento técnico ao executar determinada tarefa e pela sua capacidade de ocupar funções especializadas, o que costuma exigir um maior investimento na formação e na qualificação profissional (COHEN et al., 2017).
O desafio para obter talentos não é o recrutamento, pois é fácil encontrar pessoas que queiram trabalhar, a dificuldade é atrair os melhores profissionais para a seleção (SEBRAE, 2019).
Para atrair talentos, permitindo maior seletividade na contratação, as empresas devem ser atrativas e algumas estratégias devem ser elaboradas para o aumento dessa atratividade.
Atração de talentos
Alguns fatores podem ser atrativos para captar novos talentos: as características do cargo ofertado e da empresa na percepção dos candidatos têm sido os fatores que mais atraem os candidatos (CHAPMAN et al., 2005 apud COHEN et al., 2017). A imagem que uma pessoa tem de determinada organização impacta sua atração, assim como outros aspectos, como salário, horário flexível e segurança (LIEVENS; HIGHHOUSE, 2003 apud COHEN et al., 2017).
Quando o indivíduo vê em uma organização atributos e valores que lhe são importantes, e esse valor também impacta seu meio de convivência, essa organização passa a ter uma força de atratividade maior sobre essa pessoa (COHEN et al., 2017).
Uma pessoa, ao entrar em uma organização, espera que suas satisfações pessoais sejam maiores do que o esforço que exercerá em determinada tarefa; quando ocorre o contrário, e os esforços são maiores do que a satisfação, essa pessoa se desinteressa e se desmotiva. Por outro lado, a empresa espera a dedicação dos funcionários para o alcance de metas e de lucratividade, assim, espera que o funcionário contribua mais para a empresa do que a organização oferece a ele (COHEN et al., 2017).
Atualmente, as organizações têm valorizado mais os funcionários, pois suas habilidades, experiências, competências e conhecimentos são instrumentos para que a empresa alcance suas metas, sua produtividade e a competitividade no mercado-alvo. As empresas devem proporcionar uma concordância entre a satisfação dos interesses dos funcionários e o que ela tem a oferecer, possibilitando uma harmonia entre as necessidades da empresa e dos funcionários (CASTRO, 2011).
Pensando na valorização dos funcionários, para que eles trabalhem com toda sua capacidade, a satisfação e a motivação são fundamentais, assim, cabe à organização possibilitar um ambiente motivador, no qual as pessoas busquem crescer junto com a empresa.
Mais uma vez, percebemos o quão importante é a qualidade de vida do ser humano, pois interfere em muitos aspectos de nossas vidas, como o ambiente de trabalho, que, por sua vez, é dependente do capital humano. Se uma pessoa tem qualidade de vida e está satisfeita com sua vida pessoal, ela atuará, no trabalho, com muito mais empenho, e continuará buscando novas conquistas, ajudando, com isso, no crescimento da empresa.
Atração de clientes
Há diferentes canais e ferramentas para atrair clientes, como propagandas em meios de comunicação e divulgação de promoções. No entanto, as redes sociais têm se mostrado muito eficazes na divulgação de um serviço ou produto, graças à sua grande visibilidade.
Bilhões de pessoas no mundo utilizam as redes sociais, e o Brasil é o segundo país que mais utiliza a internet. As pessoas acessam frequentemente as redes sociais como parte da rotina, portanto, utilizá-las para atrair e reter clientes é uma excelente estratégia (SESI, 2016).
O Serviço Social da Indústria (SESI, 2016) sugeriu as seguintes dicas para atrair clientes por meio das redes sociais:
- Saber utilizar os canais de comunicação: entender as particularidades de cada rede social e usá-las da melhor maneira possível para benefício da empresa;
- Comunicação de qualidade: utilizar materiais de qualidade para a divulgação, ser criativo e focar na interação;
- Canais de venda: comercializar os produtos ou serviços pelas redes sociais ou, se necessário, desenvolver um site para efetuar as vendas;
- Gestão: utilizar ferramentas que auxiliam na gestão das redes sociais para programar as postagens, medir o alcance das páginas, acompanhar a evolução dos seguidores e avaliar o engajamento;
- Público-alvo: definir o público que se deseja atingir para desenvolver uma comunicação direcionada e precisa, de acordo com as características específicas dessas pessoas.
Reflita
Atualmente, há um consenso sobre a importância da prática de exercícios físicos, além de maior interesse em estética corporal. Diante desse fato, o número de academias de ginástica tem aumentado nos últimos anos, atendendo a essa demanda. No entanto, esse aumento leva a uma maior concorrência de mercado. Pensando na utilização das redes sociais como atração de talentos para compor o time de professores e para aumentar o número de clientes, proporcionando maior lucratividade, reflita: a utilização de redes sociais no ambiente organizacional de uma academia de ginástica como estratégia para atrair e reter talentos e clientes seria uma boa ferramenta?
Nessa seção, conhecemos os aspectos organizacionais e sua influência na qualidade de vida dos trabalhadores. Compreendemos a importância da motivação e da valorização dos colaboradores, tanto para as empresas, pois impacta a produtividade e a lucratividade, quanto para os trabalhadores que atuarão com mais motivação, eficiência e saúde. Também compreendemos a importância da qualidade de vida na atração e na retenção de talentos. Em suma, o investimento em recursos humanos mostra-se fundamental para o sucesso de negócio.
Faça valer a pena
Questão 1
Frequentemente os distúrbios osteomusculares relacionados à atividade laboral são responáveis por afastamentos e limitações das atividades diárias e laborais. Esses distúrbios acometem estruturas como músculos, tendões e ligamentos, e são desencadeados por fatores mecânicos, socioeconômicos e psicológicos.
Qual o termo usado para designar alterações nas estruturas do sistema musculoesquelético desencadeadas por fatores físicos e psicológicos relacionados ao trabalho?
Correto!
DORT. CORRETA, pois a sigla refere-se aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs), que prejudicam as estruturas do sistema osteomuscular e são desencadeados por fatores mecânicos, socioeconômicos e psicológicos.
Tente novamente...
LER. INCORRETA, pois a sigla refere-se às Lesões por Esforço Repetitivo, e foi substituída pela sigla DORT, pois LER generaliza todos os acometimentos como resultantes de esforços repetitivos, quando, na realidade, há outros fatores causadores, como contração estática por períodos prolongados, uso de força, uso de equipamentos com vibração e postura inadequada.
Tente novamente...
TMC. INCORRETA, pois a sigla corresponde ao Transtorno Mental Comum (TMC) relacionado a disfunções mentais, não osteomusculares.
Tente novamente...
Burnout. INCORRETA, pois a síndrome de Burnout é caracterizada pelo esgotamento físico e mental vivenciados pelo trabalhador, não estando ligada aos distúrbios osteomusculares.
Tente novamente...
Absenteísmo. INCORRETA, pois absenteísmo refere-se à ausência no trabalho, que pode ocorrer devido a problemas pessoais, baixa motivação e condições inadequadas de trabalho, e não corresponde às alterações musculoesqueléticas.
Questão 2
As empresas são grupos sociais organizados que fornecem produtos ou serviços para determinado mercado consumidor e têm objetivos a serem atingidos, como venda e lucros, buscando alcançar esses objetivos por meio de componentes organizacionais.
Quais os componentes organizacionais utilizados pelas empresa para alcançar seus objetivos?
Tente novamente...
Marketing, processo de produção e vendas. INCORRETA, pois são procedimentos que ocorrem nas empresas referentes à divulgação, produção e entrega do produto, não correspondendo aos componentes utilizados para alcançar os objetivos organizacionais.
Tente novamente...
Matéria-prima, recursos humanos e clientes. INCORRETA, pois recursos humanos e matéria-prima são componentes utilizados para alcançar os objetivos organizacionais, mas clientes não correspondem aos componentes utilizados para alcançar os objetivos organizacionais.
Tente novamente...
Investimento, recrutamento e produção. INCORRETA, pois investimento e recrutamento são procedimentos que ocorrem nas empresas e não correspondem aos componentes utilizados para alcançar os objetivos organizacionais.
Tente novamente...
Prestação de serviço, gerenciamento e distribuição. INCORRETA, pois são procedimentos que ocorrem nas empresas referentes ao produto, à administração e à logística e não correspondem aos componentes utilizados para alcançar os objetivos organizacionais.
Correto!
Recursos, processo de transformação e divisão do trabalho. CORRETA, pois as organizações são formadas pelas pessoas, que utilizarão recursos materiais e imateriais, os quais passarão pelo processo de transformação, que é a mudança da matéria-prima para o produto, e esse processo será organizado pela divisão do trabalho.
Questão 3
A síndrome de Burnout é caracterizada pelo esgotamento físico e mental do trabalhador. Maslach e Jackson (2016 apud COSTA; BORSA; DAMÁSIO, 2020) classificaram o Burnout em três dimensões.
Considerando esta classificação, analise as seguintes afirmativas:
- Exaustão emocional: referente ao esgotamento físico e mental, à baixa disposição e vitalidade para realizar as atividades laborais.
- Despersonalização: referente às relações interpessoais, ao distanciamento dos colegas de trabalho e clientes, aos comportamentos de descaso, insensibilidade e impessoalidade.
- Baixa realização no trabalho: referente à autoestima, o trabalhador se julga muito capaz e competente para realizar seu trabalho e se coloca em posição superior aos demais trabalhadores.
É correto o que se afirma em:
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Correto!
Apenas I e II estão corretas. A afirmativa III está incorreta, sendo a correta: Baixa realização no trabalho: referente à autoestima, o trabalhador se julga incapaz e incompetente para realizar seu trabalho.
Tente novamente...
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Referências
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